Plantio coletivo de Mata Atlântica nesse domingo!! Participe da Floresta de Bolso no meio de Pinheiros

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão, céu, atividades ao ar livre e natureza

Vamos juntos transformar totalmente uma praça árida e cheia de lixo em Pinheiros na mais nova Floresta de Bolso na cidade de São Paulo. Você e sua família estão convidados, principalmente as crianças, que poderão deixar sua marca na metrópole por muitas décadas e acompanhar com seu crescimento em uma lembrança única.

florestas de bolso (12).jpg

Nesse 1° plantio de 2017 escolhemos uma área completamente abandonada e desprovida de vegetação atrás da Igreja de Pinheiros, local de passagem e vivência diária de milhares de pessoas. O local provavelmente é habitado há mais de 300 anos, e sofreu sucessivas construções ao longo do tempo, tornando seu solo cheio de entulhos e muito compactado. Com uma máquina conseguimos “quebrar” a barreira de entulhos de espessura de até 1 metro de profundidade e achar a antiga terra preta das margens do Rio Pinheiros, que passava ali perto.

A imagem pode conter: 1 pessoa, planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza

O encontro com a fantástica terra preta original sepultada há séculos pela cidade

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza

As camadas de entulhos e barro sobre a terra original do Rio Pinheiros ainda limpo.

Essa bela terra fértil, quando voltou a receber a luz do dia séculos depois, estava ainda limpa e com suas características aparentes originais . O terreno de 500 m² recebeu três caminhões de triturados de podas de árvores urbanas e teve o seu entulho maior coletado, revivendo para receber de novo a floresta nativa.

Floresta de Bolso é uma metodologia para trazer de volta a Mata Atlântica para o cotidiano dos paulistanos e melhorar os serviços ambientais urbanos  e a biodiversidade nativa, e seus principais benefícios são:

  • Grande densidade e diversidade de espécies nativas regionais;
  • Alimento para a fauna que combate pragas urbanas;
  • Redução da temperatura e ilhas de calor;
  • aumento da umidade do ar;
  • Diminuição da poeira e fuligem no ar;
  • Retenção das águas da chuva, miniminizando enchentes e alimentando o lençol freático;
  • Liberação de sementes e aumento espontâneo da Mata Atlântica na cidade;
  • Redução de gases tóxicos da poluição urbana;
  • Lazer e descanso para a comunidade.

Nessa floresta serão plantadas cerca de 300 árvores e arbustos de 70 diferentes espécies nativas de nossa região, incluindo frutíferas raras e espécies em extinção. Também plantaremos espécies nativas de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) dentro do conceito de AgroFloresta e outras espécies alimentares como abóboras e melancias.

Todo os recursos provenientes para o plantio da ação Floresta de Bolso é oriundo de doações privadas, não participando nenhuma forma de recursos públicos. A 1° Floresta de Bolso também será parte dos eventos do Feira Viva, de agricultura orgânica e gastronomia sustentável.

A imagem pode conter: céu, árvore, planta e atividades ao ar livre

A praça com a terra já preparada para o nosso plantio!!

PLANTAR UMA FLORESTA DE BOLSO É PLANTAR A ETERNIDADE. A CERTEZA DE ALGO QUE IRÁ ATRAVESSAR GERAÇÕES E QUE COM A NOSSA BOA VONTADE DEIXAMOS DE LEGADO PARA OS PAULISTANOS DO FUTURO. PARTICIPE!

LOCAL e Horários:

Rua Pais Leme, altura do número 42, esquina com a Rua Padre Carvalho, atrás da Igreja de Pinheiros. Fácil acesso por bicicleta, metrô, trem, ônibus e carro.

Dia 07 de maio, domingo, a partir das 10 horas da manhã.

Participação gratuita. Quem tiver ferramentas para cavar, pode levar, precisamos!

Também são bem-vindas mudas e sementes nativas da Mata Atlântica.

CONFIRME PRESENÇA AQUI:

https://www.facebook.com/events/1251460341640877/

Parceiros:

Resultado de imagem para novas arvores por ai Resultado de imagem para fábrica de árvoresResultado de imagem para sub prefeitura pinheirosResultado de imagem para saap pinheirosResultado de imagem para cades pinheirosResultado de imagem para feira viva logoResultado de imagem para logo flores no cimento

logo_floresta_de_bolso_ricardo_cardim

Ricardo Cardim

Sobre Ricardo Cardim

Paisagista e Botânico www.cardimpaisagismo.com.br www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em amigos das árvores de São Paulo, Araucaria, arborização urbana, Árvores de São Paulo, Árvores históricas de São Paulo, árvore urbana, árvores, Biodiversidade paulistana, floresta de bolso, florestas de bolso, História de São Paulo, marginais Tietê e Pinheiros, Mata Atlântica, meio ambiente urbano, meio ambiente urbano em São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário