Depois da tragédia, a centenária figueira da Mata Atlântica em Santo André foi assassinada.

figueira do parque celso daniel em santo andré - foto de Luciano Hernandes


No Parque Celso Daniel, em Santo André, São Paulo, no final sobrou para a árvore a culpa pelo descaso da sua manutenção que culminou na queda de um grande galho e morte de uma frequentadora em 2011. Árvore tombada pelo Condephaat e patrimônio cultural da cidade, a figueira era um ponto turístico no parque, com 20 metros de altura, copa de 40 metros de diâmetro e raízes com extensão de sete metros.

Ainda em 2011 o Departamento de Parques e Áreas Verdes realizou a poda drástica do exemplar, que obviamente culminou na sua sentença de morte “em pé” como podemos observar nas fotos abaixo enviadas pelo nosso leitor Luciano Hernandes. Situação infelizmente típica no Brasil para a arborização urbana: se ocorre a queda de uma árvore ou um galho, a culpa é sempre do vegetal, e nunca das podas equivocadas, falta de manutenção, negligências, fiação elétrica aérea, cimentação do colo, etc, etc…

É possível verificar pelas fotos, que não há ocos nos troncos cortados pela podas.

É possível verificar pelas fotos, que não há ocos nos galhos cortados pela podas.

figueira do parque celso daniel em santo andré - foto de Luciano Hernandes 3

O raro exemplar está completamente morto e em franco apodrecimento. Note as raízes tabulares típicas das figueiras nativas centenárias.

figueira do parque celso daniel em santo andré - foto de Luciano Hernandes 4

Monumento ao descaso histórico com o verde no Brasil

Abaixo, fotos da figueira centenária antes da poda que a matou:

figueira do parque celso daniel em santo andré - antes

figueira do parque celso daniel em santo andré - antes 2

Ricardo Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em amigos das árvores de São Paulo, arborização urbana, Árvores históricas de São Paulo, árvore urbana, árvores, árvores antigas, árvores caídas, Botânica, cuidados com as árvores, meio ambiente urbano, meio ambiente urbano em São Paulo, queda de árvores, quedas de árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

23 respostas para Depois da tragédia, a centenária figueira da Mata Atlântica em Santo André foi assassinada.

  1. Gustavo Fantinelli disse:

    Olá Ricardo!
    Sou de Santo André e agradeço o registro
    Um crime, sem castigo!
    Grande abraço
    Gustavo

    Enviada do meu iPhone

    >

  2. Vania disse:

    Muito descaso , falta de cuidado para com essa bela árvore! Quando seremos um povo realmente civilizado?

  3. Ana Dulce Maraschin disse:

    RicardoHoje,às 19 hs. na Praça Roosevelt,terá reunião da Rede Novos Parques.A finalidade desta Rede é reunir os parques que estão ameaçados ,principalmente pela especulação imobiliária como o Parque Augusta,Parque da Vila Ema muitos outros.Precisamos de pessoas preocupadas com a preservação de nossos verdes,de nossas nascentes e,como consequência ,a nossa fauna.Seria ótimo a sua presença.ANA dULCE

    Date: Thu, 31 Jul 2014 14:26:40 +0000 To: adp.maraschin@hotmail.com

    • Obrigado Dulce, tentarei participar mais ativamente dessa justa luta, mas infelizmente a carga horária aqui na empresa está acima do “aceitável” e não tenho conseguido sair muito. Mas fico à disposição do que precisar! Abs

  4. Célia Cymbalista disse:

    Ricardo,

    É louvável sua militância em favor de nossas árvores que acompanho sempre. Parabéns.

    Mais do que denunciar, seria preciso responsabilizar os perpetradores desses assassinatos. Com uma documentação adequada é possível acionar o MP do Meio Ambiente para que a instância pública responsável tenha a obrigação e a possibilidade de uma ação de reparação, fazendo outros plantios compensatórios e acompanhando melhor as podas. A indignação é só o primeiro passo. Vamos em frente com nossa militância!

  5. Riciane Pombo disse:

    Chega a dar raiva! Pura ignorância das pessoas responsáveis pelos parques!

    • Eliane Langer disse:

      Raiva? eu tenho compaixão por essas pessoas q não sabem q os vegetais são seres VIVOS, exatamente como nós – tive a confirmação quando falei com uma delas da minha casa, massageei e meia hora depois ela estava de pé – minha cã esbarrou.
      A diferença visível entre elas e nós é q ela não ‘saem pra passear’, não consomem produtos e serviços do capitalismo. Vivem e nos dão vida, seja pela beleza e sombra, seja pelo OXIGÊNIO – q, por enquanto é grátis, mas pelo andar da carruagem ainda pagaremos impostos por isto tb. 😦

  6. Eliane Soares disse:

    Magnífica! Até chorei. Tinha ouvido falar, mas não a conhecia. Parabéns por seus esforços, Ricardo.

  7. infelizmente as pessoas só pensam nelas e esquecem dos outros

  8. Ligia disse:

    Chocada e triste!

  9. Ederson disse:

    Sem palavras, pois inúmeras vezes fui para contemplar a beleza dessa árvore no parque Celso Daniel ou Duque de Caixas como era conhecido , infelizmente ela teve esse triste fim realmente uma perda irreparável para nós e principalmente para quem não viu essa árvore.

  10. só nos resta lamentar nada mais!

  11. Engraçado que esta arvore que não tinha doença ou praga alguma foi condenada , agora na rua Nova Iorque , em frente a praça Nova Iorque em frente ao numero 463, tem um pé de Ipê Roxo que esta com a raiz condenada por cupins ja foram feitas varias reclamações porem todas sem exito , então enquanto ela não cair e provocar uma tragédia , ninguem tomará providencias e agora a pobre Figueira que embelezava o Parque Celso Daniel foi covardemente condenada , a verdade é uma só tem pessoas que exercem cargos públicos , que não sabem nem o que estão fazendo dentro da prefeitura , ISSO É UMA VERGONHA , CAMBADA DE GENTE INCOMPETENTE .

  12. Sandra Filardi disse:

    Para mim uma atitude criminosa. Que horror!!! Perda muito triste e fruto da pura ignorância!

  13. vania disse:

    Infelizmente o nosso parque além de nossas belezas naturais está sendo arrancada de nosso convívio o parque que nos trazia momentos de lazer e descanso está totalmente abandonado por nossas segurança publica, estive no parque no ultimo sábado dia 2 de agosto, e me deparei com um arsenal de guerra, meninos e meninas de aproximadamente 15 a 18 anos em grupos cercavam outros jovens e os assaltavam eu vi a sena lamentável deixaram o garoto só de permuda, fico me perguntado que autoridade temos em nossa cidade um parque com câmeras, câmeras essas que de nada constrangem esses delinquentes…. fica meu desabafo indignado.

  14. Dentre os que estão chocados com a morte da árvore, quantos estão chocados com a morte da frequentadora em 2011???????
    Nem a morte de milhões de árvore pagam a vida de um ser humano.
    Que inversão de valores.

  15. Falta de interesse, irresponsabilidade dos que deveriam cuidar, acabam em crime sem punição. Isso acontece em todas as regiões do Brasil. Triste, muito triste!

  16. Érica disse:

    A corda arrebenta do lado mais fraco. Vergonha!!!!
    Parabéns por atuar em favor de uma causa tão nobre.

  17. GE SOARES disse:

    toda tragédia pode ser evitada com prevenção e mais cuidado. Espero que a prefeitura e os responsáveis aprendam com fato e possam cuidar mais das vidas, tanto da pessoa como da arvore. soares

  18. Erika Karpuk disse:

    Ricardo a poda assassina em Santo André continua acontecendo todos os dias. Feitas pela Eletropaulo, sem critérios, ou melhor, o critério deles é mate as arvores para passar os fios das rede. Por sinal, um emaranhado de cabos… eu realmente não sei o que fazer, onde recorrer. Estou tirando fotos, anotando o nome das ruas, colocando na pagina deles do facebook, mas não acho que é algo que realmente faça a diferença. Lá no face por sinal, eles ignoram os comentários… por favor, me ajude a ajudar essas arvores de SA. Me dê um orientação por favor! Obrigada

  19. O que esperar do PT , consciencia? Falta lei para tanto crime desse partido maldito.

  20. O senhor esqueceu de dizer um fato relevante , a arvora tirava a vista de um condominio que agora está desobstruida. O que esperar desses petistas que administram Santo André? A morte para eles é pouco!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s