Uma “lenda urbana” provoca ferimentos graves em árvores frutíferas na cidade de São Paulo, com as mangueiras sendo as vítimas prefenciais. Trata-se do hábito de fazer profundos cortes de facão ou machado em toda a extensão do tronco, atingindo até o cerne da planta.
Normalmente, os exemplares assim marcados são aqueles próximos à locais com constante presença de pessoas, como guaritas de vigilância em ruas, canteiros centrais e praças. O motivo é simples – alguns “agricultores urbanos” acreditam que fazendo esses tipos de cortes promovam uma frutificação melhor e abundante.
Talvez até realmente funcione, com a árvore sendo ferida de morte e levando-a a focar toda a sua energia na frutificação, na tentativa desesperada de frutificar e perpetuar a espécie. Mas o efeito colateral é devastador para a saúde da planta, com abertura de cortes que podem levar a invasão de doenças e até matar a árvore, além de no mínimo destruir a beleza de sua casca.
Conforme a legislação da cidade de São Paulo, esse ato é crime e punido com multas a partir de R$ 10.000,00.
Ricardo Cardim
Acredito que muitas coisas que acontecem é por falta de conhecimento.
A ignorância é a chave da pobreza
Eu não sabia! Agora sei…
Se usassem cobertura vegetal (viva e morta) no entorno das mangueiras, com plantas fixadoras de nutrientes e com raízes de diferentes profundidades, que atraiam a fauna silvestre, elas seriam mais saudáveis e produziriam mais sem que se precise adubar nem recorrer aos cortes.
EU SEMPRE SOUBE DESSE COSTUME IDIOTA, NUNCA ACREDITEI NISSO,TIVE 2 ABACATEIROS EM MEU QUINTAL E SEMPRE PRODUZIRAM MUITO SEM QUE FOSSE PRECISO FERI-LO DESSA FORMA,VAMOS ACABAR COM ESSE COSTUME.
olá! tenho uma duvida?
na porta do meu edificio tem uma arvore e algum f d p fez aquele contorno em volta tentando mata-la sera que posso fazer algo para tentar salvar a arvore???
rua cunha gago,162 pinheiros
espero que alguem leia este apelo!!!!!!!!!