Quantidade de áreas verdes por habitante na cidade de São Paulo

Compartilhando e ajudando a divulgar esse infográfico do jornal O Estado de São Paulo publicado em agosto de 2013 que traz um interessante “raio – X” da situação do verde na metrópole paulistana, lembrando que segundo a ONU o ideal são 12 m² de áreas verdes por habitante. Percebam que chegamos a limites como 0,35 m² na Mooca.

Fonte – Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

quantidade de áreas verdes por habitantes na cidade de São Paulo

Essa tabela de m² de áreas verdes públicas por habitante nas Subprefeituras mostra bem claro um problema – a escassez de áreas verdes na malha urbana, onde realmente os serviços ambientais fazem diferença direta à comunidade.

O município de São Paulo tem muito verde no Norte (Serra da Cantareira) e no Sul (Serra do Mar) e essas áreas, embora sejam muito importantes ambientalmente, não devem ser computadas na média de área verde por habitante na metrópole, que hoje é de 2,6 m² na malha urbana, por não estarem dentro do cotidiano de vida da população paulistana. Abaixo o documento completo da Prefeitura:

Planilha da SVMA de verde por habitante em São Paulo e outros indicadores

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, História de São Paulo, meio ambiente, meio ambiente urbano, meio ambiente urbano em São Paulo, paisagismo, parques de são paulo e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Quantidade de áreas verdes por habitante na cidade de São Paulo

  1. auro raimundo da silva disse:

    Auro Raimundo da Silva Cel.97021-1433

  2. samieko disse:

    Desde 1992 o prof. Felisberto Cavalheiro já falava que esse índice da “ONU’ (que as vezes também atribuem a FAO) não existe. Ninguém sabe exatamente de onde ele veio e nem em base no que se chegou em 12m². Será que pra situação de São Paulo esse número é o ideal mesmo, considerando até mesmo as diferenças entre as regiões da cidade? É complicado, mas acredito que não existe um número mágico que diga qual o ideal pra todo um estado, país ou pro mundo. Acho que o ideal seria que se tivesse um levantamento de cada área e um planejamento (por isso seria importante um Plano Diretor de Arborização Urbana) com base na realidade de cada local e se possível, com a participação dos principais beneficiários (a população) na construção dele.
    Tenho certas ressalvas quanto ao uso desses índices, primeiro porque dependendo do que cada prefeitura define como área verde, esse número pode ser maior ou menor. E as vezes acaba atendendo muito mais questões políticas do que uma melhora real da quantidade e na distribuição dessas áreas verdes.

  3. David Kim disse:

    Dei azar de morar na Água Rasa, ao lado da Mooca. Já plantei em todos os cantos possíveis em casa. Até a casa do meu vizinho já invadi. Agora estou de olho numa praça aqui perto.

  4. Roberto Zan disse:

    Olá Ricardo,
    Vendo sua participação no programa Verdejando(para termos mais verde em Sampa) e a reportagem da Veja sobre o não plantio de Araucárias (alterando o projeto original de Tito Livio Frascino) no Largo da Batata-Pinheiros, sentí a necessidade de pedir para que se manifeste sobre o triste destino que está sendo dado a este local: um enorme “cimentado” com poucas árvores e sem os legítimos pinheiros araucária que deram o nome ao bairro.
    Comente publicamente sobre isto e talvez ainda seja possível incluir algumas araucárias
    naquele árido cenário.

  5. Pingback: Sao Paulo y las áreas verdes: la victoria del parque Augusta | Shall I spell it?

  6. Henrique disse:

    Olá Ricardo!
    Pode me dar uma ideia de quantas árvores temos na cidade de São Paulo. Posso te explicar o motivo da minha duvida, se quiser.
    Grato,
    Henrique.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s