Vamos juntos transformar totalmente uma praça árida e cheia de lixo em Pinheiros na mais nova Floresta de Bolso na cidade de São Paulo. Você e sua família estão convidados, principalmente as crianças, que poderão deixar sua marca na metrópole por muitas décadas e acompanhar com seu crescimento em uma lembrança única.
Nesse 1° plantio de 2017 escolhemos uma área completamente abandonada e desprovida de vegetação atrás da Igreja de Pinheiros, local de passagem e vivência diária de milhares de pessoas. O local provavelmente é habitado há mais de 300 anos, e sofreu sucessivas construções ao longo do tempo, tornando seu solo cheio de entulhos e muito compactado. Com uma máquina conseguimos “quebrar” a barreira de entulhos de espessura de até 1 metro de profundidade e achar a antiga terra preta das margens do Rio Pinheiros, que passava ali perto.

O encontro com a fantástica terra preta original sepultada há séculos pela cidade

As camadas de entulhos e barro sobre a terra original do Rio Pinheiros ainda limpo.
Essa bela terra fértil, quando voltou a receber a luz do dia séculos depois, estava ainda limpa e com suas características aparentes originais . O terreno de 500 m² recebeu três caminhões de triturados de podas de árvores urbanas e teve o seu entulho maior coletado, revivendo para receber de novo a floresta nativa.
Floresta de Bolso é uma metodologia para trazer de volta a Mata Atlântica para o cotidiano dos paulistanos e melhorar os serviços ambientais urbanos e a biodiversidade nativa, e seus principais benefícios são:
- Grande densidade e diversidade de espécies nativas regionais;
- Alimento para a fauna que combate pragas urbanas;
- Redução da temperatura e ilhas de calor;
- aumento da umidade do ar;
- Diminuição da poeira e fuligem no ar;
- Retenção das águas da chuva, miniminizando enchentes e alimentando o lençol freático;
- Liberação de sementes e aumento espontâneo da Mata Atlântica na cidade;
- Redução de gases tóxicos da poluição urbana;
- Lazer e descanso para a comunidade.
Nessa floresta serão plantadas cerca de 300 árvores e arbustos de 70 diferentes espécies nativas de nossa região, incluindo frutíferas raras e espécies em extinção. Também plantaremos espécies nativas de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) dentro do conceito de AgroFloresta e outras espécies alimentares como abóboras e melancias.
Todo os recursos provenientes para o plantio da ação Floresta de Bolso é oriundo de doações privadas, não participando nenhuma forma de recursos públicos. A 1° Floresta de Bolso também será parte dos eventos do Feira Viva, de agricultura orgânica e gastronomia sustentável.

A praça com a terra já preparada para o nosso plantio!!
PLANTAR UMA FLORESTA DE BOLSO É PLANTAR A ETERNIDADE. A CERTEZA DE ALGO QUE IRÁ ATRAVESSAR GERAÇÕES E QUE COM A NOSSA BOA VONTADE DEIXAMOS DE LEGADO PARA OS PAULISTANOS DO FUTURO. PARTICIPE!
LOCAL e Horários:
Rua Pais Leme, altura do número 42, esquina com a Rua Padre Carvalho, atrás da Igreja de Pinheiros. Fácil acesso por bicicleta, metrô, trem, ônibus e carro.
Dia 07 de maio, domingo, a partir das 10 horas da manhã.
Participação gratuita. Quem tiver ferramentas para cavar, pode levar, precisamos!
Também são bem-vindas mudas e sementes nativas da Mata Atlântica.
CONFIRME PRESENÇA AQUI:
https://www.facebook.com/events/1251460341640877/
Parceiros:
Ricardo Cardim