Grama esmeralda, a inimiga das árvores

 

arvores de são paulo - ricardo cardim

Cena comum onde existe grama esmeralda nas praças paulistanas: muitas árvores estagnadas, enfezadas e aneladas.

Nas praças, parques e canteiros das cidades é comum ver mudas de árvores enfezadas, raquíticas, com algumas folhas e aspecto de sofrimento. Embaixo dela, uma densa e vigorosa cobertura da grama-esmeralda (Zoysia japonica), uma espécie de grama chinesa e japonesa difundida a partir dos anos 1970 e que é a mais popular atualmente.

Nossa experiência tem mostrado uma clara correlação entre as duas situações. A grama esmeralda é uma forração muito agressiva, de sistema radicular fibroso, amplo, formando uma verdadeira camada de vedação ao solo, com cerca de 15 a 20 cm de biomassa. Muito eficiente na captação de água e nutrientes, essa grama praticamente rouba a nutrição e hidratação das mudas de árvores na camada superficial do solo, deixando-a em estado de inanição, e não a deixando ganhar força para suas raízes alcançarem camadas mais profundas, que a fariam crescer e escapar da concorrência do gramado.

arvores de são paulo 2 grama esmeralda ricardo cardim

Além da fibrosa e densa biomassa competindo com a muda, o quase inevitável “anelamento” pela roçadeira

Associado a isso, ainda existe um efeito colateral, o corte do gramado com roçadeira que invariavelmente arranca a casca do tronco da muda em forma de anel (anelamento) e a sufoca, matando-a ou a enfezando mais. Alguns preferem fazer a remoção da grama em volta com enxada, uma atitude péssima para a muda de árvore, já que arranca e lesa suas raízes superficiais, as mais importantes para a nutrição da jovem árvore, além de ressecar o solo ainda mais pela sua total exposição.

Se vai plantar árvores e quer vê-las crescer saudáveis, fuja da grama esmeralda. Embaixo da árvore vão bem forrações como vedélia, grama amendoim, lantanas e outras. Se quiser gramado, tem espécies que aparentemente competem menos com as árvores, como a batatais e a são carlos, ambas nativas.

Ricardo Cardim

Anúncios

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em arborização urbana, Árvores de São Paulo, árvore urbana, árvores, árvores indicadas São Paulo, árvores nativas, árvores ornamentais, árvores para calçadas São Paulo, árvores para plantar, cuidados com as árvores, curiosidades do verde paulistano, floresta de bolso, florestas de bolso, meio ambiente, meio ambiente urbano, mudas de árvores nativas, paisagismo, paisagismo São Paulo, paisagismo sustentável e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s