Podas erradas – receita para a árvore cair

A imagem das árvores urbanas perante a população nos últimos meses não tem sido a melhor. Com as  constantes quedas de árvores e galhos, os  prejuízos materiais e até tragédias ocasionadas nas tempestades, tenho recebido muitas consultas e pedidos de como retirá-las de frente de casa ou empresa. Árvore ficou vinculada à problema.

Nada mais errado, ela é solução para as questões ambientais e de qualidade de vida nas cidades. Mas esses acidentes na maioria das vezes tem a culpa do homem, seja o Poder Público ou cidadão. E muitos tem origem em algo que parece benéfico para a planta e  usual – as podas de galhos grandes. 

Quando se corta galhos maiores que 5 cm de diâmetro, expõe-se uma área de tecidos vivos da planta susceptíveis à invasão e colonização de agressores como cupins e fungos, e dado o tamanho da “ferida”, a árvore demora a cobrir a poda com a casca e fechá-la. Nesse espaço de tempo, ela pode ser contaminada e ter sua sentença de queda.

Abaixo seguem alguns exemplos de como essas podas erradas, justificadas por fiação aérea, “estética” ou interesses humanos podem causar a destruição da árvore e problemas.

Tipo de poda comum em São Paulo - para aumentar a altura do tronco da árvore, foi cortado esse grande galho. Embora a casca tenha começado a fechar, o tempo não foi suficiente, e no lado direito do corte percebemos a podridão acessando o interior do lenho. essa poda de condução deveria ter sido feita quando o galho tinha menos de 5 cm de diâmetro.

Nesse caso a poda causou grande lesão em toda a extensão do tronco e os cupins o colonizaram, comprometendo a planta.

Aqui, a poda abriu caminho para o apodrecimento do cerne da planta.

Outro erro comum é o uso de ferramentas inadequadas. O corte deve ser liso e feito por instrumento afiado como tesoura de poda ou serra e nunca por facão e machado, que deixa uma superfície áspera, difícil de cicatrizar e ótima para invasores.

Infelizmente, casos assim são comuns em quase todas as ruas da cidade. No próximo post apresentarei como deve ser feita uma poda correta e que evite ao máximo a chance de prejuízos para a saúde da árvore.

Ricardo Henrique Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, cuidados com as árvores, queda de árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Podas erradas – receita para a árvore cair

  1. DALVA disse:

    Ui! chega a doer na gente os ferimentos provocados nas árvores. Pena que quem lê a sua mensagem, geralmente, não tem o poder de evitar a poda errada… e quem tem o poder na mão, infelizmente, não tá nem ai com as árvores. É a velha filosofia cabocla do desmatamento como sinônimo de “pogresso”.

  2. Leda Lucas disse:

    Estas ações demonstram, explicitamente, o descaso que ainda se tem pela natureza.
    Isto ocorre com as àrvores, com os animais, com o solo, com a água…
    Quando é que o cenário vai mudar? Há possibilidade de mudança a médio prazo?

  3. MARIELA disse:

    Você devia ser secretário do meio ambiente
    bjsss

  4. Anaiza disse:

    Adorei o site. Por favor, ond eposso fazer um curso de PADAS no Brasil?

    • Ricardo Cardim disse:

      Obrigado! No viveiro Manequinho Lopes em São Paulo acredito que vc pode encontrar. Fale com o DEPAVE ou a Secretaria do verde da cidade São Paulo.
      Ricardo

  5. Anaiza disse:

    Quis dizer: PODAS*

  6. Rodrigo Masson disse:

    Boa tarde!

    Plantei a 3 anos um manacá da serra em minha calçada. Passado estes 3 anos e até por falta de experiência minha, eu não podei. Acontece que hoje ela tem o tronco curto mas os galhos se alongaram e muito para cima e permanecerem finos e só existem folhas nas pontas destes galhos. A altura da arvore ao meu ver ficou totalmente desproporcional a altura tronco fora que ela ficou “pelada” no meio.
    Se eu efetuar a poda neste momento até para diminuir a altura destes galhos a arvore ficará totalmente sem folha, parecendo uma arvore sem vida. Minha duvida é, posso fazer isso sem trazer riscos a árvore?

    Grato pela ajuda.

    Rodrigo Masson
    Butantã – SP

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá Rodrigo,

      se os galhos puderem ser podados ainda com uma tesoura de poda sim. A época é propícia para isso. Deixe na copa galhos com folhas para melhor saúde da planta e os da base e meio de tronco pode podar. Veja nosso post sobre como podar árvores, pode lhe ajudar.

      Ricardo

  7. Gilberto Demari Alves disse:

    Caro Ricardo aprecio muito seus comentarios, cumprimentos por seu trabalho. Gostaria da indicação de bibliografia sobre aplicação de mastiques pos-poda.
    obrigado.

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá Gilberto,

      obrigado. Sugiro procurar na net, há vários links bons a respeito.

      att

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s