Árvore da Mata Atlântica está sendo vagarosamente derrubada em São Paulo

 

??????????

Em uma cidade que tem 80% das suas árvores de origem estrangeira, uma árvore nativa da Mata Atlântica já é exceção. Se for ainda sobrevivente da época pré-urbanização, então pode ser considerada raridade. É o caso desse camboatã (Cupania vernalis), um exemplar adulto e velho, que está na região do Largo 13 de maio em Santo Amaro.

Com diversas marcas e tentativas de derrubá-lo, parece que não conseguirá sobreviver por muito mais tempo. Conheci-o em 2010 com uma grande copa, de ampla sombra e produção de frutos apreciados pelos pássaros, e o encontrei recentemente assim: sem copa, poucos galhos e profundas marcas no tronco de machado e facão. Resistiu a urbanização à sua volta por décadas, e sem motivo algum, já que não há nada em sua volta que pudesse justificar um inimigo, está sendo eliminado.

E assim, São Paulo vai perdendo não somente seu verde, mas também sua história e biodiversidade. Certamente se houvesse mais divulgação e educação ambiental sobre a importância de exemplares nativos como esses, tais situações poderiam ser evitadas.

árvore sendo cortada em São Paulo - folhas - foto de Ricardo Cardim - direitos reservados

 

árvore nativa sendo cortada em São Paulo - foto de Ricardo Cardim - direitos reservados

Para conhecer e compartilhar mais árvores sobreviventes da Mata Atlântica, conheça a campanha “Veteranas de Guerra” da SOS Mata Atlântica: http://www.veteranasdeguerra.org

 

 

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em amigos das árvores de São Paulo, Árvores de São Paulo, Árvores históricas de São Paulo, árvore urbana, árvores, árvores brasileiras, árvores nativas, Biodiversidade paulistana, Botânica, destruição do verde em São Paulo, História de São Paulo, Mata Atlântica, meio ambiente urbano em São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Árvore da Mata Atlântica está sendo vagarosamente derrubada em São Paulo

  1. Luiz Augusto Pavanello disse:

    Tem que mandar prender o dono do estacionamento.

  2. bruno fernandes dos santos disse:

    É ricardo pra td lugar, e td os dias, derrubam árvores em SP e outros lugares, hoje denunciando é difícil conter essas pessoas, e rapidamente veremos só concreto

  3. Marilia disse:

    Além dessa destruição temos o poder público abrindo mão de nosso patrimônio ambiental responsável pela produção de árvores nativas para o Município de São Paulo.
    O Parque Cemucam e o Viveiro Harry Bloosfeld estão em processo de doação para o município de Cotia!!!
    ‘Cariana’ conta em seis minutos a importância de se preservar esse patrimônio de todos nós.

    Ajude a divulgar!

  4. Que vergonha onde andam os fiscais da Subprefeitura de Santo Amaro ou A Lei de Crimes Ambientais e a fiscalização do DECONT/SVMA – DGDs etc.???? antes foram muito eficientes e o proprietário teria levado uma multa de módicos 10 mil reais apenas…E.P

  5. Tiago Gouvêa disse:

    Nossa! Tremenda sacanagem com a árvore! Só não digo que agem como animais por que animais não fazem isso. Caberia nessa situação alguma denuncia? Isso me lembra o Guapuruvú ao lado da ponte que dá acesso a av. Tancredo Neves, que foi cortado radicalmente várias vezes abaixo da copa, por conta de um Outdoor que ficava atrás. Foi Salvo pela lei cidade limpa do Kassab. Espero que deixem o Camboatã se recuperar e que sobreviva como o Guapuruvú.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s