Árvores centenárias “Veteranas de Guerra” da Mata Atlântica na Praça da República

Novas “Veteranas de Guerra”  em pleno centro da cidade de São Paulo. São duas árvores nativas da Mata Atlântica que provavelmente tem mais de um século de vida e foram plantadas na implantação da Praça da República. Uma, figueira-brava, aparentemente Ficus organensis, apresenta um tamanho impressionante com cerca de 20 metros de altura e ampla copa que fica nas margens do laguinho. O interessante desse exemplar é que diferente das outras figueiras antigas da mesma espécie na metrópole, essa tem uma formação típica florestal, com tronco comprido, reto e copa somente no alto do dossel.

Figueira-brava centenária

Figueira-brava centenária

Tronco da figueira-brava

Tronco da figueira-brava

A outra, um jequitibá-rosa (Cariniana legalis), apresenta o porte típico da espécie, e copa bem formada. É a árvore símbolo do Estado de São Paulo e na metrópole temos outro de tamanho parecido na Praça Coronel Fernandes, também no centro.

O jequitibá-rosa em sua formação típica.

O jequitibá-rosa em sua formação típica.

Antes de se tornar um espaço ajardinado no começo do século passado, a Praça da República era conhecida principalmente como “Largo dos Curros” devido a prática de touradas e circos de cavalinhos no local. Interessante a escolha de espécies típicas da Mata Atlântica em uma época de moda européia na arborização, e pena que isso não prosseguiu e hoje essas duas espécies sejam raríssimas na cidade de São Paulo.

Abaixo, fotos das três épocas distintas da Praça da República, de terreiro a ilha de verde em meio ao concreto.

 

Para conhecer outras árvores veteranas de guerra acesse o site da campanha junto a SOS Mata Atlântica e compartilhe essas raridades ameaçadas:

http://www.veteranasdeguerra.org

 

Ricardo Cardim

 

Anúncios

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em amigos das árvores de São Paulo, arborização urbana, Árvores de São Paulo, Árvores históricas de São Paulo, árvore urbana, árvores, árvores antigas, árvores brasileiras, árvores nativas, árvores veteranas de guerra, Biodiversidade paulistana, Botânica, Mata Atlântica, meio ambiente urbano em São Paulo, parques de são paulo, plantas nativas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Árvores centenárias “Veteranas de Guerra” da Mata Atlântica na Praça da República

  1. Luzia Alves de Oliveira disse:

    Eu sou Luzia, moro na cidade de Valinhos , numa area de remanescentes de mata atlantica.Trabalho com  educação ambiental na area e preciso de ajuda para o estudo de impacto ambiental dessa floresta mesmo sendo urbana.Convido os para conhecer, e desde já antecipo os meus agradecimentos.

  2. Vânia Wey disse:

    Que legal! Lindas árvores! Vida longa a elas!

  3. Vanessa disse:

    Ricardo, bom dia !!!
    Quais seriam as espécies nativas recomendadas para arborização urbana na capital de São Paulo? Caso possa mencionar especialmente as de pequeno e médio porte agradeço !

    Agradeço desde já a atenção,
    Parabéns pelo trabalho e matérias publicadas !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s