
Agaves, plantas originária da América Central e invasoras. Foto: casa.abril.com.br
Nesse tempo de escassez de água, cada vez mais são publicadas matérias em diferentes mídias de como criar jardins que “gastam pouca água” e são portanto, mais sustentáveis no quesito. Listas das “5 espécies de plantas que não gastam água” estão em todos os lugares da internet trazendo uma sucessão de cactos e plantas suculentas, principalmente o sedum (Sedum sp.).
Aparentemente essa tendência não representa problema algum, mas na verdade não é bem assim. Primeiramente, muitas das plantas de deserto vendidas (para não falar todas) são de origem estrangeira, exóticas, e algumas invasoras agressivas dos remanescentes de vegetação nativa, como a agave, que podem provocar perda severa da biodiversidade no Cerrado e Restinga, e a kalanchoe tubiflora, comum nas capoeiras urbanas.
Mas a principal questão é a água. Essas plantas geralmente apresentam um tipo diferente de fotossíntese, a CAM (Metabolismo Ácido das Crassuláceas), adaptada para ambientes áridos como desertos e rochas nuas. Nesse caso, gastam pouca água mesmo, mas podem liberar menos ainda, não contribuindo para o que mais precisamos da vegetação urbana nessa época de seca: liberação de água pela evapotranspiração das plantas que vai umidificar o ar e ajudar na formação de mais chuvas na cidade. Saiba mais nesse trabalho – CAM Dyckia
Para ter um jardim que utilize bem a água, a dica mais sustentável que podemos dar é escolher as espécies nativas de sua região – que já estão adaptadas há milênios ao regime de chuvas local – e adequadas para a insolação e características do projeto. Quanto a irrigação, pode-se lançar mão de estratégias no manejo da água, como essas abaixo:
Kalanchoe tubiflora, uma invasora de origem africana

Dyckia sp. – um gênero de fotossíntese CAM com muito representantes nativos nas rochas áridas do Sudeste
olá Ricardo,sou estudante de biologia e gostaria de saber se voce poderia me indicar alguma empresa ou ong ou qualquer outro local onde posso conseguir estagio na area ambiental,mais precisamente voltado para botanica no geral,ja tentei no parque da cantareira,mas lá so atravez do ciee.Desde ja agradeço.
Ótimas dicas, a seca começa nas indústria e no agronegócio, mas nós também podemos ajudar um pouquinho, homeopaticamente, 20milhões de pessoas reduzindo um pouco resulta em 20 milhões de pouquinhos.
Olá,
Sou sindico de um condomínio e estou procurando algumas plantas que não acumulem agua as que tenho aqui estão gerando mofo e umidade. Poderia me dizer quais as mais recomendadas?