Telhados verdes no Brasil e sua vegetação – o desafio da sustentabilidade real

Cidades sustentáveis já estão se tornando realidade em países como Alemanha, Japão e EUA. No Brasil, ainda existem muitos desafios em nossas metrópoles, mas novas ferramentas estão se popularizando, como os telhados verdes. Fundamentais para aumentar a cobertura verde urbana e os serviços ambientais que resultam em mais qualidade de vida e saúde pública, já são incentivados por lei em algumas cidades como o Rio de Janeiro, através da Certificação Qualiverde.

Trabalho também com telhados verdes, e no Brasil muitas coberturas assim ainda são literalmente copiadas da Europa e Estados Unidos sem uma adaptação adequada para a nossa realidade, resultando em situações como telhados recobertos por plantas suculentas ou sedum – plantas estrangeiras e típicas de desertos – para se economizar na irrigação.

Tais plantas suculentas evoluíram em situações drásticas como os desertos americanos e da Ásia – bem diferentes da realidade brasileira – e apresentam uma fotossíntese especial para economizar água, chamada CAM. Justamente por isso, o uso de plantas suculentas  em áreas urbanas trazem escassos serviços ambientais, já que praticamente não liberam umidade no ar e resfriam o ambiente.

Outro aspecto importante é atentar para o fato de o Brasil ser o país com a maior biodiversidade do mundo, e o paradoxo de se usar plantas de desertos estrangeiros nas nossas cidades, que não atendem a aviafuna e o equilíbrio ecológico.

Pensando nisso, desenvovemos em nossa empresa, a SkyGarden, telhados verdes que recriam os Biomas nativos na cobertura dos edifícios. Com tecnologia simples e durável, pode se ter vegetação de Cerrado  em um jardim com 7 cm de espessura e 60 kg. por m² e Mata Atlântica com árvores de até 4 metros e grande densidade em 20 cm de espessura e 400 kg. por m².

A proposta é trazer para cima dos edifícios parte da biodiversidade perdida com a urbanização, e ao mesmo tempo fortalecer os serviços ambientais com uma baixa manutenção e grande durabilidade natural, em um telhado verde ideal para a realidade ambiental brasileira.

Telhado verde com plantas suculentas de deserto nos Estados Unidos.

Telhado verde com plantas suculentas de deserto nos Estados Unidos.

Telhado verde SkyGarden com Mata Atlântica e paisagismo -serviços ambientais efetivos.

Telhado verde SkyGarden com Mata Atlântica e paisagismo -serviços ambientais efetivos.

Para conhecer melhor, recomendo –

http://www.skygarden.com.br/index.php/biodiversidade/telhado-verde-biodiversidade

 

Ricardo Cardim

POST NÚMERO 300

Anúncios

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em árvores, Biodiversidade paulistana, sustentabilidade urbana, telhado verde, telhados verdes e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s