Novas árvores na Avenida dos Bandeirantes e o certo e o errado lado-a-lado

Novas mudas na Avenida dos Bandeirantes.

Novas mudas na Avenida dos Bandeirantes.

Recentemente a tumultuada Avenida dos Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo, recebeu algumas novas mudas de árvores no seu canteiro central. Mesmo não sendo na melhor época, já que estamos em plena seca e as árvores precisarão de irrigação periódica para sobreviver, é um alento para a poluída região.

O amplo canteiro das novas mudas ao lado das antigas.

O amplo canteiro das novas mudas ao lado das antigas.

A curiosidade ficou pelo seguinte: porque será que os paus-ferros que já viviam no local também não tiveram o mesmo tratamento das novas mudas de ter um amplo espaço sem cimento em volta? A situação ficou típica dos cuidados com a arborização urbana da cidade, o certo e o completamente errado convivendo lado-a-lado, sem nenhuma justificativa óbvia. Já que abriram o concreto para as mudas, porque não abrir também para as árvores vizinhas e sufocadas?

Pau-ferro (Caeasalpinia ferrea) completamente enforcada pelo concreto.

Pau-ferro (Caeasalpinia ferrea) completamente enforcada pelo concreto.

Pau-ferro enforcado e só piorando conforme cresce...

Pau-ferro enforcado e só piorando conforme cresce…

Os paus-ferros que estão cada vez mais enforcados pelo concreto, serão, certamente em um futuro próximo, fortes candidatos à queda em tempestades e causadores de sérios transtornos na movimentada avenida.

Ricardo Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em arborização urbana, Árvores de São Paulo, árvores nativas, meio ambiente urbano, meio ambiente urbano em São Paulo, Plantios de árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Novas árvores na Avenida dos Bandeirantes e o certo e o errado lado-a-lado

  1. adilson disse:

    ricardo – esperar o que de diregentes que sao colocados por de politicos. SO BESTEIRAS como estas .e outras mais –

  2. E parece que as raízes das árvores antigas do canteiro central estão rachando o pavimento. Elas chegarão a prejudiquem o concreto na pista de rolamento? E a terra em volta das recém-plantadas está totalmente seca…

  3. Sim as árvores mereceriam ser irrigadas neste período de seca em São Paulo, apesar de estarmos no inverno. Seria prudente construir canteiros no entorno dos paus ferros existentes.

  4. mauri rodrigues disse:

    Ola Boa tarde, vc teria condições de enviar algum material a respeito de arvores que são machucadas com o mal uso daS maquinas roçadeiras? Conforme podaram as gramas machucam as arvores de forma a descasca-las…O que fazer para recupera-las? E quanto aos ipês que estão nesta situação, nenhuma casaca em sua base na altura do gramado. Posso poda-los numa altura +- 1.50alt? e betumar suas feridas?obrigado Mauri

  5. Wilson Adolpho disse:

    Sempre há uma falta de planejamento e os técnicos que poderiam orientar estas situações não são acionados. Quando uma árvore cair sobre algum carro ou pedestre, causando uma tragédia, aí irão pensar em arrumar o que está errado. Até lá …

  6. matasnativas disse:

    Esses plantios estão fadados ao fracasso se essas mudas não forem regadas pelo menos uma vez por semana. A administração pública parece desconhecer o fato de que plantios precisam ser acompanhados de tratos culturais, do contrário esse investimento será perdido.

  7. Bom dia ! Infelizmente Prefeitura só faz remoção de árvores. Não existem trabalhos p preservação Várias árvores encontram-se “concretadas”, são podadas drasticamente, mutiladas !!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s