No VIVA MATA organizado pela S.O.S Mata Atlântica desse ano iremos participar no dia 24/05, sábado, às 10 hs, com um passeio inédito pela história, cultura e botânica das árvores e vegetação do parque mais querido de São Paulo, o Ibirapuera. Segundo a SOSMA:
“A 10º edição do “Viva a Mata: Encontro Nacional pela Mata Atlântica“ acontecerá entre os dias 23 e 25 de maio, das 09h às 18h, na Marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo. O evento celebra o Dia Nacional da Mata Atlântica, comemorado oficialmente em 27 de maio.
O tema da 10ª. edição é “Mata Atlântica, Sua Casa”, para sensibilizar a população a respeito da relação entre a floresta, o ambiente urbano e a qualidade de vida.
Gratuito e aberto ao público, o evento trará diversas atrações como exposições, shows, peças de teatro, palestras e debates, além das atividades interativas que acontecem nos espaços temáticos: Floresta, Mar, Bichos da Mata, Água e Ambiente Urbano. A 10ª edição conta com uma atração inédita: um passeio guiado pelo parque, no qual o botânico Ricardo Cardim irá mostrar diferentes espécies de árvores e falar da história e importância de cada uma para São Paulo.”
No final do passeio plantaremos 4 exemplares de cambuci, a árvore frutífera da Mata Atlântica que é símbolo da cidade de São Paulo e hoje está quase extinta. E também duas cerejeiras nativas para ajudar a biodiversidade do Ibirapuera.
Espero vocês lá!!
Ricardo Cardim
Ótima iniciativa, parabéns!!
Date: Wed, 21 May 2014 21:29:44 +0000 To: rcmilanesi@hotmail.com
Boa noite,acompanho suas matérias e como cuido do jardim da escola, gostaria de saber como consigo 3 mudas de Cambuci, para plantar aqui no jardim.abraços
Que bom!!Estarei presente!Grata!!
Árvores, soberanas nas florestas o que dizer de sua situação nas cidades, compreendê-las em seus próprios benefícios dentro do ecossistema.
Welton Santos
eco-bioenergia
Ricardo,
Na minha vizinhança tem um Jequitibá maravilhoso, que deu muitas sementes, que foram plantadas e agora há muitas mudas disponíveis.Queremos encaminhá-las para plantio em parques. Pode nos ajudar?
Célia
Bom dia
Cardim
Venho acompanhando seu trabalho algum tempo,admiro-o muito,inclusive por ser um jovem e tão dedicado a natureza,tive o prazer de conheço-lo no Parque Ibirapuera, “passeio das árvores”até prefiro assim por sermos nativos do Brasil e fica mais suave,dia 23.05.2014, as 10,oo hs.até Deus nos contemplou com a garôa,um grupo heterogeneo,com mais de cincoenta pessoas,fiquei muito surprêso com dois grupos de escoteiros,”os lobinhos”,muito prestativos e com muita ateção “no que” você estava falando,até com perguntas,sras.idosas e idosos,você com muito conhecimento e atencioso,mas o grande final mesmo e confesso um pouco emocionado,foi ao ver todos envolvidos, ao plantarmos quatro mudas de cambuci e duas de cerejeiras,neste nosso cartão postal “Parque Ibirapuera”,próximo ao viveiro Manequinho,espero até um dia comer uma frutinha de cada,realmente foram algumas horas, com muitas fotos,conversas,troca de conhecimento,apredizagem, aliás pergunto a você,qdo. colocaremos uma placa naquelas árvores? daqui uns três anos pode ser?Cardim espero que você continue a mostrar a todos sua sabedoria por muitos anos,conte sempre comigo nessa eterna apredizagem da vida.
Um forte abraço.
Vilton Giglio
Prof. Ed.Fisica.
Guia de turismo.
Estudante de direito.
Adorei a ideia deste blog, pois sou historiadora e vivo pesquisando as nossas arvores, mais como ambientalista e apaixonada pelas nossas arvores, sejam nativas ou n’ao. Quando ser’a o proximo ? Sou tambem culinarista e membro do Slow Food por isso gostaria do seu contato.
Vai ter esse ano de 2015. – pergunta
Infelizmente esse ano fio no RJ