Quando Santo Amaro ainda era um município separado de São Paulo, no começo do século passado, deve ter nascido o grande e antigo cambuci (Campomanesia phaea) que hoje luta para sobreviver na Praça Salim Farah Maluf. Atualmente transformado em lixeira por alguns, com muitos papéis e plásticos nas feridas de seu tronco causado por podas erradas, um arame o enforcando bem apertado no alto e sinais de cupins e fungos no tronco, segue resistindo ao esquecimento da Prefeitura e desconhecimento de quem passa ali.
Árvore hoje raríssima na metrópole – dá para contar em uma mão os cambucis adultos na malha urbana – é nativa da Mata Atlântica paulistana e produtora de saborosos frutos. Na década de 1940 a espécie foi eleita a “árvore-símbolo de São Paulo”, justamente por ter seu principal local de ocorrência onde hoje é a cidade de São Paulo e forte ligação histórica com seu povo. Sobreviveu somente no nome do bairro. Também foi assim com o bairro de Pinheiros, batizado por causa da abundância de araucárias que haviam ali.
No dia da árvore, lembrar de casos como o cambuci é perceber que as cidades já foram natureza, e que meio ambiente na cidade é principalmente a vegetação, e não somente temas como carbono, economia de água e reciclagem de lixo. São Paulo destruiu em menos de um século um patrimônio ambiental de florestas e cerrados e se tornou a maior cidade brasileira, e mesmo assim os seus poucos vestígios não estão a salvo. O cambuci que o diga.
Mais informações e outras árvores raras de São Paulo:
http://www.veteranasdeguerra.org/
Ricardo Cardim
Ricardo, bom dia! to lindo ver uma rvore antiga mas triste saber da sua luta para sobreviver! D uma angstia na gente que chega doer! O povo em geral nem nota essas raridades e tratam como se lixeira mesmo! Uma rvore dessa, era para estar cercada, no minimo com uma placa e homenagens ela! Perto daqui onde moro, existe uma rvore muito antiga. Ela est na beira da Avenida. Fica uma parte na calada e outra na avenida! Foi colocado uma proteo ao redor mas no tiraram a rvore! Os carros tem que passar na parte que sobrou. Quem no deixou derrub-la foi um salvador! Tem outra que um muro foi feito mas tambm no tiraram a rvore! Se der para parar na avenida, vou tirar umas fotos! Abraos!! Date: Wed, 18 Sep 2013 23:59:36 +0000 To: marciani-silva@hotmail.com
É uma pena ver a situação de diversas árvores na nossa cidade. É lamentável que os habitantes da cidade não se preocupem , adequadamente, com a natureza. Mas ainda nos resta a esperança de termos raríssimas pessoas que cuidam dela. Hoje na cidade há lindas árvores de Ipê Amarelo e Primaveras, floridos. Estão maravilhosos. É para se curtir..