Árvores da floresta paulistana: pau – jacaré (Piptadenia gonoacantha)

Ao olhar o tronco dessa árvore típica das matas de São Paulo o seu nome popular se torna óbvio. De beleza  ímpar, essa padronagem da casca acompanha até os mais finos ramos e chama a atenção de quem gosta de verde.

Com um crescimento muito rápido, característico das espécies pioneiras ( aquelas que surgem primeiro quando uma floresta é desmatada) ela pode ser avistada principalmente nas matas mais secas da cidade, perto do interior do Estado, como na Serra da Cantareira e Pico do Jaraguá. O exemplar da foto cresceu nas capoeiras da Cidade Universitária da USP, onde é comum.

Outrora foi muito usada para lenha e compunha as árvores preferidas pelos lenheiros da São Paulo antiga que dependia desse combustível para quase tudo. O seu plantio na arborização urbana e paisagismo é quase inexistente, embora possa ser usada em parques e áreas abertas, apresentado uma copa rala de folhas parecidas com a sibipiruna. O único senão é com relação a sua madeira frágil, que pode levar a queda de galhos em tempestades.  

Ricardo Henrique Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Árvores da floresta paulistana: pau – jacaré (Piptadenia gonoacantha)

  1. Leda Lucas disse:

    Ainda, ontem, antes dormir fui ver seu blog para ver se havia postado algo novo. Fui dormir com saudade. Porém, oh, hoje está aí com este lindo pau-jacaré. Sabe que tem duas desta aqui no condomínio onde moro?! Fico perto do céu com estes acontecimentos.
    Abraço.

  2. dalva disse:

    Nunca vi essa árvore! Interessate…

  3. Renan Carro disse:

    Ricardo Cardin, me chamo Renan e sempre gostei do verde , planto muitas arvores por esta cidadew maravilhosa que é São Paulo , gostaria de um dia Marcar com você ou receber informações sobre a arvore pau mulato e pau de jacaré, elas precisam de muita agua ou não?plantei um jequitiba também , sera que precisa de muita agua, abraço e aguardo resposta

    • Ricardo Cardim disse:

      Renan,

      o pau jacaré tem necessidades normais de água, quanto ao pau mulato, como é nativo da Amazonia, pode precisar de mais. parabens pelo jequitiba

      abs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s