Como plantar o palmito-jussara no paisagismo e diminuir o risco de perdas

Marginal Pinheiros em SP - Palmitos-jussara plantados de forma isolada e a pleno sol: já estão morrendo vagarosamente

Marginal Pinheiros em SP – Palmitos-jussara plantados de forma isolada e a pleno sol: morrendo vagarosamente

Nos últimos anos, o palmito-jussara (Euterpe edulis) começou a participar mais dos projetos de paisagismo urbanos. Muitos jardins de prédios corporativos receberam alguns exemplares. Entretanto, também é fácil perceber a pouca sobrevivência dos palmitos plantados. Folhagem amarelada, “enforcamento” do palmito e diminuição da copa progressivamente até ficar só a estipe são alguns dos problemas mais comuns.

Palmeira típica da Mata Atlântica e produtora de recursos fundamentais para a fauna, o palmito-jussara é mesmo um item indispensável para o paisagismo sustentável.  Na floresta o seu habitat – principalmente  na fase juvenil – é a sombra das grandes árvores, vivendo na “estufa” úmida e quente proporcionada pelo sub bosque. Quando mais velho, pode alcançar o dossel florestal e ficar a pleno sol. Raras são as exceções na natureza.

Algumas dicas importante para prevenir esse problema (além da boa procedência da muda e seu desenvolvimento dentro do pote e não arrancada do chão) é recriar no projeto parte das condições naturais da Mata Atlântica, escolhendo o local de plantio em meia sombra, com microclima úmido, próximo a outras plantas e deixar a terra a sua volta preferencialmente bem vegetada, se possível com arbustos, protegendo do ressecamento do solo. Evitar ao máximo seu plantio em alameda, com um palmito bem afastado do outro e a pleno sol.

Ricardo Cardim

Anúncios

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s