Plante muitas árvores, mas nunca o Ficus na cidade!

Ficus na Zona Leste de São Paulo

Ficus na Zona Leste de São Paulo

Árvore já apresentada aqui em outro artigo (ver), o popular Ficus (Ficus benjamina), está sendo disseminado pela população em todo o Brasil a uma velocidade impressionante. Acredito que não existe mais município no Brasil sem ele. Vendido em floriculturas, supermercados e em diversos lugares por um preço bem em conta, muitas vezes é a única árvore disponível, e que se disfarça muito bem quando pequeno no vaso, podendo ter seu tronco trançado e parecer um “bonsai” muito ornamental, bom para presentes e decorar ambientes.

Sua venda devia ser proibida por lei, e não se trata de implicância com a “pobre” árvore. Nativa da Ásia e melhorada por viveiristas da Holanda, é produzida aos milhões em Holambra-SP, com baixíssimo custo. Quando plantada no solo, fora do vaso, suas raízes agressivas destroem galerias pluvias, de esgoto, fiações enterradas, fundações e o que mais houver pela frente, causando enormes prejuízos materiais.

Como é uma árvore que cresce em qualquer solo e clima brasileiro, extremamente rústica, já existe até em cidades ribeirinhas no meio da floresta amazônica, mesmo com tantas belas árvore nativas à disposição(!!).

O problema é que ela surgiu no mercado há cerca de 20 anos, e muitas destas belas arvorezinhas presentes nas cidades não chegaram ainda sequer a idade adulta. Daqui algumas décadas elas ficarão adultas e vamos ter um problema seríssimo nas edificações das cidades e prejuízos  públicos e particulares incalculáveis por causa desta “bonsai”. A conta irá então para o bolso de todos, e o que é pior, a fama ficará para todas as árvores urbanas, naquele velho pensamento que árvore na cidade só dá problema.

Ricardo Henrique Cardim

Ficus

Ficus arborizando a rua em Codajás, cidade ribeirinha no meio da floresta amazônica

 

Sobre Ricardo Cardim

Paisagista e Botânico www.cardimpaisagismo.com.br www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

72 respostas para Plante muitas árvores, mas nunca o Ficus na cidade!

  1. Gis disse:

    O perigo do ficus

    • Sosigenes Lima de Andrade disse:

      No edifício que moro, está se desenvolvendo uma planta de fícus na parede do prédio acredito que a semente desta planta tenha sido levada por pombos e a síndica até o momento não tomou nenhuma providencia. Em varias cidades do estado de Sergipe as raízes de fícus estão rachando calçadas, aparecendo em ralos de esgotos e até danificando os canos de abastecimento de água.

  2. Marcelo disse:

    Ricardo

    Em Pelotas tive que transplantar um exemplar já de uns 8m de altura, plantado na calçada pela moradora e que já estava com raízes enormes entrando em baixo de muros e paredes… Levei-o para um lugar amplo e espaçoso, mas realmente o teu conselho procede, aqui não precisei esperar mais vinte anos para ver os “resultados”. A questão toda se resume em informação e planejamento: a população não deve plantar o que quiser nas calçadas assim como as prefeituras devem ter um planejamento para a arborização viária. Parabéns pelo artigo! Marcelo/RS

  3. Marcelo disse:

    Caro Ricardo!

    Porém devo complementar discordando apenas em um ponto, o teu “nunca” deveria ser deslocado. Já explico, pois assim como as falsas-seringueiras (Ficus elastica) e outras figueiras até mesmo nativas, estas Ficus benjamina ficarão lindíssimas, exuberantes e darão ótima sombra. Porém, apenas em um local amplo para o seu cultivo, nunca em calçadas. E se forem plantadas na cidade, somente em parques, praças ou outras áreas verdes amplas. Ou seja, plante muitas árvores na cidade e se for o Ficus, nunca na calçada.
    Grande abraço
    Marcelo/RS

    • Joslelito Costa disse:

      Bem tenho um escritorio em recife, existe uma rua proximo ao escritorio
      que todas as arvores sao ficus, que tem aproximadamente 30 a 40 anos ou mais,plantado nas calçadas,porem nao vejo nenhum problema com as raizes,

      Um abraço

      Joselito osta

    • olá Joslelito,
      o problema com estas árvores está justamente nas raízes agressivas, que podem atacar estrturas subterraneas de edificações e encanamentos, muitas vezes não visiveis aos olhos e só perceptível quando já é tarde.
      abraços
      Ricardo

  4. Luiz disse:

    Aproveito os comentários para deixar o meu!!
    Plantei essa árvore na frente da minha casa e não plantei 1 e sim 6.
    Mas eu fiz um enorme buraco e até quebramos um cano da Sabesp para colocar uma manilha de quase meio metro de profundidade, para que as raízes desçam para bem abaixo do alicerce da minha casa, as árvores estão com 6 anos e até o momento não passaram de 4 metros! E eu também sempre podo justamente para ela não desenvolver muito!

    • Ricardo Cardim disse:

      Luiz,

      seguindo esse esquema a chance de danos é minimizada realmente. Entretanto, a poda não diminui necessariamente o crescimento radicular, já que a planta precisa prospectar mais nutrientes para repor a biomassa perdida pela poda. A nossa intenção é divulgar a importância de usar árvores nativas que prestam serviços ambientais equilibrados para a urbes, e a ficus fica a desejar nesse sentido.

  5. Algecira Castro disse:

    Ricardo, boa tarde! Se plantarmos o ficus em uma jardineira onde o piso é revestido de lajota, as raizes tem força para quebra-las? Ou elas ficam atrofiadas nas jardineiras? Obrigada, Algecira Castro

    • Ricardo Cardim disse:

      Elas ficam restritas na jardineira e podem sair para fora com o tempo, “caminhando” em busca de água e nutrientes, aqui em casa isso ocorreu.
      Ricardo

  6. Bartira disse:

    Ola Ricardo, gostaria de saber se é possível evitar o corte de uma Ficus que temos há aproximadamente 15 anos. Está plantada em nosso quintal, e embora em Chacara, está proxima aos encanamentos e uma fossa.Estamos muito preocupados pois já tivemos de tirar uma muito proxima a essa devido ter levantado a calçada, pois estava seguindo na direçao de um reservatorio de água que temos no chão. Sinceramente estou muito triste em ter que tomar uma decisào drástica, pois ela é linda e faz uma sombra muito boa no quintal. Será que é possivel cortar suas raizes e tentar colocar placas de concreto ao redor? Resolveria o problema? Obrigada e aguardo retorno, se possivel.

    • Ricardo Cardim disse:

      A ficus realmente tem raízes muito vigorosas e de difícil controle. Vc pode tentar cercear suas raízes com placas, mas mesmo assim existe o risco, embora menor. Se o benef´cio que ela proporciona é maior, vale a pena mantê-la!
      abs
      Ricardo

  7. JANETE disse:

    No meu bairro existem várias árvores Ficcus, embora haja tbm outras qualidades, há tbm, vários casos de vasamentos de água, problemas no esgoto e outros, não tinha pensado na possibilidade de ser problema da Ficcus, mas lendo este site, pude observar que ela pode estar causando estes enormes problemas mesmo……só dentro do meu quintal tem três, na frente mais duas e no visinho tem dez………o que fazer para acabar com ela e deixar as outras?

    • Ricardo Cardim disse:

      O melhor é substituí-las por espécies nativas adequadas – que tal uma jabuticabeira, araça ou cambuci?

      att
      Ricardo

  8. Lucimara Cattani disse:

    Caro Ricardo
    Há uns dez anos essa “bendita” árvore foi divulgada aqui na minha cidade e devido ao baixo custo da reprodução a prefeitura passou a distribuir suas mudas, o resultado foi catastrófico, tendo nos últimos anos que autorizar a troca da árvore por parte dos moradores. Fora as sibipirunas antigas que derrubam galhos, folhinhas e resina… Esse ano iniciei com meus alunos do curso de Biologia um projeto de arborização, pois a cidade conta com vários bairros novos ainda sem cobertura arbórea, gostaria que me passasse seu e-mail para trocarmos algumas idéias.

    Abraço
    Lucimara
    Rio Brilhante-MS

  9. Thays Ribeiro disse:

    Oi Ricardo,
    Primeiro, parabéns pelo Blog… Riquíssimo de informações!
    Quando minha família comprou a casa, a Ficus benjamina já existia, mas ainda era bem jovem, por isso, estimo que ela deve ter 6 ou 7 anos. Também não sei como foi feito seu plantio, se colocaram uma manilha, por exemplo.
    Estamos um pouco preocupados com a árvore…
    Ela foi plantada a menos de 1 metro do muro e a uns 5 metros da casa. O calçamento que existe em volta dela foi levantado um pouco, mas o muro não sofreu nenhum dano até agora. Porém, o que nos preocupa é que no canto do piso do terraço estão aparecendo raízes escora [corriga-me se estiver errada], aqueles “fiapinhos” que descem dos galhos.
    Você acredita que pode ter outra solução, além de arrancá-la?
    É com muita pena que estamos pensando nessa possibilidade, pois além de ser linda e frondosa, é quem proporciona o clima agradável da casa.

    Abraço, Thays.

    • Ricardo Cardim disse:

      Thays,

      obrigado! A ficus pode realmente trazer danos sérios as edificações… sugiro plantar uma árvore nativa adequada próxima, e quando essa estiver maiorzinha, cortar a ficus, de forma que vc não fique sem sombra e a casa em ambiente agradavel.

      abraços
      Ricardo

  10. Marsuel Medeiros - BJLapa - BA disse:

    O ficus é sim um grande problema. tinha uma arvore dessa enfrente a minha casa. ela já estava afetando a rede de esgoto interna. chegou até embaixo do vaso. o estrago é grande, sendo subterraneo só é observado qdo ja esta afetando algo.

  11. marcia liliam simon disse:

    Tenho uma figueira em casa.Moro na praia e já tivemos vários problemas de encanamento que deve ser causados pela árvore.É uma espécie com folhas bem grandes e uma fruta igual ao figo,juntas,grudadas no galho.
    Não sei o nome científico,mas ela exala um perfume maravilhoso.Percebe-se de longe.Digno de pesquisa,lembra fragância masculina.Descobri depois de muito observar que o perfume se concentra na “florzinha”da ponta do figo e tem um tempo certo para exalar esse aroma delicioso.Também gostaria de saber se é comestível esse fruto.Bonito é.E quando maduro fica bem roxo.Agradeço,Marcia.

  12. Júnior disse:

    Muito boa a matéria! Aproveito a oportunidade para pedir uma sugestão de qual (is) árvores posso plantar em calçadas na região do DF, excluindo aquelas que respingam resinas difícies e serem removidas das pinturas dos carros.

    • Ricardo Cardim disse:

      Obrigado Júnior! Recomendo espécies típicas do cerrado como a sucupira, jatobá do cerrado, angico, pequi…

  13. Erlon disse:

    Gostei muito da matéria, mas confesso que estou com bastante remorso….digo pelo fato de ter uma dessa plantada na minha calçada…como moro em uma avenida ela (calçada) mede 3mx9m e ela (ficus) tem uns 3m de altura onde vivo podando-a deixando sempre nessa altura, nos proporcionando uma sombra maravilhosa, além de proteger minha casa do intenso raios do sol poente….o motivo do remorso é que várias pessoas que mim conhece e moram também na avenida e sofrem também do mesmo problema pediram e pedem muda da mesma onde já doei umas 9 e as mesmas estão lindas. Diante desse fato, vejo que ao invés de uma boa ação estou disseminando um problemaço futuro !!!

    Pergunto….como contornar essa situação ???….pois eles não tem idéia desses possíveis transtornos….e eu com sentimento de culpa !!!!

    no aguardo…
    desejo a todos um Feliz 2011 !!!

    Erlon R

    • Ricardo Cardim disse:

      Imagine Erlon, com certeza a intenção foi boa. Para contornar comece a plantar espécies nativas de sua região e bom tamanho, para fornecer sombra e qualidade de vida. Se for as nossas frutíferas melhor ainda…

      Obrigado e igualmente,

      Ricardo

  14. Rodrigo Esteves da Cruz disse:

    Caro Ricardo, estou Secretário Interino de Meio Ambiente em meu município, Teixeira de Freitas, BA e verifiquei diversos pedidos de poda desse tipo de árvore devido o estrago em calçadas e residências. Pergunto: Nesses casos a poda é inevitável? E qual seria uma árvore apropriada para urbanização?

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá Rodrigo,

      O ficus não serve para arborização urbana devido as suas dimensões exageradas e raizes, e a poda não resolve o problema. O ideal é usar árvores nativas da vegetação do municipio. Escolher espécies nas matas, cerrados, caatingas que tenham potencial para fazerem sombra e rusticidade. Procure um mateiro de sua cidade para auxiliar na procura de algumas espécies com potencial.
      att.
      Ricardo

  15. maria aparecida silva morgado disse:

    Querido Ricardo, meu sonho era ter uma jaboticabeira ganhei um pé, é daqueles que não crescem muito.Agora ele está com 1 metro e meio mais ou menos e ja esta dando frutos e são muito doces.Gostaria de saber quando podar.Um abraço. Cidinha

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá Cidinha.

      Que bom! o ideal é podar nos meses de frio e seca, com a planta em repouso. Pode somente os galhos mais baixos deixando um dedo do galho rente ao tronco. Use para isso uma tesoura de poda afiada e deixe um corte em plano que não acumule agua.
      abs
      Ricardo

  16. Erlon disse:

    Olá Ricardo,

    Agradeço desde já pela orientação…só queria saber o seguinte…algumas dicas de arvores que você citou eu dei uma pesquisada…mim deparei com algo extraordinário !!!….a arvore de Jacarandá Roxo (lógico que tem em outras cores), mas fiquei apaixonado (pelo menos minha esposa não vai ter ciumes…rsrsrsrs)….é simplesmente LINDA !!!….queria saber se ela é adaptável ao meu clima aqui em Recife ???

    no aguardo desejo um forte abraço !!!

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá Erlon, realmente só testando para saber, o clima é bem diferente daquele de origem, da fria Argentina…

      abraços
      Ricardo

  17. Fernando Podgurski disse:

    Tenho quatro ficus na frente da minha casa, eles são muito grande cada um tem mais de 10 metros eles estão destruindo as calçadas e os galhos estão cada vez mais enclinando para o lado da casa, cada ano que passa um deles esta enclinando cada vez mais.
    Como o ficus causa muitos estragos será que eu poderia cortar eles para pode plantar outras especies de arvores sem autorização da prefeitura

    • Ricardo Cardim disse:

      Fernando,

      mesmo o problema sendo grande vc precisa ter autorização da prefeitura para remover as árvores. Sugiro entrar em contato com a Sub.

  18. Ola bom dia td bem é verdade que essa arvore causa varios danos para a natureza .enttope ate vasos sanitarios.obrigado

  19. José Roberto disse:

    tenho uma árvore ficus plantada na frente do meu imovel e já faz uns 5 anos até hoje não tive problemas porem não deixo de fazer a poda principalmente na copa da arvore, isso não resolvi.

    • Ricardo Cardim disse:

      Jose´,

      a poda não impede o crescimento radicular da ´planta.

  20. Leonardo d"Abadia Gomes disse:

    Estou com vontade de fazer um corredor de arvores na minha fazenda para tampar um pouco a privacidade e também um pouco da poeira que vai para minha casa que fica perto da estrada, tem mais ou menos uns 60 metros da casa. Sera que as raízes vão me incomodar no futuro? obrigado!!

    • Ricardo Cardim disse:

      Na fazenda de forma alguma! Plante sem medo, mas espécies nativas da região.

      att

  21. eduardo disse:

    Bom dia Ricardo.

    Meus país tinham uma árvore de “ficus” e de fato quando ela atigiu uns 6 metros de altura a calçada foi destruída por essa árvore.
    Eu moro em Moema,onde existem muitas árvores principalmente palmeiras,pinheiros e inclusive ficus.Achei que a copa faz uma boa sombra e resolvir comprar uma de mais ou menos 1 metro de altura e plantei em um vaso de fibra e a deixei naminha varada…Aminha´dúvida é se a raiz pode crescer e destruir o vaso mesmo que eu a pode?Seria melhor eu arrancá-la e colocar outra no meu vaso de fibra?

    Att

    • Ricardo Cardim disse:

      olá Eduardo,

      Ela pode sair do vaso e as raízes entrarem em frestas da varanda… é bom ficar atento.

      abs

  22. rubrns disse:

    quais os prejuizos que o ficus causa

  23. W. Torin Jr. disse:

    Boa tarde Ricardo.
    Tenho um ficus de 06 anos em minha chacara e ele já está com 10 metros de altura. Proximo 04 metros de um lago com carpas ornamentais. Uma raizes começou a crescer em direção ao lado e eu fiz um corte nela e retirei um pedaço de 10 cm. Pergunto : esses pedaço de raizes que sobrou pode florecer ? devo retira-lo e planta-lo em outro local ?
    Outra pergunta : Tenho dois ipês de 08 metros de altura , não sei a idade , amarelo e branco. Mas eles nunca deram flores. Porque ??
    Obrigado e parabens pelo blog.
    Torin

    • Ricardo Cardim disse:

      As raizes não formam mudas de ficus, só os galhos. Quanto aos ipes, pode ser que eles tenham uma floração timida devido a sua genetica ou local.

      abs,
      Ricardo

  24. Lourival disse:

    Na minha cidade (Pimenta Bueno-RO) o prefeito, acatando determinação judicial, está cortando as árvores de ficus da cidade, por considerá-la uma praga. Em frente a minha residencia existe uma arvore desta espécie com mais de 12 anos e nunca me causou problemas, apesar de estar localizada na calçada e a menos de 1 metro do muro. Além disso ela mantem a fossa séptica sem o malcheiro característico. Não seria o caso de vermos o lado positivo desta planta que pode ser utilizada nas matas ciliares, nas encosta, nos morros, para que se evite a erosão e desmoronamentos em áreas de riscos.

  25. Lourival disse:

    Boa tarde Ricardo,
    Numa certa tarde de calor abrazivo, notei que tinha uma pessoa em frente a minha casa. Fui atende-la e pedi que entrasse e tomasse um copo de água. Ela aceitou a água, mas disse que ali estava bem pois à sombra daquela “árvore abençoada” estava correndo uma brisa maravilhosa. Esse fato me mostrou o quanto é bom ter uma árvore frondosa para aplacar o calor em nossa casa. Esta árvore é um ficus e tenho observado com tristeza que as pessoas estão “satanizando” esta espécie sem considerar seus benefícios. Em nossa região ela gera inclusive renda no trabalho de poda e ornamentação. E tem mais não se justifica matar uma árvore que demorou anos e anos para crescer por causa de reparos que são feitos em horas.

  26. grazielle disse:

    oi ricardo, adorei o seu blog, e quem sabe vc pode me ajudar, eu tenho uma arvore de ficus que ja deve ter seus 8 metros de altura, esta linda mais eu vou colocar um portao do lado dela, as raizes ja se espalharam por cerca de um metro e meio em volta dela, vc acha que se eu cortar as raizes um pouco e colocar placas de aço ela vai furar a placa de aço mesmo assim ou vai parar o crecimento? eu ja vi arvores de ficus que ficam mais largas e eu queria que ela ficasse assim, na verdade a altura dela agora esta exelente eu queria que ficasse assim como esta agora…abraços
    grazielle massarelli

  27. NORMANDO NATUREZA BRITO DANTAS disse:

    Meu caro amigo Ricardo Cardim, com todo o respeito ao seu profissionalismo, devo dizer que o cultivo da espécie: Ficus Benjamina, em áreas públicas pode e deve ser cultivada. Apenas com a devida e necessária preocupação de realizar a poda dessas espécies, mantendo-se o seu valor estético. Pois bem! Essas espécies bem cultivadas (com podas regulares) servem para a prática da topiaria – escultura vegetal – formando figuras geométricas. Assim sendo entendo que o controle de crescimento de seu sistema radicular (raízes) está exatamente na sua manutenção periódica (podagem). Dessa maneira mantêm o crescimento de sua copa e, por conseguinte, o prolongamento de suas raízes. Evidentemente que, ao deixar a plantar crescer desordenadamente, principalmente a espécie em tela, tendo em vista que o seu sistema radicular é todo lateral, portanto, não tem raíz pivotante (central), vai trazer sérios problemas nos locais de seu cultivo.

  28. Josep Cristovam disse:

    Caro Ricardo, meus parabéns pelo artigo.
    Moro no Rio Grande do Norte e aqui vemos a ficus espalhada pela cidade. As pessoas gostam pois é uma arvore de crescimento rápido. Inclusive estou construindo uma casa e estava planejando usar a ficus ate ler este artigo…
    Qual arvore desta região você me sugere boa para sombra e com crescimento igualmente rápido ?

    Desde já muito obrigado.

  29. ronye disse:

    bom dia, gostaria de saber se o ficus pode ser plantado como contenção em barreiras de rio,para evitar o assoriamento. grato.

  30. celina lima ;belem-para;bosque araguaia disse:

    Ricardo , tirei 3 arvores de ficus da frente da minha casa, depois que eu li seus comentarios sobre ela,porem moro em Belem – do -Para e fiquei sem sombra na frente da minha casa.Uma vez que a temperatura atinge ate 42 graus,que arvore voce me indica para colocar no lugar, no entanto so nao quero arvore frutifera . Obs: por causa da molecada.

  31. márcia disse:

    Caro Ricardo,
    Temos duas Ficus antigas no nosso condomínio (cerca de 10 anos e com altura aproximada de 15 m). Estão muito próximas do nosso poço a artesiano e cisterna, além da fossa. Alguns acham que não há problema, outros estão temerosos com uma possível contaminação da água, bem como danos estruturais na cisterna e poço apesar da profundidade deste. Gostaria de sua opinião e orientação. Abr

  32. Filipe Azevedo disse:

    Estava planejando plantar algumas Ficus no jardim do meu condominio, porem vi que as raizes sao mto agressivas, e aqui ha muita encanacao no jardim. Qual arvore devo plantar? que de uma boa sombra para por bancos em baixo para sentar mas que nao cresca muito. lembrando que moro no Nordesta em cidade litoranea.

  33. Olivia disse:

    Ricardo

    Temos muitas árvores ficus em uma praça, nesse tempo seco elas criam gelo em alguns galhos e já duram 15 dias e pingam o dia inteiro, pois o tempo está seco e o sol muito forte.Você tem alguma explicação pra isso?

  34. isabe4l pinheiro da silva disse:

    ricardo gostaria que enviasse para o meu email sobre o desastre que essa arvore ficus causa ,pois moro num residencial e a mesma foi plantada na entrada do mesmo e ja falei e o pessoal nãoi acredita por favor entre em contato no meu email isabelpinheiro07@hotmail.com ,agradeço e achei muito importante vc postar esse assunto grata isabel.

  35. Manoel disse:

    Caro Ricardo, Discordo porque antes de plantar uma àrvore ou arbusto em um local devo primeiro pesar este espaço é suficiente para este vegetal e que tipo de manejo devo adotar para ter esta árvore neste local. Depois avalie, e decida plantando esta ou outra árvore.

  36. Ana Almeida disse:

    Ricardo, por favor, qual a melhor maneira de cultivar essa árvore em vasos?

    • Ana,

      o principal é a qualidade do substrato (terra) que deve ter grande durabilidade sem compactar. Nos temos em nossa empresa, nos procure no tel 11 3148-1514.

  37. Ana Almeida disse:

    Ricardo, há a possibilidade de manter um ficcus plantados num vaso. E como isso poderia ser feito? Sempre cortando as raízes e podando a copa? As raízes do meu já saíram do vaso e se agarraram ao chão próximo do muro. Estava pensando em comprar um vaso maior, com um suporte de rodinhas para movê-lo de vez em quando. Obrigada.

  38. Antonio Francisco disse:

    Boa Tarde Ricardo!
    Sou Jardineiro de primeira viagem e gostaria de uma opinião. Em um condomínio residencial que estou desenvolvendo um orçamento de manutenção de jardins, existe alguns Ficus que está bem desenvolvido à mais de 15 anos. A síndica quer a remoção em virtude das raízes terem atingido a tubulação de esgoto, provocando entupimento. A pergunta é: as raízes estão muito profundas, qual a melhor forma de acabar com a espécie, seria cortar um pouco abaixo do nível do solo, e depois realizar um contrapiso ? A raíz que se encontra abaixo do solo irá morrer ? Ou qual o melhor procedimento ?
    Abraços e no aguardo de um breve retorno.

  39. ROBERTA CRUZ BRAGA disse:

    Caro Ricardo, meu problema é com 2 gigantescas “ficus elastica” em frente à minha residência, as quais servem de abrigo para colônias de cupins, com enormes e vários cupinzeiros nos topos de seus galhos, altíssimos. Os insetos infestaram todas as casas da região e pouco tempo após dedetizar, os cupins voltam com força total, vindos das árvores. Estamos tentando substituir as árvores por outras, perante o Ministério Público. Você sabe de alguma reportagem bem específica ou fonte científica que fale sobre a inadequação destas árvores para a área urbana, principalmente ruas? Isso para que eu possa reforçar minha argumentação perante o Ministério Público. Os cupins são somente parte do problema, há inúmeros outros….
    Desde já agradeço, Roberta.

  40. macedo disse:

    Ricardo aqui em Maringá o meu vizinho cortou o ficus, porque as raízes foram parar na piscina da família.

  41. Anônimo disse:

    Concordo com o Ricardo! É necessário o plantio de árvores nativas. Vejam o que aconteceu em Belo Horizonte com o plantio do Ficus nas praças. Infelizmente há um tempo, por um certo desconhecimento meu, plantei alguns Ficus perto de minha casa. Pelo menos foi em um local bem aberto, sem pavimentações e livre para o seu desenvolvimento. Na época queria comprar árvores nativas, só que nos supermercados de minha cidade só se acha o bendito Ficus e por um preço bem acessível. Por esse motivo, fui quase que obrigado a adquirir as mudas dessa árvore.

  42. Renata Garcia de Souza Bonilha disse:

    Olá, Ricardo. Meu vizinho tinha um ficus na divisa do muro. Já faz um tempo que ele cortou a árvore. Hoje estou com problema no meu encanamento. É possível que esse problema seja gerado por raízes que porventura sobraram embaixo da terra?

  43. Denise Moreira disse:

    Ricardo, boa tarde,

    Com posso conseguir fotos da destruição que o Ficus pode produzir? Infelizmente, muitas pessoas não acreditam, só vendo!

    Obrigada,
    Denise

  44. Ótima matéria, temos dois enormes ficus na fazenda, as raizes tomaram conta de todo o pomar, há vários meses estamos tentando matá-la, mas ainda não conseguimos. Preciso de ajuda.

  45. Humberto disse:

    bom dia Ricardo,me mudei a 06 meses para uma nova casa,onde temos uma enorme arvore que me denominaram como ficos,raizes enormes na caçada,mas até então não temos problema,pois esta arvore gera uma sombra que deve diminuir em uns 5º o aquecimento da casa e de alguns vizinhos tambem,meu maior problema e a sujeira do quintal,com aquelas pequenas bolinhas que se desprende,temos que limpar o quintal todos os dias.
    Gostaria de saber mais sobre estas bolinhas e se tem algo que possa ser feito para diminuir a produção destes frutos.
    Vou fazer uma pequena mudança na calçada elevando o piso em torno das raizes expostas e plantando grama por cima.
    Obrigado.

  46. ARMANDO FONTINELE disse:

    Oi Ricardo tudo bem! desde já agradeço por seu artigo, que com certeza tirou muitas dúvidas.Eu plantei uma ficus colocando uma manilha de 1,50 será que mesmo a raiz crescendo para baixo pode me dá algum problema? Se a solução for mesmo cortar ao tirar a árvore posso plantar um coqueiro em cima da raiz do ficus (morta)? Obridado Distrito Federal.

Deixe um comentário