Árvores recomendadas

Destaques: 

copaíba (Copaifera langsdorfii) espécie nativa na cidade de São Paulo e excelente para arborização urbana, como árvore de grande porte , possuidora de madeira resistente, frutos apreciados pelos pássaros e principalmente grande beleza.

cambuci (Campomanesia phaea) – árvore nativa símbolo da cidade de São Paulo e ameaçada de extinção. Produz frutos saborosos e que podem ser usados em gastronomia, além de alimentar a avifauna. Com seu porte pequeno a médio, se adapta a diversas situações urbanas, sendo seu plantio muito importante para o meio ambiente da metrópole.

O palmito-jussara (Euterpe edulis) pode ser considerado a “planta-mãe” da Mata Atlântica, alimentando uma série de animais diferentes, que vão do tucano ao queixada. Na cidade se comporta muito bem, apresentando belíssimo aspecto e atração de pássaros nativos, como o tucano-de-bico-verde.

Algumas sugestões de espécies arbóreas nativas para plantar na Cidade de São Paulo (antes de plantar, consulte o Manual de Arborização da SVMA  para observar os aspectos técnicos do local a receber a muda) :

1.Pequeno porte – até 5 metros de altura –

1.1 araça (Psidium sp.) – frutos, atrai fauna, ornamental.

1.2 pitangueira (Eugenia uniflora) – frutos, atrai fauna, ornamental.

1.3 diadema (Stifftia crysantha) – floração amarela, ornamental.

1.4 ipê-rosa-anão (Tabebuia heptaphylla) – floração rósea, ornamental.

1.5 cambuci (Campomanesia phaea ) – frutos saborosos, árvore símbolo de São Paulo.

1.6 uvaia (Eugenia pyriformis) – frutos saborosos e ornamental.

1.7 grumixama (Eugenia brasiliensis) – frutos saborosos e ornamental.

2. Médio porte – até 10 metros de altura –

2.1 pata-de-vaca nativa (Bauhinia forticata) – floração branca, ornamental.

2.2 tingui-preto (Dictyoloma vandellianum) – atrai avifauna.

2.3 ipê-amarelo (Tabebuia chysotricha) – flor, ornamental.

2.4 aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolius) – atrai avifauna.

2.5 jabuticabeira (Eugenia cauliflora) – atrai avifauna.

2.6 dedaleiro (Lafoensia pacari) – flor, ornamental.

2.7 pacova-de-macaco (Swartzia langsdorffii) ornamental.

2.8 canelinha (Nectandra megapotamica) – árvore belíssima, alimenta avifauna e foi usada pelos bandeirantes na construção de casas nos primeiros séculos da cidade.

3. Grande porte – mais que 10 metros de altura –

3.1 pau-marfim (Balfourodendron riedelianum) – ornamental.

3.2 copaíba (Copaifera langsdorffii) – atrai avifauna, ornamental.

3.3 camboatã (Cupania vernalis) – atrai avifauna.

3.4 alecrim-de-campinas (Holocalyx balansae) – ornamental.

3.5 jacarandá-paulista (Machaerium villosum) – ornamental.

3.6 cabreúva (Myroxylon peruiferum) – ornamental.

3.7 canela-sassafraz (Ocotea odorifera) – atrai avifauna.

3.8 canela-preta (Ocotea catharinensis) – atrai avifauna, histórica em SP.

3.9 ipê-roxo (Tabebuia impetiginosa) – flor, ornamental.

3.10 jequitibá-branco (Cariniana estrellensis) – uma das maiores árvores das matas nativas paulistanas, precisa de espaços grandes.

4. Palmeiras – espaço com altura livre, mas sem largura suficiente:

4.1 palmito juçara (Euterpe edulis) – atrai avifauna, ornamental, folhas grandes e pesadas.

4.2 jerivá (Syagrus romazofianna) – atrai avifauna, ornamental, folhas grandes e pesadas.

Dicas de onde comprar/receber mudas e sementes de árvores urbanas, árvores florestais e ornamentais em  São Paulo:

Instituto Florestal de São Paulo – mudas e sementes nativas paulistanas como o cambuci e jequitíbá-branco. Telefone 11 2231-8555.

Contato Viveiro Manequinho Lopes, DEPAVE 2:
Acesso: Portão 7A
Quando:  segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Telefone: 11 3887–6761

Manual de arborização (incluindo espécies recomendadas pela Prefeitura) da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, clique no link:

Manual de arborização-SVMA

27 respostas para Árvores recomendadas

  1. meri marchioro disse:

    gostaria de saber qual arvore q poderia plantar enfrente de minha casa na calçada da rua,quero uma arvore que tenha sombra,e as raizes não estourem as calçadas,tão cedo tenha plantado canelinha e ficus e as duas mesmo com tubos de concreto não deu certo.teria q ser arvore com raizes primárias e não secundárias,saberia me dizer alguma, q de bastante sombra?

    • pietro disse:

      Eu acho que uma uvaia,grumixama,copaíba ou uma jabuticabeira iriam bem

  2. Gustavo disse:

    Olá Ricardo! Sabe me dizer se estas espécies são também recomendadas para o Município de Santo André? Tenho atrás de casa um espaço público atualmente degradado que gostaria de reflorestar. Seriam estas 27 espécies recomendadas para tanto? Será que consigo todas elas no Instituto Florestal de São Paulo? Obrigado e grande abraço!

  3. Leonardo disse:

    Tenho interesse em usar grumixama, jabuticabeira, ipê-rosa anão e palmito juçara no terreno da minha casa, em São Caetano do Sul. Felizmente comprei a propriedade já com ipê amarelo, araçá e pitanga, além de algumas não nativas. Estas árvores que tenho interesse em plantar, qual a situação delas em relação a sombremento? Precisam de pleno sol, ou precisam de sombra, etc…

    Obrigado.

  4. Steve Costa disse:

    Olá Ricardo.

    identifiquei algumas espécies do paisagismo da minha cidade e gostaria de te enviar algumas fotos para que me confirmasse as identificações.
    você poderia me enviar um e-mail para poder te enviar em anexo as fotos pois gostaria de solicitar a sua ajuda na confirmação de algumas espécies.
    e-mail: steve.costa.soc@gmail.com

    obrigado desde já

  5. Gustavo disse:

    Fala, Ricardo! Não consegui praticamente nenhuma das espécias acima no Jd. Botânico de SP. Alguma outra dica de viveiro? Outra dúvida. Sibipiruna, Pau-brasil e Quaresmeira não são indicados. Estou firme no propósito de um pequeno Bosque em Sto. André. Abraço

  6. arnaldç c.pontes disse:

    Tente no viveiro manequinho lopes no ibirapuea

  7. Lucia Bertoli disse:

    Olá Gustavo boa tarde ! Poderia me indicar um fungicida para minhas quatro arvores Canelinha que estão com uns fungos brancos ,e elas estão sofrendo muito com esta praga, que devo fazer?
    grata
    (LUCYA)

  8. josé rosa disse:

    VENDO arvores nativas de varias tipo ja no torrão , REGIÃO DE SOROCABA , , temos aproximadamente 800 arvores ja ao ponto de venda, medem aproximadamente de 1.80 mt alt a 3.00 mt altura. DAP 5

    R$ 65.00

    cito algumas abaixo

    PAU BRAZIL
    ITANGA
    IPÊ
    CANELA SASSAFRAI
    GUARANTAN
    ANGICO
    GISARA ( PALMEIRA)
    CANA FRISSIA
    FRAMBOIAN

    ENTRE OUTRAS …..

    j.alceu@uol.com.br

  9. EYCHENNE disse:

    Boa tarde Senhor Cardim,

    Sou arquiteto paisagista na França. Tem aprendido muito sobre a flora de São Paulo, e tenho enorme prazer em descobrir novas especies. Gostaria de fazer algumas perguntas referentes ao seu trabalho :
    – Existem companheiros seus de trabalhos que fazem o mesmo tipo de pesquisa na Bahia, ou mais esplicificamente em Salvador ?
    – Você poderia me indicar livros e blogs onde eu possa aprimorar meus conhecimentos com relação a flora brasileira (Já estou estudando as obras de H. Lorrenzi) ?
    Atensiosamente,
    Joan Eychenne.

  10. Carlos Alberto disse:

    Aroeira-Salsa, Quaresmeira, Araça e Oiti são espécies adequadas para se plantar próximo a praia (solo arenoso, maresia e calor)?

  11. Ola tudo bem, gostaria de plantar podocarpo rente ao muro para fazer tipo uma cerca viva, gostaria de saber se vai prejudicar o vizinho qual a altura que ele atinge
    Obrigada

  12. Rute Cruz disse:

    Há pouco tempo decidi semear ipê-amarelo (colho as sementes, espero a germinação e crescimento e planto diretamente em canteiros aos longo das avenidas).Tenho o cuidado de observar canos, tubulações de gás, fiação, etc… mas tenho receio de estar fazer algo ilegal.
    Saberia me dizer que há algum aspecto ilegal nisso ou onde poderia estar sendo informada? (plantar em espaço público)?

    Obrigada.

  13. Gabriel Ubeda M. dos Santos disse:

    olá Ricardo,eu estava pensando em reflorestar parte do bauneario de quatá(minha cidade),porque la só vejo pinus ,bambu e outras espesies estrangeiras , eu poderia usar estas espésies,e araucaria(Araucaria angustifolia) e ingá de metro(Inga edulis),como não tenho email(estou usando o de minha mãe)me procure no face,tenho apenas 11 anos ,ma ja tenho noção de que reflorestamento é com espesies nativas do lugar,até!

    • pietro disse:

      Olá Gabriel,não sei onde você mora,mas se morar na ocorrência da mata atlântica,a dica que lhe darei e de plantar especies como a araucaria,cambuci,cambucá, jabuticaba,copaíba, jequitibá e etc…..
      Sempre tente refloresta com especies nativas e principalmente as que estão ameaçadas de extinção,como faço aqui em belém refloresto com a castanheira do pará,copaíba,cedro,bacuri,jatobá e mogno que está quase extinto.
      Agradeço-lhe pois gosto muito de natureza,e e bom ver pessoas da sua idade ter uma ideia boa como essa.
      Tchau.

  14. denise disse:

    Olá
    Queria saber qual especie arbórea possui galas baixas, fortes e tronco liso, recomendada para plantar em parque om o objetivo para crianças subirem.

  15. pietro disse:

    Eu moro em belém do para,e gostaria de informações,como e onde posso conseguir mudas nativas da mata atlântica e cerrado pois sempre gostei muito desses biomas e já pesquisei muito sobre eles.
    Eu sei que e melhor plantar mudas nativas do bioma onde moro que e a amazônia,mas gostaria de souber onde posso conseguir pelo menos um pouco de mudas desses outros dois biomas,principalmente do cerrado.
    tenho 13 anos e agradeceria muito se me ajudasse a encontrar essas mudas por aqui.

    • pietro disse:

      Pois preciso de mudas para fazer o pomar que planejo

    • pietro disse:

      Pois meu sonho sempre foi salvar especies em extinção,tanto por esses seres vivos terem direito e merecem viver,quanto por eu adora ter essas especies perto de mim.

  16. pietro disse:

    Olá Ricardo,não sei se já conseguiste germina as sementes do murici,mas eu já conseguir fazendo o seguinte,e só plantar em um vasinho,regar,e depois deixar sem rega por um bom tempo mais ou menos até a semente germinar.Dando um grande choque hidrico.

  17. Ana Isabel Brotero de Barros disse:

    Boa noite!! Tenho uma fazenda em Amparo, no estado de São Paulo e estou cercando as nascentes para protege-las. A região é bem montanhosa. Que espécies de árvores devo plantar no cercado de 50m?
    Muito obrigada Ana Isabel Brotero de Barros

  18. Rogério Guimarães disse:

    Boa tarde, Ricardo.
    Parabéns pelo trabalho de resgate e orientação sobre a flora paulista.
    Tenho algumas dúvidas: fazer cerca-viva com coroa-de-cristo (Euphorbia milii) é permitido? Há alguma legislação a respeito? Qual espécie local eu posso plantar para cobrir um muro?
    Grande abraço!

  19. Fabiola Zahn disse:

    Olá! Sou apaixonada por uma espécie de árvore que é bastante comum na beira das estradas na região noroeste de SP. Não sei o nome dela e gostaria que alguém me ajudasse a descobrir qual é, pois pretendo plantá-la no condomínio em que moro. Se alguém conhece a região de S.J. Rio Preto, é a árvore que beira toda as rodovias Washington Luiz e Euclides da Cunha.
    Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s