Cidades sustentáveis já estão se tornando realidade em países como Alemanha, Japão e EUA. No Brasil, ainda existem muitos desafios em nossas metrópoles, mas novas ferramentas estão se popularizando, como os telhados verdes. Fundamentais para aumentar a cobertura verde urbana e os serviços ambientais que resultam em mais qualidade de vida e saúde pública, já são incentivados por lei em algumas cidades como o Rio de Janeiro, através da Certificação Qualiverde.
Trabalho também com telhados verdes, e no Brasil muitas coberturas assim ainda são literalmente copiadas da Europa e Estados Unidos sem uma adaptação adequada para a nossa realidade, resultando em situações como telhados recobertos por plantas suculentas ou sedum – plantas estrangeiras e típicas de desertos – para se economizar na irrigação.
Tais plantas suculentas evoluíram em situações drásticas como os desertos americanos e da Ásia – bem diferentes da realidade brasileira – e apresentam uma fotossíntese especial para economizar água, chamada CAM. Justamente por isso, o uso de plantas suculentas em áreas urbanas trazem escassos serviços ambientais, já que praticamente não liberam umidade no ar e resfriam o ambiente.
Outro aspecto importante é atentar para o fato de o Brasil ser o país com a maior biodiversidade do mundo, e o paradoxo de se usar plantas de desertos estrangeiros nas nossas cidades, que não atendem a aviafuna e o equilíbrio ecológico.
Pensando nisso, desenvovemos em nossa empresa, a SkyGarden, telhados verdes que recriam os Biomas nativos na cobertura dos edifícios. Com tecnologia simples e durável, pode se ter vegetação de Cerrado em um jardim com 7 cm de espessura e 60 kg. por m² e Mata Atlântica com árvores de até 4 metros e grande densidade em 20 cm de espessura e 400 kg. por m².
A proposta é trazer para cima dos edifícios parte da biodiversidade perdida com a urbanização, e ao mesmo tempo fortalecer os serviços ambientais com uma baixa manutenção e grande durabilidade natural, em um telhado verde ideal para a realidade ambiental brasileira.
Para conhecer melhor, recomendo –
http://www.skygarden.com.br/index.php/biodiversidade/telhado-verde-biodiversidade
Ricardo Cardim
POST NÚMERO 300