Para fechar o ano de 2017 convidamos quem gosta de árvore para um plantio muito significativo para a cidade de São Paulo, o novo Largo das Araucárias, no bairro de Pinheiros, resgatando uma dívida secular com a espécie que batizou o local.
Significativo porque essa será a floresta de bolso que mais modificará uma paisagem urbana. O projeto começou em maio desse ano, quando após plantarmos o “Bosque da Batata” percebemos um terreno todo cercado por tapumes velhos pixados e cercados de lixo no meio das ruas, como que “invisível ” a todos que ali passavam. Uma área grande, com cerca de 600 m² com um portão trancado a cadeado e muito lixo dentro.

O local todo cercado, “invisível”

Dentro, muito lixo!
Após conversa com a Subprefeitura de Pinheiros foi descoberto que o terreno era público e era sobra das obras de remodelação do bairro anos atrás. Com o apoio de um doador privado para a execução de todo o projeto, começou em outubro um intenso trabalho para transformar aquele espaço degradado. Saíram toneladas de lixo e entulho.

O piso limpo. Atrás, a nossa floresta de bolso do “Bosque da Batata” plantada em maio último.

A máquina removendo toneladas de concreto sobre o solo, um recomeço
No meio da terra encontramos novamente a belíssima e fértil terra preta das antigas margens do Rio Pinheiros, sepultada há 200 anos!

Sob um metro de aterros humanos aparece uma preciosidade!
Em novembro, começaram os jardins de chuva de projeto de Guilherme Castagna que receberão mudas de plantas ornamentais da Mata Atlântica. Hamilton Cezar, paisagista sustentável, também começou a plantar um trecho com plantas dos antigos e raríssimos cerrados da cidade de São Paulo os “Campos de Piratininga” transplantadas de terrenos em desmatamento próximos em Embu, e as calçadas, que estavam completamente degradadas e foram substituídas por novas plenamente acessíveis, homogêneas e muito duráveis. Obra do urbanista Sérgio Reis.
Agora é todos juntos nesse sábado plantarmos um paisagismo com Mata Atlântica, Floresta de Bolso e muitas araucárias, para mostrar que é possível transformar um posto de gasolina abandonado em uma nova área verde e de lazer para a cidade – e que também uma nova cidade é possível. Esse projeto será uma praça, com acessos em paralelepípedos e bancos para a multidão que ali passa diariamente descansar e contemplar a natureza. Leve as crianças, a família, amigos!! Todos convidados para plantar juntos!!
Informações:
Dia: 16 de dezembro de 2017, sábado.
Hora: 10 horas da manhã
Local: Rua Pais Leme com Rua Padre Carvalho, Pinheiros, atrás da Igreja de Pinheiros. Fácil acesso por bicicleta, metro e onibus.
Parceiros:
Ricardo Cardim – Floresta de Bolso
Nik Sabey – Novas Árvores Por Aí
Sérgio Reis – Urbanista
Mudas de árvores e paisagismo: Viveiro Legado das Águas Votorantim (plantas ornamentais), Viveiro Fábrica de Árvores (arborização) e Brasilensis Paisagismo Ecológico (plantas do cerrado).
Apoio institucional: Subprefeitura de Pinheiros.