Figueira-de-bengala – A árvore-monumento em São Paulo

 

  Cidade plural em vários aspectos, São Paulo tem um espaçoso imigrante vindo da Índia em raros locais da malha urbana. Seu nome popular é figueira-de-bengala (Ficus benghalensis). Árvore de porte impressionante, mesmo para as figueiras, se destaca facilmente na paisagem com sua ampla copa que sombreia centenas de metros a sua volta quando adulta.

  Seu nome popular tem duas possíveis origens, uma pelo fato de ser original da região do Golfo de Bengala na Índia, e outra pelo seu aspecto, devido a suas raízes formarem verdadeiros “troncos secundários”, parecendo que a árvore está se apoiando em bengalas. Sua casca tem coloração esbranquiçada e as folhas são grandes, de verde intenso.

  Na Índia e Bangladesh, sua terra natal, é considerada sagrada, e as raízes novas são protegidas com tubos de bambu pelos habitantes locais, sendo denominada “árvore banian” nome este que significa negociante, referente ao fato dos indianos montarem seus pequenos negócios debaixo de sua sombra. No jardim Botânico Indiano existe um exemplar com 412 metros de diâmetro de copa. 

  Na Cidade, exemplares de grande beleza podem ser vistos. No restaurante Figueira Rubayat, na Haddock Lobo, Jardins, a figueira-de-bengala é o centro das atenções, e resistiu a diversas demolições e construções no endereço, continuando atualmente com sua forma típica e servindo de cenário ao ambiente. Um grupo de três árvores da espécie compõem um dos principais cartões-postais do Parque do Ibirapuera, perto do Viveiro Manequinho Lopes. Outro bem interessante é no Parque da Luz, atrás da Pinacoteca.

  Estéril no Brasil, só se multiplica por estacas, devido a inexistência da mosquinha que executa a polinização dos sicônios (inflorescência em forma de fruto que envolve inúmeras flores internas), não formando sementes. Pode ser plantada em locais amplos, livre de construções, onde desempenha o papel de monumento e referencial urbano, bem melhor que os antigos outdoors.

Ricardo Henrique Cardim

Anúncios

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, fotografia árvores, meio ambiente, Paisagem e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Figueira-de-bengala – A árvore-monumento em São Paulo

  1. Danielle disse:

    Yo soy al unica que hablas español neste site…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s