Natureza, paisagem original e urbana de São Paulo pelo artista Daniel Caballero

Poucos são os artistas que relacionam o meio ambiente urbano e suas questões. Daniel Caballero, artista paulistano, é um raro exemplo de conhecedor e observador das paisagens de São Paulo e seus paradoxos, transitando com fidelidade nas suas obras entre os primitivos campos-cerrados e as atuais áreas verdes urbanas na metrópole do século XXI. Na sua atual exposição “O Jardim”, o artista traz imagens e desenhos muito interessantes também do ponto de vista botânico e histórico.

Pândanos de Madagascar mesclados a orquídeas azuis e paisagens ancestrais

Pândanos de Madagascar mesclados a orquídeas azuis e paisagens ancestrais

Na exposição, vários painéis apresentam um acúmulo de antigas imagens naturalistas de diferentes épocas misturadas a fotografias atuais de plantas de jardim ornamentais, criando um forte contraste entre o passado nativo e a vegetação exótica. Em outra parte, grandes extensões de vidros foram pintadas recriando um exato cerrado típico dos antigos Campos de Piratininga e suas plantas, como a língua-de-tucano, barba-de-bode e candeias. A transparência do vidro cria uma impressão muito interessante entre o desenho  da paisagem ancestral daquele local (os Campos de Piratininga com sua vegetação agreste) e a realidade logo atrás, com a vista dos extensos jardins de plantas exóticas de todas as partes do planeta e  edificações, variando conforme o horário.

Cerrado fantasma nos vitrais.

Cerrado fantasma nos vitrais.

Ao meu ver, o principal legado ambiental do trabalho é o questionamento sobre uma paisagem que existiu durante milhares de anos no local (os campos-cerrados) com toda uma exuberância e biodiversidade própria, e que em poucos séculos desapareceu a ponto de não trazer nenhum tipo de conexão com a atual metrópole e seus habitantes. A ideia de natureza para a atual geração de paulistanos passou a ser a paisagem artificialmente implantada nas ruínas desse cerrado, composta pelas edificações, ruas e  a atual massa verde de plantas ornamentais e exóticas do paisagismo e arborização, como o pândano, que nada tem a ver com aquela paisagem original totalmente esquecida, ponto explorado pelo artista com maestria nos painéis de colagens e vitrais pintados e suas transparências através das plantas nativas, gerando a ideia de uma “vegetação-fantasma”.

A esquerda, as flores do juquiri, seguidas pelas do capim rabo-de-burro

A esquerda, as flores do juquiri, seguidas pelas do capim rabo-de-burro

Para visitar:

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS  – Vila Clementino – Rua Borges Lagoa, 1.450, tel. (11) 5080-4000. Diariamente, 24h. www.hpev.com.br

Vídeo explicativo:

 

Ricardo Cardim

Anúncios

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, Árvores históricas de São Paulo, árvores, Biodiversidade paulistana, Botânica, campos cerrados em São Paulo, cerrado em São Paulo, curiosidades do verde paulistano, destruição do verde em São Paulo, meio ambiente urbano em São Paulo, São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Natureza, paisagem original e urbana de São Paulo pelo artista Daniel Caballero

  1. Heloisa Lodder de Oliveira disse:

    Olá Ricardo,
    Fantástica esta publicação! Principalmente porque vem de encontro com um projeto fotográfico neste tema, que estou começando a desenhar.
    Após assistir o seu curso de Paisagismo Sustentável, além de despertar um novo olhar para o desenho e foco do meu paisagismo, despertou minhas formações anteriores, em artes e em fotografia.
    Um super abraço!
    Heloisa Lodder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s