O eucalipto centenário foi sufocado pelo asfalto em São Paulo

No bairro do Campo Belo, Zona Sul, vive um exemplar de eucalipto com aparência de centenário, sobrevivente da já distante época rural do bairro. De porte impressionante e vigoroso, convivia em harmonia com as construções vizinhas que cresceram a sua volta ao longo do tempo. Nesse mês, a harmonia foi quebrada por um infame asfaltamento de precisão milimétrica em volta da antiga árvore, que impermeabilizou seu entorno e excluiu a possibilidade de ele obter água da chuva, oxigênio nas raízes e nutrientes.

Impermeabilização impecável

Impermeabilização impecável

Tal ato não tem justificativa e deveria ser corrigido imediatamente, sob pena de perdermos uma árvore centenária importante não somente para os serviços ambientais e história de um bairro, mas para toda a metrópole paulistana.

Vista do outro lado da rua.

Vista do outro lado da rua.

Ricardo Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em amigos das árvores de São Paulo, arborização urbana, Árvores de São Paulo, árvore urbana, árvores, árvores antigas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para O eucalipto centenário foi sufocado pelo asfalto em São Paulo

  1. Sergeant, James [IA] disse:

    Augusto Ruschi já nos alertava nos anos 60 e 70 sobre o perigo dos eucaliptos. Quando não tiver mais nenhuma outra árvore e nenhuma água ao alcance das outras raízes, o eucalipto vai sobreviver. Das árvores exóticas que nos assaltam por todo lado, este é a pior e mais pernicioso, seja em Campo Belo ou nos chamados reflorestamentos da Bahia e Espírito Santo. Veja Itaúnas perto à divisa entre os dois estados para ver que acontece quando tira a floresta nativa para plantar eucalipto. Aliás, não se vê mais por ter sido totalmente soterrada.

  2. Maria Cecília disse:

    Meu Deus, o desrespeito à Natureza pelo Poder Público beira a insanidade e a maldade!

  3. Riciane Pombo disse:

    Não existe punição para poda indevida? Por que não punir este tipo de atitude? Depois que a árvore cair e causar um estrago maior vão dizer que há risco em se ter uma árvore de grande porte nas calçadas! Muito triste!

  4. Osias Correa disse:

    É incrível como tem gente imbecil nesse mundo. Asfaltarem sem deixar espaço para as raízes… Espero que isso seja corrigido.

  5. Ana Maria Mesquita Rodrigues Antun disse:

    É muita ignorância.

  6. Luis Carlos disse:

    Que tal enviarmos correspondências para o proprietário solicitando que ele abra espaço no asfalto para a árvore? Seria uma abordagem interessante. Tem o endereço do imóvel para enviarmos uma carta com esse pedido? O que acha da ideia?

  7. NAO DA PARA ENTENDER A CABECA GORDA DE NOSSOS GOVERNANTES, PORQUE IMAGINAM QUE JOGAR PIXE NO CHAO, SE CHAMA PROGRESSO, MELHORIAS, CUIDAR DA CIDADE E DO CIDADAO. TAMBEM VAI DO CIDADAO QUE TEM UMA CASA DIANTE DE UMA ARVORE DESTAS, DE DEFENDE-LA E PEDIR QUE SEJAM MAIS HUMANOS NA HORA DE DESTRUIR A NATUREZA E TROCAR O NOME DE DESTRUICAO POR PROGRESSO. NAO DAO UMA DENTRO. SERA FALTA DE COMPETENCIA, DE RESPONSABILIDADE OU FALTA DE COMPETENCIA E SENSIBILIDADE DE UMA VEZ SO.

  8. Carla Silva disse:

    Ricardo, o que podemos fazer num caso desses?

  9. Neste caso,do eucalipto centenário,não poderia ser acionada a policia ambiental ?

  10. Bom dia ! Acho que morador, empresa deve ser responsabilizada pela Saúde das árvores de sua calçada.
    Prefeitura deve realizar serviços de manutenção, removendo concreto das raizes das árvores, multando quem faz este tipo de coisa e não apenas podas mutilatórias e remoções como vem acontecendo.

  11. Rafael disse:

    Ricardo, semana passada abriram uma quadrado em volta da base do tronco que dá alguma margem para a árvore respirar. Devem ter lido seu post!
    Abraço!

  12. oi ricardo, vc poderia falar o nome dessa rua? estou fazendo uma pesquisa sobre as arvores em estacionamentos. obrigada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s