Em 18 de junho de 2010 obtivemos uma vitória na preservação do ameaçado trecho de campos cerrados descobertos no bairro do Jaguaré durante os trabalhos de prospecção do blog em fevereiro desse ano.
O Prefeito Gilberto Kassab e o Secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge Sobrinho, decretaram a criação do Parque Ecológico Municipal de Campo Cerrado Dr. Alfred Usteri, publicado no Diário Oficial do Município de 19 de junho de 2010. É o primeiro parque a contemplar essa rara vegetação no Município.
Os campos cerrados paulistanos foram pesquisados no começo do século passado por Alfred Usteri, um Botânico Suiço e professor da Escola Politécnica, que em 1911 publicou um livro sobre a vegetação dos arredores de São Paulo na época, um importante panorama da vegetação paulistana original. Nesse livro aparecem fotografias de campos cerrados em vários locais da Capital e outras raridades como araucárias onde hoje é a Avenida Paulista.
Agradecemos o empenho e agilidade da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria do Verde e Meio Ambiente nesse importante ato para a perpetuação da história e biodiversidade paulistana, além do equilíbrio ambiental urbano e consequentemente qualidade de vida para a população.
Para conhecer melhor, clique nos links abaixo:
Cerrado raro ameaçado na cidade de São Paulo
Continuaremos atentos até a total implantação do Parque Municipal Ecológico.
Ricardo Henrique Cardim
Olá Ricardo!
Você havia me pedido fotos das arvores daquele lugar que vão derrubar para fazer prédios.
Tá aqui: http://vivaoparque.wordpress.com/2010/06/21/eu-chorei-apos-o-jogo-do-brasil-videos-e-fotos/dcim100media-6/
DE quebra, tem um comentário bem legal de um morador, que conta a história do local.
Excelente notícia para mim que sou morador do Condomínio residencial Jaguaré, logo em frente.
Agora, me pergunto o que significa a criação desse parque. Além da melhor preservação da vegetação, isso também significa que haverá uma melhora na infra estrutura para eventuais usuários (e.g. bancos) ?
Abraços e parabéns pelo interessante blog !
Eduardo,
Obrigado! Sobre o Parque, a princípio a área não será aberta ao público em geral, mas ainda vamos estudar essas possibilidades no grupo de trabalho. Conversaremos com vocês do condomínio, de forma a se alcançar o melhor possível para todos.
abraços
Ricardo
Legal Ricardo, vi sua reportagem no SPTV e gostei muito de seu olhar em uma terra de cegos, quantas belezas como essas já não desapareceram sem que ninguem fizesse nada!
Você deveria ganhar um prêmio da câmara municipal.
abraços
Ivair
Obrigado Ivair!
abs
Ricardo
Pingback: A Relação entre Plantas e Planetas « Espaço Astrológico
Pessoal,
Moro no condomínio Panorama, ao lado do parque. Ontem (13/06/2012) ao sair de casa, vi um pessoal da Construtora Cyrela fazendo várias anotações e tirando fotos do parque, na entrada pela Av. Gal. Mac Arthur. Será que eles pensam em construir novos prédios ali? Não deveria ser uma área pública de preservação?
Paulo, a área é pública e decretada como parque, não há esse perigo. O que pode ser é o pessoal da construtora ser a responsável pelas obras do parque. Abs
Pingback: A Relação entre Plantas e Planetas - Espaço Astrologico