Homenagem ao cambuci de Santo Amaro – Dia da Árvore

O centenário cambuci de Santo Amaro

O antigo cambuci de Santo Amaro

Quando Santo Amaro ainda era um município separado de São Paulo, no começo do século passado, deve ter nascido o grande e antigo cambuci (Campomanesia phaea) que hoje luta para sobreviver na Praça Salim Farah Maluf. Atualmente transformado em lixeira por alguns, com muitos papéis e plásticos nas feridas de seu tronco causado por podas erradas, um arame o enforcando bem apertado no alto e sinais de cupins e fungos no tronco, segue resistindo ao esquecimento da Prefeitura e desconhecimento de quem passa ali.

Lata de lixo centenária

Lata de lixo centenária

Grosso arame enforcando a árvore rara.

Grosso arame enforcando a árvore rara.

A poda mal feita resultou na podridão da madeira e fungos e cupins.

A poda mal feita resultou na podridão da madeira e fungos e cupins.

Árvore hoje raríssima na metrópole – dá para contar em uma mão os cambucis adultos na malha urbana – é nativa da Mata Atlântica paulistana e produtora de saborosos frutos. Na década de 1940 a espécie foi eleita a “árvore-símbolo de São Paulo”, justamente por ter seu principal local de ocorrência onde hoje é a cidade de São Paulo e forte ligação histórica com seu povo. Sobreviveu somente no nome do bairro. Também foi assim com o bairro de Pinheiros, batizado por causa da abundância de araucárias que haviam ali.

O interessante fruto do cambuci

O interessante fruto do cambuci

No dia da árvore, lembrar de casos como o cambuci é perceber que as cidades já foram natureza, e que meio ambiente na cidade é principalmente a vegetação, e não somente temas como carbono, economia de água e reciclagem de lixo. São Paulo destruiu em menos de um século um patrimônio ambiental de florestas e cerrados e se tornou a maior cidade brasileira, e mesmo assim os seus poucos vestígios não estão a salvo. O cambuci que o diga.

Mais informações e outras árvores raras de São Paulo:

http://www.veteranasdeguerra.org/

Ricardo Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em amigos das árvores de São Paulo, arborização urbana, Árvores de São Paulo, Árvores históricas de São Paulo, árvore urbana, árvores, árvores brasileiras, árvores frutíferas, árvores nativas, árvores ornamentais, bairro de Pinheiros, Biodiversidade paulistana, fotografia árvores, telhados verdes e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Homenagem ao cambuci de Santo Amaro – Dia da Árvore

  1. lucia helena marciani da silva disse:

    Ricardo, bom dia! to lindo ver uma rvore antiga mas triste saber da sua luta para sobreviver! D uma angstia na gente que chega doer! O povo em geral nem nota essas raridades e tratam como se lixeira mesmo! Uma rvore dessa, era para estar cercada, no minimo com uma placa e homenagens ela! Perto daqui onde moro, existe uma rvore muito antiga. Ela est na beira da Avenida. Fica uma parte na calada e outra na avenida! Foi colocado uma proteo ao redor mas no tiraram a rvore! Os carros tem que passar na parte que sobrou. Quem no deixou derrub-la foi um salvador! Tem outra que um muro foi feito mas tambm no tiraram a rvore! Se der para parar na avenida, vou tirar umas fotos! Abraos!! Date: Wed, 18 Sep 2013 23:59:36 +0000 To: marciani-silva@hotmail.com

  2. Isa Maria Borba disse:

    É uma pena ver a situação de diversas árvores na nossa cidade. É lamentável que os habitantes da cidade não se preocupem , adequadamente, com a natureza. Mas ainda nos resta a esperança de termos raríssimas pessoas que cuidam dela. Hoje na cidade há lindas árvores de Ipê Amarelo e Primaveras, floridos. Estão maravilhosos. É para se curtir..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s