Há exatamente um ano destampei o quintal de cimento de uma casa da década de 1940 e formei um pequeno canteiro para permeabilizar a área e torná-la mais agradável. Porém não havia tempo para esperar a tão necessária sombra e enverdecimento do local, já que começava a ficar insuportável o aumento da temperatura em novembro.
O desafio era achar uma espécie boa para espaços pequenos, com raízes profundas, que crescesse rápido e fosse nativa na vegetação original da cidade de São Paulo. Observando os trechos de Mata Atlântica sobreviventes na metrópole vi que a embaúba (Cecropia sp.) parecia atender as expectativas.
Comprei uma franzina muda de embaúba com 1,50 m e a plantei com um substrato rico em nutrientes. O resultado foi impressionante. Depois de 12 meses, a muda virou uma imponente árvore, com quase 6 metros de altura e uma ampla copa de 4 metros de diâmetro, repleta de seus frutos em forma de “mãozinhas” que atraem diversas espécies como abelhas indígenas.
A embaúba, uma espécie pioneira, pode ser ótima solução em locais ensolarados ou com meia-sombra onde precisa-se de rápidos resultados, mas tem uma vida curta (25 anos) e deve ser acompanhada de outras espécies mais longevas para um projeto mais durável. No quintal, um araçá-da-mata (Psidium cattleianum) a acompanha bem próximo, mas somente agora chegou nos 2 metros de altura. Comparando, a embaúba cresceu em um ano mais de 5 metros e o araçá somente 0,5 metro nas mesmas condições.

Quintal recém destampado em novembro de 2012, permitindo a terra receber sol depois de 70 anos impermeabilizada.

A embaúba em dezembro de 2012, um mês depois de plantada, já com as folhas mais vigorosas. No seu lado esquerdo, a muda de folhas menores é o araçá.

A embaúba fornece alimento e abrigo a diversos animais e aves, como a preguiça e papagaios.
Quem quiser adquirir uma embaúba ou araçá para casa, temos em nossa loja de paisagismo sustentável exemplares com 1 a 1,8 metros de altura, link:
http://www.skygarden.com.br/br/index.php/loja-skygarden
Endereço: Av. Dr. Gastão Vidigal, n° 2643, Vila Leopoldina, próximo ao CEASA e Parque Villa Lobos.
Ricardo Cardim
Muito legal a reportagem! Quando a gente quer, com vontade, pequenos espaços se transformam em verdadeiros oásis! Se cada um fizesse um pouquinho o mundo seria veeerde!!
Boa Noite Ricardo, Foi a primeira árvore que plantei no meu jardim .Ela já tem 35 anos . Das três que plantei só restou uma porque o vizinho reclamava da sujeira das folhas. Assim mesmo uma delas brotou e está dando frutos para os periquitos . Obrigada por falar sobre as plantas ( árvores) . Sou sua fâ. Um abraço, MAgnes
Tens como me ajudar? tenho um terreno em Garopaba, 15×21, farei uma casa de +- 100m quadrados de esquina, logo terei 2 caladas para plantar rvores o ptio ser gramado…quantas rvores preciso plantar para reparar ao meio ambiente ah durante o ano, serei a nica moradora, mas no vero sabe como casa na praia….falo de mais uso de energia e gua, quero compensar com rvores…grata, no aguardo.
Date: Wed, 20 Nov 2013 19:35:53 +0000 To: fatimagmar@hotmail.com
Moro numa casa antiga no Butantã e também fui abrindo o quintal todo cimentado. Aqui uma embaúba nasceu espontaneamente , assim como um pé de fumo que ficou gigante .É muito interessante acompanhar o retorno da vegetação local, mesmo em áreas com entulho, como era o caso do meu quintal.
Abraços,
Marta Mursa
Bom dia Ricardo,
Vi na foto da embaúba em novembro deste ano que cresceram várias folhas na parede.
Você sabe qual planta cresce rápido, que posso colocar com o intuito de tampar as paredes?
Adoro esse visual! Obrigada!
Ricardo,
Gostaria de saber onde você encontrou a informação que o Embaúba tem raízes profundas?
Tenho um lindo em casa mas o vizinho quer cortar porque ele tem medo que ele vai estragar a casa dele…
Preciso de encontrar argumentos.
Obriado para sua ajuda.
Att.
Julien
Olinda
Onde eu posso comprar uma muda dessa árvore?
Obrigada.
Rosana
Informações sobre como adquirir a muda da arvore Embaúba, e também se tem algum telefone para mim entrar em contado a respeita das arvores de Embaúba. obrigado.
Boa dica, obrigado!