Os campos cerrados do Parque do Carmo na Zona Leste

 

Considerado uma das maiores áreas verdes da metrópole, o Parque do Carmo, com seus mais de 200 hectares, preserva ainda elementos importantes da fauna e flora nativas. Somente a diversidade de animais abrange mais de 130 espécies diferentes catalogadas, e a vegetação conserva resquícios de Mata Atlântica, árvores nativas centenárias como as figueiras-bravas e algumas manchas de campos cerrados nas partes não ajardinadas e capoeiras.

Esses campos, remanescentes daqueles que nomearam a cidade no passado de “São Paulo dos Campos de Piratininga” prosseguem relegados ao pejorativo “mato” pela administração do parque, já que estão em áreas abandonadas, com presença de lixo e sendo substituídos por ações de plantios de árvores ornamentais e também nativas visando a recuperação da Mata Atlântica, que nesses locais não deve ser reflorestada, sob pena de destruir o cerrado pela sombra das futuras árvores.

Patrimônio histórico e ambiental da cidade de São Paulo assim como os campos cerrados sobreviventes na Zona Oeste, os fragmentos do Parque do Carmo merecem ser valorizados e preservados. Abaixo, algumas plantas dessa vegetação.

As belas flores da caroba-do-campo (Jacaranda caroba) espécie do cerrado muito comum no Parque.

Assim como nas outras áreas de campos-cerrados na metrópole, aparece o araçá do campo (Psidium guineense).

O tronco desse fruto-de-pombo (Erythroxylum sp.) apresenta a casca bem espessa, típica de áreas de cerrado.

Aspecto dos campos-cerrados em uma antiga plantação de eucaliptos do parque. Interessante é a mistura de espécies dos campos mais úmidos da Serra do Mar com os mais secos dos cerrados.

Cercado por capins exóticos invasores como a braquiária, esse barba-de-bode sobrevive isolado como testemunho dos capins nativos antes da invasão de plantas estrangeiras.

Essa hoje rara frutífera do cerrado, a gabiroba, foi cortada como mato e tenta rebrotar.

Uma raridade no parque, uma orquídea típica dos campos cerrados paulistanos e extremamente ameaçada de extinção no município, a Habenaria.

Para finalizar, uma grande população de ipês-do-cerrado ainda vivem nesses campos, assim como muricis-do-cerrado e outras plantas típicas do Bioma.

Endereço: Avenida Afonso De Sampaio E Sousa, 951 – Parque Do Carmo – São Paulo – SP. Telefone: (11) 2748 0010.

Ricardo Cardim

Publicidade

Sobre Ricardo Cardim

Paisagista e Botânico www.cardimpaisagismo.com.br www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Araça, Árvores de São Paulo, Biodiversidade paulistana, campos cerrados em São Paulo, cerrado em São Paulo, meio ambiente urbano em São Paulo, orquídeas, parques de são paulo, plantas invasoras e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Os campos cerrados do Parque do Carmo na Zona Leste

  1. David Kim disse:

    O acesso a essa parte do parque é liberado aos visitantes?

  2. Rodrigo F Rodrigues disse:

    Ricardo, quais seriam as ferramentas/ações necessárias para impedir tal degradação? Qual a viabilidade de implantá-las?

  3. Nayara disse:

    Prezados
    Solicitamos a todos que ajudem a divulgar o Vestibular da FATEC Capão Bonito, curso de tecnologia em Silvicultura (cuidado e plantio de florestas) e tecnologia em Agroindústria.
    Inscrições até as 15 horas do dia 09/11. pelo sitehttp://www.vestibularfatec.com.br
    Informações: (15) 3542-2654 – http://www.fateccb.edu.br
    Atenciosamente

  4. Marcelo Ferreira disse:

    Caro Ricardo,
    Sou botânico e fiz um trabalho no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (área ao lado do PArque do Carmo) e achei uma área em que não há regeneração de árvores (ao menos 50 anos). Acredito que possa ser um antigo campo cerrado. Hoje só há gramíneas. A área em que você achou esse campo cerrado é no Parque do Carmo em alguma área urbana de trilha de fácil acesso? Muito obrigado.
    Marcelo Ferreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s