Pau-brasil no meio da Mata Atlântica – árvore rara achada na cidade do Rio de Janeiro

 

Árvore que nomeou nosso país, o pau-brasil (Caesalpinia echinata) é hoje mais fácil de ser encontrado na arborização e paisagismo urbano graças ao trabalho de alguns preservacionistas que divulgaram e propagaram mudas da espécie nas últimas duas décadas. Mas na natureza, em seu local original – a Mata Atlântica do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro – é extremamente difícil encontrá-lo, principalmente em porte adulto e bem-formado, dado o histórico severo de devastação que a espécie sofreu.

A surpresa maior foi achar um velho exemplar de pau-brasil, com tronco comprido e retilíneo de grande altura, no meio da Mata Atlântica que fica debaixo do famoso bondinho que liga a pedra do Pão-de-Açucar ao Morro da Urca, em uma trilha muito frequentada.

Exemplar de pau-brasil adulto nas matas do cartão-postal carioca.

Exemplar de pau-brasil adulto nas matas do cartão-postal carioca.

Não é possível saber se ele é nativo e remanescente de populações antigas ou alguém plantou o exemplar  há mais de 60 anos atrás (idade mínima que o exemplar aparenta).O trecho de Mata Atlântica onde vive tem um históricos de agressões e devastações que remonta a quase 500 anos, já que a cidade do Rio de Janeiro foi fundada por ali. Independente dessas possibilidades, o fato é que a árvore representa excelentemente como era o porte da espécie na Mata Atlântica pré-descobrimento, com tronco reto e ideal para fornecimento de madeira, justamente as preferidas para corte. Merecia uma placa da prefeitura carioca e participar das atrações turísticas locais.

Escala para observar as dimensões do exemplar.

Escala para observar as dimensões do exemplar.

Endereço: Na Praia Vermelha, em sua extremidade esquerda para quem olha ao mar fica a trilha Cláudio Coutinho, e após algumas centenas de metros existe uma placa indicando a entrada da trilha à esquerda, que tem uma escadaria de troncos e terra batida. O pau-brasil fica logo depois dos primeiros lances, visível por sua casca descamante de cor avermelhada.

Ricardo Cardim

 

Anúncios

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em árvores, árvores brasileiras, árvores do Rio de Janeiro, árvores nativas, árvores ornamentais e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Pau-brasil no meio da Mata Atlântica – árvore rara achada na cidade do Rio de Janeiro

  1. Leila Minari disse:

    Leila Minari Enviado via iPhone

    Em 14/02/2013, s 20:06, “\”rvores de So Paulo\”” escreveu:

    WordPress.com Ricardo Cardim publicou: ” rvore que nomeou nosso pas, o pau-brasil (Caesalpinia echinata) hoje mais fcil de ser encontrado na arborizao e paisagismo urbano graas ao trabalho de alguns preservacionistas que divulgaram e propagaram mudas da espcie nas ltimas duas d”

  2. vanessa disse:

    ameiii saber disso a muiito tempo que eu procuro saber disso ….

  3. Madalena de Lourdes Barbosa Oliveira disse:

    linda árvore gostei de saber que gente preocupada com elas!

  4. Yasmin disse:

    Boa noite Ricardo!!
    Meu nome é Yasmin e tenho 9anosEstou fazendo uma pesquisa sobre o pau – brasil e preciso saber em quais estados é possível ainda encontrar essas árvores além do Rio de Janeiro que vi na sua matéria ou se você sabe de algum site que possa me ajudar.

    Obrigada

    • Julio disse:

      eu tenhu varios exemplares no meu sitio em mogi das cruzes talvez uns com mais de 500 anos ja velho e descascando ..me ligue 987839851

  5. lucas disse:

    nossa mano gostei

  6. lucas disse:

    esse site me ajudou muito na minha pesquisa de historia vlw msm flw flw

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s