Das 20 frutas mais consumidas no Brasil, somente 3 são nativas

O Brasil é conhecido como a “terra das frutas” graças a tamanha variedade encontrada. Não há estrangeiro que, vindo de lugares frios, não se admire com a nossa abundância de formatos, perfumes e cores. Isso é natural, como país predominantemente tropical que somos, embora inusitadamente a biodiversidade nativa brasileira não tenha quase nada a ver com o encontrado nos supermercados e feiras livres.

O “Planeta Sustentável” da Editora Abril publicou esse ano um mapa das 20 frutas mais consumidas no Brasil. São aquelas presentes em nossa alimentação cotidiana, e sua análise mostra um fato assombroso e pouco conhecido da maioria – quase todas, para ser exato 85% da lista, não são nativas dos biomas brasileiros – ou seja, não estavam aqui antes da colonização européia. Abaixo, as frutas do mapa e sua origem.

1. abacate –  América Central.

2. abacaxi – Brasil – nativa do cerrado.

3. banana – Sudeste Asiático.

4. caqui – Ásia.

5. coco-da-baía – origem polêmica.

6. figo – Ásia.

7. goiaba – Brasil.

8. laranja – Ásia.

9. limão – Sudeste Asiático.

10. mamão – América Tropical.

11. manga – Ásia.

12. maracujá -Brasil.

13. marmelo – Europa e Ásia.

14. maça – Ásia.

15. melancia – África.

16. melão – Europa, Ásia e África.

17. pera –  Europa.

18. pêssego – Ásia.

19. tangerina – Ásia.

20. uva – Ásia, América do Norte e Europa.

 

Constatado isso, pode-se pensar que não temos frutas nativas, e isso não é verdade – as temos aos milhares – a questão é cultural e de seleção de plantas. As frutas que consumimos hoje são resultado de eras de trabalho dos agricultores em selecioná-las e melhorar suas caractérísticas como sabor, tamanho e durabilidade. As nossas foram sempre relegadas à condição de curiosidade e “mato” e, com raras exceções, poucas receberam melhoramentos como a goiaba (feita por agricultores japoneses radicados no Brasil).

Redescobrir e tornar comerciáveis nossas fruteiras é empreendimento demorado, mas valorizá-las é recuperar uma dívida histórica com nossa biodiversidade e rica herança natural, além de permitir novos sabores e valorização do meio ambiente brasileiro.

A defesa e divulgação das árvores frutíferas nativas já ocorre há muito tempo. Essa publicação do Botânico Hoehne, de 1946, apresenta diversas frutas brasileiras e traz interessantes reflexões sobre as escolhas culturais e o prejuízo causado para a preservação de nossas riquezas vegetais.

 

Ricardo Cardim

 

About these ads

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em amigos das árvores de São Paulo, árvores frutíferas, árvores nativas e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

46 respostas para Das 20 frutas mais consumidas no Brasil, somente 3 são nativas

  1. dalva disse:

    A maçã do vizinho é mais doce.

  2. Alana disse:

    legal e triste ao mesmo tempo… e o morango de onde é?

    obrigada
    Alana

  3. David Kim disse:

    Inspirado no seu blog, já adquiri várias mudas de frutíferas nativas: uvaia, cabeludinha, pitanga, araçá, acerola (apesar de não ser nativa de São Paulo) e cambuci (que infelizmente morreu). Até agora só a acerola frutificou, e posso dizer que o sabor do suco da fruta fresca é muito melhor do que o da polpa congelada. Continue nos inspirando, Ricardo.

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá David,

      Obrigado pela força! Fico feliz que existam outros defensores de nossas riquezas naturais. O cambuci vale a pena tentar de novo, os que plantei por aí pegaram!

      abraços

    • David Kim disse:

      Sexta-feira fui ao CEAGESP e adquiri cambuci. Aproveitei e comprei também gabiroba, grumixama e manacá-de-cheiro. Pena que no momento eu só possa plantar em vasos.

    • Ricardo Cardim disse:

      Legal David! também sofro do mesmo problema, já que moro em apartamento… mas também fica bom!

      abs

    • David Kim disse:

      Ricardo, você teve alguma participação na plantação das frutíferas nativas do Parque do Povo? As que você costuma mencionar estão todas lá. As cabeludinhas, aliás, estão em flor. Também reparei que há várias dessas frutíferas no canteiro central Rua Funchal.

    • Não oficialmente, mas já plantei algumas “clandestinas” por lá… Mas que bom que elas estão sendo lembradas! Tb reparei nos novos plantios no projeto Pomar no rio Pinheiros… abs

  4. maria helena disse:

    Adoro frutas e árvores, flores, hortas enfim todas as plantas, que bom Ricardo que pessoas como vc. estão plantando mudas frutíferas nos espaços que restam, pois tendem a sumir princ.as nativas, e como ficará pobre a alimentação no futuro se algo não for feito, deixando sumir as espécies. Bjs.

    • LUANA CARVALHO disse:

      MUITO INTELIGENTE SUA FALA MARIA. TAMBÉM ESPERO QUE ALGUÉM FAÇA ALGO PELA NOSSA DIVERSIDADE DE PLANTAS, INFELIZMENTE TÃO ABANDONADAS.

  5. Luis sergio santos costa disse:

    Cupuaçu, Bacuri , Açai Tapereba, Oxi ,Beriba, Ginga, jJaca, Abacaba, Pupunha, Abil, Murici, Tamarina, Abrico, Tucuman, Frutapão, Cacau, Buriti, Cajarana, Essas frutas, são muito consumida na amazonia. Portanto, e uma questão cultural.

    • Fábio R Cavalcanti disse:

      Oi, Luis! Abil não provém da floresta no Perú? Jaca não é natural do sul da Ásia! Já Fruta-Pão é pertencente a Amazônia? No mais, adorei saber de você, das frutas e quais frutas são consumidas pelo pessoal da Amazônia.

  6. stefany disse:

    que legal

    • Adriano Lima disse:

      legal saber de tantas frutas deliciosas, é pena que nao damos muitas importancia para as frutas do cerrado e amazonia ect do nosso pais sendo que existem muitas variedades que estão sendo destruidas pela ganancia do homen espero que as gerações futuras as conheçam

  7. carlosamalves disse:

    É surpreendente que muitas frutas que pensava ser nativa não é. é isso aí, apenas 3: goiaba, abacaxi e maracujá.

    • Fábio R Cavalcanti disse:

      E ainda pior. Abacaxi e Maracujá, ainda compartilhamos na origem com outros países do Norte da América do Sul, com diversas variedades. Colômbia, Perú, Venezuela, …

  8. Deiziane Almeida disse:

    Estou escrevendo minha dissertação com frutos nativos do alto Solimões-Amazonas.. Se quiser podemos trocar “figurinhas”. Sou defensora da ideia “Vamos comer mais frutas nativas”, menos artifícios na produção, clima e solo favorável e menos custos na produção integrada.. só falta nós, brasileiros, termos conhecimento e inserir no nosso cardápio. Abraços.
    Deiziane Almeida

  9. Isabella Amorim disse:

    Além das frutas , você poderia me informar os 20 alimentos que os Brasileiros mais consomem ? preciso muito saber , é para um trabalho escolar e preciso saber , já procurei em tudo mas infelizmente não achei … bom a entrega do trab. é na segunda feira dia 02/04 .. Se puder me informar até domingo eu agradeço , obgd , beijos .

  10. s disse:

    que legal esse texto me ajudou no meu trabalho ………………………………………………………………………………………..

  11. Ana Paula disse:

    Bom dia Ricardo! Gostei muito do seu blog, é muito interessante. Estou trabahando um projeto sobre bons hábitos alimentares para ser trabalhado em todas as disciplinas. A história de alguns alimentos e como veio para o Brasil é curioso e estimulante descobrir, mas enfim moro na Bahia, região de clima semi-árido e já havia pensado em fazer o plantio, então gostaria que você me informasse que frutas seria interessante plantar em vasos para fazer a experiência com a tuma?

  12. giovana disse:

    frutos brasileiros é do brasil

    giovana

  13. Rayssa disse:

    d onde e o melao?

  14. feitoluz disse:

    olá ricardo,
    segundo fontes o morango é natural da America Central mas foi levado à França e lá obteve exito em seu cultivo e performance. Plougastel na Bretagne sedia sua cultura. me surpreendi qdo soube pois ele parece mesmo ser europeu. muito bom seu artigo, abr!

  15. Inscrevi-me. Gostei do seu Blogue.
    Parabéns pelo trabalho que está realizando.
    Deus o abençoa !

  16. Eduardo disse:

    Como que o marmelo é mais consumido que a maça? Uma das coisas mais absurdas que já vi……mesmo se contar a produção para marmelada é inaceitável….Raramente se acha marmelo in natura nos mercados, e quando acha é caríssimo.

  17. dan disse:

    problema e ter acesso a essas frutas, conheço açaí cupuaçu fruta pão pq sou caminhoneiro sempre viajo p norte e nordeste se nao eu nem conheceria

  18. Roberto Lima disse:

    Caro Ricardo, saudações!
    Tenho praticado e lido sobre alimentação saudável. Entre os melhores critérios para tal, entra a questão de usarmos, para nossa alimentação, somente os alimentos e frutos da nossa região nativa. Nas pesquisas que fiz só encontrei como nativo do Rio Grande do Sul espécies como araçá, pitanga, goiaba. Nenhuma das frutas mais consumidas. A pergunta é: é isso mesmo? Como nativas do sul nada como banana,uva, laranja, bergamota, maçã e outras tão conhecidas?
    Quais mais seriam as espécies nativas do sul do Brasil?
    Grato pela atenção.

  19. maira disse:

    valeu pela resposta

  20. qual sao as frutas mais consumidas no para ? e quais sao os beneficios q tras para nos

  21. Pingback: Globallvoices | Das 20 frutas mais consumidas no Brasil, somente 3 são nativas

  22. guilherme disse:

    legal ae
    me ajudou bem na minha l.c.
    parabens
    continuem assim
    abs
    guilherme

  23. Carlos Augusto disse:

    Ricardo. Como acessar literatura virtual sobre o trabalho de Carlos Hoehne. As frutas indígenas me interessam bastante. Se puder me ajudar? Obrigado.

  24. Pingback: Slow food | Nutricionistas Associadas

  25. Republicou isso em ovolactovegetariano VLMLe comentado:
    É de extrema importância de frutas nativas para a preservação e manutenção da entidade desde pais. Parabéns para o blog Árvores de São Paulo, por nos lembrar. Vamos tentar trazer essas frutas da memória dos nossos ascendentes para que não fique esquecida.

  26. Que legal seu blog, tirei várias dúvidas! ;)

  27. nataly disse:

    nossa eu nao sabia diso que legaau surper corioso mais o caki gente e da onde em?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s