Nas ruas de São Paulo bem arborizadas, uma árvore da Mata Atlântica do Norte é comum, a sibipiruna (Caesalpinia pluviosa). Essa espécie de leguminosa produz um fruto(legume) parecido com uma vagem de consistência rígida (lenhosa) que contém em seu interior algumas sementes arredondadas do tamanho de uma moeda de um real.

Os frutos e sementes da sibipiruna. Crédito: Apremavi
Quando chega a época de seca na cidade de São Paulo, de dias ensolarados e céu límpido, um observador atento embaixo das sibipirunas percebe alguns fortes estalos vindos da copa. Esse som rápido e alto, é seguido pelo impacto de um grupo de sementes no asfalto. Tal “sinfonia” nas ruas mais sossegadas do Jardim América, Pacaembú e Cidade Universitária é facilmente percebida.
A causa é o mecanismo de dispersão da sibipiruna, que ao abrir a “vagem”, a faz com violência e gera um impulso para lançar as sementes longe da árvore-mãe, em uma verdadeira estratégia explosiva.

Grupo de sibipirunas na Zona Oeste
Ricardo Cardim
Ricardo, Bom Dia!
A minha planta do cerrado já começou a florir e logo vem os frutos, tenda descobrir qual é o nome dela.
Spoto
Olá professor Ricardo, como está? São mesmo muito lindas as sibipirunas, muito bonito o seu comentário. Grande abraço, Iaci
Legal Ricardo!
Na terça-feira passeando no clube aqui perto de casa, pude notar esse fenômeno. 😀
Fiquei um tempo ouvindo e observando as pequenas explosões de sementes.
Por acaso a pata-de-vaca também faz esse processo? Tive a impressão de que uma das árvores era dessa espécie.
Local: https://goo.gl/maps/g1B6k
Abraço,
Fernando Salvio
Olá Fernando,
Obrigado! Não sei se ela faz esse som, mas pode ser, o mecanismo é semelhante…
Abraços!