Dia da Árvore – o Palmito jussara cada vez mais comum nos jardins paulistanos

Palmito em rua paulistana

Palmito em rua paulistana

Comemorando o dia da árvore, homenageamos uma árvore “guerreira” da Mata Atlântica, o palmito-jussara (Euterpe edulis), que produz frutos para boa parte da fauna da floresta e infelizmente ainda continua sendo explorada clandestinamente no seu meio acima de sua capacidade de sobrevivência. Para se obter o tão apreciado palmito jussara na culinária, é preciso matar a árvore cortando a parte entre o final de seu estipe (tronco) e começo das folhas.

Mas a boa notícia para o palmito-jussara é que ele está voltando para os projetos de paisagismo, principalmente nos novos edifícios corporativos. Muitos novos jardins estão recebendo a espécie, o que certamente ajudará na sua propagação para outras áreas verdes da malha urbana e é uma escolha muito mais sustentável perante modismos estrangeiros como a palmeira-triângulo e seafórtia.

Uma dica importante é sempre plantar o palmito em grupo ou perto de outras plantas para se ter um ambiente úmido e com meia-sombra, principalmente na fase jovem. A Mata Atlântica e pássaros como o tucano-de-bico-verde agradecem.

Palmito jussara criminosamente recém-cortado na Mata Atlântica da Serra do Mar

Palmito jussara criminosamente recém-cortado na Mata Atlântica da Serra do Mar

Sobre Ricardo Cardim

Paisagista e Botânico www.cardimpaisagismo.com.br www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em amigos das árvores de São Paulo, Árvores de São Paulo, árvore urbana, árvores, árvores nativas, Biodiversidade paulistana e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Dia da Árvore – o Palmito jussara cada vez mais comum nos jardins paulistanos

  1. neto disse:

    pena que varias dessas palmeiras estão sendo retiradas clandestinamente dos remanescentes de mata atlantica.

  2. Olá Ricardo ,é a primeira vez que escrevo para você. Falando em palmeiras ,coqueiros, digo que sou uma pessoa vidrada nessas espécies. Tenho plantada no meu jardim várias delas :seafortia,triangular, palmeira jussara ,coco da bahia, Dendê, açai e uma outra palmeira que tem espinho no tronco. Enfim parece que estou trazendo a mata até aqui. Tenho mais ou menos dez coqueiros da Bahia carregados de coco ao redor da casa e minha família por precaução quer tirar esses coqueiros com mais de Dez anos e eu tenho dó. Seria uma boa idéia trocá-los por palmeiras Jussaras ?. Os coqueiros morreriam? Você pode me ajudar dando uma sugestão?
    Obrigada Ricardo e um abraço.
    Maria Agnes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s