A árvore da moda na Cidade de São Paulo

Com certeza você já a viu, pode não conhecê-la de nome, mas ela está presente em praticamente todos os bairros, ruas, jardins, casas, escritórios, lojas e varandas com algum verde na Cidade de São Paulo. Seu nome é conhecido popularmente como “ficus”, cientificamente Ficus benjamina Linné. Ela é a árvore da moda.

  Vinda do distante sudeste asiático nas mãos dos produtores de plantas ornamentais e paisagistas que a elegeram informalmente como planta para interiores, prontamente se disseminou e caiu no gosto do público. Facilmente identificável por suas folhas verde-escuras brilhantes com ramos pendentes, é uma figueira (genêro Ficus), da família Moraceae, e possui um crescimento agressivo com raízes profundas, típico das figueiras.

Devido a grande disponibilidade da espécie graças ao baixo custo de produção e venda, com reprodução por estacas (pedaços da planta) e ampla distribuição em supermercados, floriculturas e viveiristas, milhões foram produzidas. Dentro de vasos seu tamanho permanece praticamente estável, uma bela arvoreta, porém, quando seus proprietários resolvem tirá-la do vaso e plantá-la nas ruas e praças seu crescimento e vigor são impressionantes, quebrando calçadas, pisos e o que houver na frente se suas raízes.

E onde não foi plantada uma árvore adaptada ao ambiente urbano e nativa como a prefeitura deve fazer, o cidadão, em um gesto de boa-vontade e apreço à sua cidade a planta, esperando estar fazendo bem pelo verde na cinzenta paisagem urbana. O resultado é uma floresta urbana da espécie, ocupando o espaço público com toda sua massa verde, causando muitas vezes grandes prejuízos as construções. Os viveiristas bem que podiam desenvolver um ipê-amarelo de vaso…

Ricardo Henrique Cardim

Associação dos Amigos das Árvores de São Paulo

A única árvore disponivel

Ficus no supermercado: A única árvore disponível

Ficus ainda pequeno, aparentemente inofensivo

Ficus ainda pequeno, aparentemente inofensivo

 

Ficus adulto, com sua copa tipica

Ficus adulto, com sua copa típica

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, Mata Atlântica, meio ambiente, Paisagem e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para A árvore da moda na Cidade de São Paulo

  1. Pingback: Plante muitas árvores, mas nunca o Ficus na cidade! « Árvores de São Paulo

  2. elvis disse:

    Faz tempo que venho lutando e tentando conscietizar a população urbana a utilzar-se de árvoes frutiferas para florestamento urbano, mas, a tentação do ficus ´[e maior, e, aui em Foz do Iguaçu-Pr., esta praga já está completamente disseminda, sendo que as árvoes mais velhas devem ter em média 15 anos, potanto, daqui a alguns anos a cidade estará sendo destruida e ninguém faz nada pra mudar isto. Qunao a pessoa terminar de pagar o financiamento da csa própria, trinta anos, a árvore o estará derrubando com suas raizes enormes. Interessante que a ávrode simbolo da cidade é o Ipê Roxo, porém, as pessoas e as autoridades se recusam a plantá-los.

    • Vandélia disse:

      Eu tenho duas arvores ficus em minha chacara, elas estão plantadas perto uma da outra e já deve ter 10 anos de plantio, estão com mais ou menos 12 metros de altura, estão distante da casa 15 metros, mas ficaram perto
      da passarela para carros que vou calçar com pedras tipo macaquinho, tenho dúvidas se devo cortá-las, as duas, ou apenas uma, e se eu cortar os galhos deixar os troncos eu sei que ela cresce novamente e ai poderei
      ir podando para não crescer muito, isto resolveria o problema?

      Aguardo sua resposta e antecipadamente agradeço sua atenção.

      Vandélia

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá,

      como as árvores estão em um ambiente rural e longe 15 metros da casa não vejo muitos problemas em deixar elas vivas. quanto a calçada, o máximo que pode acontecer são as raizes levantarem um pouco o piso. podar não ajuda muito pois o sistema radicular continua se desenvolvendo.
      att

  3. José Camilo de Queiroz Júnior disse:

    Trabalho com Técnico em Agropecuária, na Secret. Municipal do Meio Ambiente do Municipio de Pombal- PB tenho vivido essa realidade na zona urbana da cidade; o Ficus já foi a planta do sucesso: na praças, canteiros e em frente as residências da nossa cidade mas devido as raizes agressivas, quando plantadas superficialmente danifica canteiro, calçada, paredes do imóvel estoura tubo de saneamento básico.

  4. Vanessa disse:

    Olá,
    Moro na zona rural de indaiatuba SP e temos 2 ficus plantadas na rua, em frente a uma residencia que esta destruindo tudo que esta por baixo, levantando os muros, e estamos correndo um sério risco de que ela esteja atingindo a fossa de uma das casas. Ja pedimos a prefeitura de indaiatuba para cortá-las mas ninguem faz nada. Li que não é árvore nativa, que então seu corte seria permitido. É isso mesmo? Não sei mais o que alegar a prefeitura. Pode me ajudar?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s