Conheça 5 telhados verdes modernos na cidade de São Paulo

Enquanto cidades como Copenhague, Toronto e Berlim estão mudando a cara de seus telhados com jardins e hortas, o Brasil ainda está começando. O telhado verde transforma áreas problemáticas urbanas em soluções para maior qualidade de vida, abrigo da biodiversidade, lazer e cultivo de alimentos. Conheça agora cinco telhados verdes que realizamos na metrópole paulistana nos últimos anos:

1. Telhado verde na Avenida Faria Lima com espécies da Mata Atlântica.


SkyGarden Telhados verdes - telhado ecológico - construção sustentável

SkyGarden Telhados verdes - telhado ecológico - construção sustentável 4

2. Telhado verde dentro de edifício certificado LEED na Marginal Pinheiros.

SkyGarden Telhados verdes - telhado ecológico - construção sustentável 3

3. Com a biodiversidade nativa dos quase extintos campos-cerrados da cidade de São Paulo. Vila Madalena.

SkyGarden Telhados verdes - telhado ecologico de cerrado

SkyGarden Telhados verdes - telhado ecologico de cerrado 5

4. Gramado e flores nativas que atraem borboletas na Zona Sul.

SkyGarden Telhados verdes - telhado ecológico - construção sustentável w2

5. Floresta de Mata Atlântica com árvores de até 3,5 metros e praça suspensa em edifício na Avenida Paulista.

SkyGarden Telhados verdes - telhado ecológico - construção sustentável 677

SkyGarden Telhados verdes - telhado ecológico - construção sustentável 45

A diferença entre um jardim sobre laje com terra e um telhado verde é que esses últimos são finos, leves e duráveis quando realizados com tecnologia específica. Os 5 projetos acima tem uma espessura de 4 a 15 cm de um substrato especial e peso de 40 a 200 kg por m² – o que permite normalmente instalar sobre prédios antigos.

Também diminuem em até 18°C a temperatura da cobertura e como reservam água no substrato, precisam de 60% menos água de irrigação e a sua água sai transparente, podendo ser aproveitada no edifício. Outro aspecto é o aumento da durabilidade da impermeabilização devido a estabilidade térmica.

Telhados verdes são ferramentas fundamentais para melhorar o meio ambiente nas cidades e a saúde da população, e por isso que já são lei em cidades da Dinamarca e Canadá. No Brasil, Recife recentemente aprovou uma legislação em prol das coberturas ecológicas.

Para conhecer mais: http://www.skygarden.com.br

Ricardo Cardim

Sobre Ricardo Cardim

Paisagista e Botânico www.cardimpaisagismo.com.br www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, Biodiversidade paulistana, green building, marginais Tietê e Pinheiros, Mata Atlântica, meio ambiente, meio ambiente urbano, meio ambiente urbano em São Paulo, Paisagem, paisagismo, paisagismo sustentável, pdf telhado verde, plantas nativas, plantas que não gastam água, plantas que usam pouca água, plantas suculentas, Skygarden, sustentabilidade urbana, telhado verde, telhados verdes, verticalização de São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Conheça 5 telhados verdes modernos na cidade de São Paulo

  1. Ana Dulce Maraschin disse:

    Formidável esta solução de telhados verdes mas não nos esqueçamos que a especulação imobiliária está destruindo nossos parques ,diminuindo a permeabilidade do solo,produção de oxigênio e tirando a chance de lazer dos paulistanos.Me parece que o prefeito está colocando estes telhados verdes para ocultar o crime que está fazendo de destruição de nossos parques. E isto é lamentável !!!Ana Dulce

    Date: Mon, 1 Jun 2015 13:33:34 +0000 To: adp.maraschin@hotmail.com

Deixe um comentário