Envenenamento de árvores – prática ainda comum em São Paulo

As velhas ladainhas – justificativas para a morte de milhões de árvores urbanas ao longo dos tempos – de que folha é sujeira, raiz levanta calçada, copa atrapalha a placa comercial, joga folha no porcelanato, etc., etc., ainda provoca vítimas em pleno século XXI. Dessa vez foi um alfeneiro adulto, de grande porte, que foi aparentemente envenenado em uma bairro paulistano.

Percebido por moradores atentos à importância das árvores para a qualidade de vida na metrópole, o ato acabou denunciado no Ministério Público e gerou multa por parte da Secretaria do Verde. Ações egoístas como essas não podem ficar impunes. O dano já está feito, e mesmo que se plantem mudas no lugar, o prejuízo ambiental durará no mínimo 10 (tempo da muda crescer), enquanto isso, a comunidade local e a cidade terão menos serviços ambientais.

Orifício feito com furadeira elétrica para injeção de veneno no tronco.

chão forrado de folhas verdes e sadias por causa do veneno aplicado.

Chão forrado de folhas verdes e sadias por causa do veneno aplicado.

A sábia denúncia feita pelos moradores da rua.

A sábia denúncia feita pelos moradores da rua.

Alfeneiro de formação e porte adequado para disponibilizar serviços ambientais e beleza para população paulistana.

Alfeneiro de formação e porte adequados para disponibilizar serviços ambientais e beleza para a população paulistana. Sobreviverá?

 

E o mais comum depois de matar a árvore da frente de casa é o “arvoricida” estacionar seu carro embaixo da árvore do vizinho.

Endereço do crime ambiental: Rua José Ubaldo Lomonaco, 331 – Jardim da Glória – São Paulo

 

Ricardo Henrique Cardim

 

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em arborização urbana, Árvores de São Paulo, árvore urbana, destruição do verde em São Paulo, meio ambiente urbano em São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

25 respostas para Envenenamento de árvores – prática ainda comum em São Paulo

  1. dalva disse:

    Pobre odeia árvore. Acho que ele identifica árvore com mato, e mato com retrocesso à selva de onde veio – e de onde nunca deveria ter saído. E eu digo pobre não só ao pobre de bens mate-riais, aquele que compra um lotezinho e “bate um cimentão de fora a fora”, mas o pobre geral, o pobre de espírito. Esse sim, deveria ser vítima de uma furadeira no meio da cabeça oca, e recheado com veneno de árvore. Esses, igualmente àqueles que maltratam animais indefesos. Revoltante…

  2. Livio disse:

    Ricardo,

    O que há de novo, em relação à “tecnologia” de, digamos, melhorar as condições para se hospedar uma árvore nas nossas calçadas ?
    Sei que existem ladrilhos permeáveis, eu vi outro dia, ao redor de uma árvore, um espaço na calçada com um tipo de “grade de metal” que permitiria até a manutenção de uma certa serapilheira abaixo de sua copa.

    Abraço

    Livio

    • Guilherme disse:

      Triste, muito triste saber desses envenenamentos.
      Sou paulistano e estou em Maringá-PR faz 2 anos. Só sei que todos têm muito para aprender aqui. Os do bem, se aprimorariam, os do mal, aprenderiam, os demais teriam que descer do muro. 😀
      Procure Maringá na internet, em vistas aéreas, e não a encontrará, é só árvore! 🙂
      Abraço e disposição a todos!

  3. Lamentável mesmo. O brasileiro reclama das árvore em seu mais, porque as folhas sujam a calçada, porém acharam o outono dos EUA maravilhoso…
    Muito triste isso. Não dão valor para os serviços prestados pelas árvores.
    Fico em dúvida se é falta de conhecimento, malandragem…
    Enfim, força pra nós que lutamos por cidades mais verdes e mais harmoniosas..
    Abraços.

  4. Ricardo, os moradores do Largo São Rafael da Mooca, estamos sofrendo com a destruição que a Prefeitura está tentando fazer com as nossas Tipuanas centenarias que estão ao redor da escola e igreja do Largo, com calçadas amplas e de grande portes, eles querem tirar de todo o jeito uma arvore Sádia até mesmo no proprio laudo deles só por que ela está na frente de um portão da escola que foi construido com árvore já ali!!!! Pode??? Estamos abrindo um processo contra a prefeitura pela atitude outro criminal contra todas as leis existentes e começando uma briga imensa para persevar o nosso pedacinho de céu que temos no coração da cidade!!! Se quiser mais detalhes e fotos entre em contato toda ajuda é muito bem recebida, estamos sendo apoidos pelo partido PHS, para as formalidades burocraticas e tentando fazer a denuncia pública em midia, mas essa está dificil…se não tem sangue não interessa!!

    Obrigada.

  5. Maria luzia figueiredo Silva disse:

    Exemplos que nós, Soteropolitanos, deveríamos seguir: estão acabando com as lagoas e mata da Av. Paralela.Os Construtores n sabem fazer projetos incluindo lagos e árvores nativas é muito triste e feio.Na Florida, os Condomínios, a maioria tem lagoas, acho que eles até criam, pois são pouco os que n tem. Em Salvador eles aterram.
    Parabéns a vocês Paulistas e o Carioca que também é muito ecológico.
    Abraços

    • Claudio disse:

      Falo isso todos os dias qdo passo na paralela, então fazendo a limpa na mata atlântica como eles dizem, mas vai eu e vc derrubar uma árvore q é crime ambiental!

  6. Takashi Obata disse:

    Vandalismo e descaso ambiental na av.Tancredo Neves; a prefeitura acabou de plantar várias mudas entre a rua do Manifesto ao Túnel Maria Maluf, elementos desclassificados quebraram quase todas, isto é exemplo de ignorantes sem a mínima noção da importância de cada árvore que tem para o solo e ar, significa a falta de educação ambiental no currículo escolar.

  7. mauricio lima disse:

    se a prefeitura viesse podar. ou mesmo a eletropaulo (energia de s. paulo) a arvore aqui por exemplo toca os fios, destruiu a calcada, cada caminhao que passa ou desatentos bate na arvores e joga folhas em 2 bueiros, ou eles jogam de repente para a contra-mao… A prefeitura disse que vem podar faz 6 meses e a companhia eletrica veio e mudou os fios de lugar… sendo que é a unica arvore que sobrou na rua, todas as outras foram removidas e não podadas, logico deram uma grana pro mesmo engenheiro que veio estudar a poda rrsrsrrsr que eu solicitei… o mesmo engenheiro é o que multa, mas é o que recebe a grana e decreta a remoção… duvida cruel… isso é s. paulo, isso é brasil… triste!

  8. Muito triste isso. Moro em frente à uma grande obra onde está sendo contruído um grande condomínio. Pelo projeto, é óbvio, o portal de entrada coincide com uma árvore e logicamente a envenenaram. A solução encontrada pelo “ser humano” é sempre a destruição!

  9. rosilda disse:

    Moro na Região Metropolitana de Campinas, na cidade de Sumaré. Há 20 anos, quando eu e meu esposo escolhemos esse local para construir nossa casa, havia apenas três casas na rua. Durante a construção, plantamos 2 ipês amarelos em frente à residência, que foram escolhidos com muito critério e orientações de um engenheiro agrônomo. Eles cresceram fortes e saudáveis. Na época da florada, as pessoas paravam seus carros em frente a nossa casa para fotografar o espetáculo. Temos fotos de TODOS os anos, de todas as floradas. Muita sombra, muitas flores, muita beleza e muito conforto térmico em dias escaldantes. Folhas caindo antes da florada e sementes na calçada após o espetáculo de flores. No mais, beleza e sombra. Ontem, após uma chuva, um dos ipês caiu. Uma árvore jovem, forte, bem plantada e enraizada… Achamos muito estranho… Ao entrar em contato com nosso amigo, engenheiro agrônomo, e relatar o caso e algumas especificidades encontradas no tronco e na raíz ele foi taxativo: o ipê foi envenenado! Choramos de tristeza… Quem faz isso a uma criatura indefesa é capaz de QUALQUER coisa! Estamos desolados, mas não vencidos: em nossa casa, plantadas em vasos gigantes, estão um ipê rosa e uma muda de uva japonesa, ambas com mais de dois metros. Elas já têm destino certo. Antes, porém, vamos avançar para a rua o nosso sistema de monitoramento. As prefeituras precisam monitorar ruas para poder punir quem comete esse tipo de crime. Crime ambiental dá cadeia! E, aos que assassinaram nosso ipê, um recado: mataram uma árvore muito querida, muito amada e muito especial, que estava aqui antes de vocês chegarem. Mataram uma. Plantaremos duas!!! Ah! E estamos, literalmente, de olho em vocês. E gravando!

  10. Eu disse:

    parece coisas dos “estrageiros”

  11. jose Aparecido dos reis disse:

    Meus amigos, estou desesperado, pois descobri hoje que envenenaram uma sibipiruna de minha calçada, o pior é que sei quem é o criminoso mas, não tenho provas.

  12. Renato disse:

    Que tipo de imbecil ataca uma árvore?… Algo para todos, sombra para todos, ar para todos!… Já se é confirmado que bairros arborizados valorizam os imóveis…. Agora, não!… Não se pode ter árvores em bairros de São Paulo, porque tem gente que não gosta!…. Ainda mais São Paulo que é poluída, cinza e feia!…. Eu heim?!

  13. Patricia disse:

    Triste mesmo.

    Estou desesperada, a arvore enfrente a minha casa aparentemente foi envenenada, TB, verifiquei que o caule dela está descascado e tem uma espécie de sbstáncia de coloração escura no local, tb existem pequenos furos como de furadeira, no mesmo local.

    Não tenho provas, poré desconfio de meu visino, pois, o mesmo manifestou vontade de arrancar a árvore, e confessou que já havia pesquisado como se matava uma árvore, visto que a mesma está destruindo nossas calçadas, derruba muitas folhas e o atrapalha na hora de quardar o carro.

  14. Daniele disse:

    Ricardo, sei da importância das arvores, do quanto hoje elas estão escassas, etc…. mas existe alguma regra para o plantio? Te pergunto isso pois meu vizinho plantou uma mangueira rente ao muro que nos dividi e ela cresce sentido minha casa… em dois anos ela já atingiu metade do meu telhado e sempre que venta e chove seus galhos (muito grossos) raspam no telhado, chegando até a levantar algumas telhas, o que com a chuva acabou por entrar água na minha casa. Sem falar do quintal que com a queda das mangas trazem insetos e até ratos.
    Já conversei com o vizinho, pedi para podar somente o meu lado, me propus a pagar um biologo e jardineiro para que a poda seja feita na epoca correta e de forma saudável para a arvore, mas não teve acordo. Ele me disse que não existe nenhuma lei que o obrigue a podar a arvore, mesmo que ela destrua minha casa.
    Realmente é isso? Não existe leis ou critérios para o plantio?

    • Noerly disse:

      Estou com o mesmo problema. A Defesa Civil disse que só poderá intervir se a arvore cair sobre minha casa. Ai, eu pergunto: e se eu e meus filhos morreram ???

  15. Rafael Bastos Vieira disse:

    Ok, matar árvore é crime! Mas quando esta árvore está arrebentando o muro e as paredes de sua casa, o que fazer?

  16. Analice disse:

    Bom dia,
    Meu vizinho de rua teve o terraço derrubado quando uma árvore de nome CASTANHOLA caiu, ela estava do outro lado da rua. Sorte não machucar nenhum morador. Já faz uns dois meses que o galho mais frágil de uma bela árvore de grande porte caiu em uma outra rua aqui perto,caindo sobre o rede elétrica deixando os moradores sem luz inclusive a minha rua. A prefeitura nunca mandou um engenheiro para colocar qualquer estrutura que a impeça de cair. Ela está bem inclinada. Devem esperar que algum inverno coloque ela abaixo. Acabei de pedir autorização para a retirada de um FICUS, que as raízes já racharam o tanque de água do prédio duas vezes. Não somos ricos para ficar pagando a conta de um mesmo serviço cuja solução é a erradicação, remoção para outro lugar (MUITO CARO) ou fazer uma estrutura subterrânea que impeça as raízes de entrarem no prédio e danificarem o tanque de água. No país em que madeireiras agem na cara do governo e fora dele,no intuito de fornecer material para os condomínios de luxo de dentro e fora do país, para o cidadão que paga altos impostos e ainda tem que ouvir que é um simples pobre de espírito ou economicamente desprovido de bens materiais e por isso é um imbecil atacador de árvores, digo que adoro árvores e plantas. Na minha antiga casa havia quase um mini sítio de árvores frutíferas. As vezes as pessoas estão tão preocupadas com os problemas da humanidade que não conseguem enxergar o problema de uma pessoa. As leis são mais rigorosas e aplicadas a quem está só e isolado, como um Zé qualquer que mata um passarinho pra sobreviver, que os grupos mafiosos do tráfico ou o rico que mata uma árvore, pois, está impedindo seu belo muro ou apenas a árvore cai muitas folhas.
    O FICUS da frente do meu prédio é lindo e eu adoro plantas e árvores, mas, espero que a prefeitura tome logo as providências necessárias nos dando autorização para o substituír por uma árvore que não nos prejudique, e antes que as raízes se desenvolvam novamente e rachem o tanque de água. Me deram quinze dias.
    Achando qualquer erro de português é favor não comentar, pois, acredito que analfabetos também têm direito de opinar mesmo sem saber falar ou escrever o idioma corretamente.

  17. Walmor Piva Filho disse:

    Em Curitiba-PR o pinheiro Araucária é simbolo e protegido por lei. Dificilmente é autorizado o corte. Porém o que mais tenho visto são pinheiros quase centenários que começam a secar “misteriosamente” e sofrer lentamente por anos, até que seja autorizado o corte.
    Será que os orgãos competentes não estão vendo isto! Será que é necessários estar fazendo denúncia anônima! As punições estão sendo cumpridas!

  18. bruno disse:

    E triste a mentelidade das pessoas envenenando arvores temos que pensar um pouco ,vc gostaria de ser envenenado? se a arvore incomoda, os incomodados que se mudem

  19. David disse:

    O verdadeiro crime com certeza não é matar a árvore é o irresponsavel que plantou (a prefeitura a maioria das vezes) dar suporte, limpar cuidar. Geralmente é o setor de urbanismo que deve zelar pois esse recebe muito bem grande parte da verba do IPTU, o que acontece na maioria das vezes é que ninguém quer assumir o problema dos outros por que já são muito bem pagos pra isso.

  20. olavio de paula disse:

    muito tristre mesmo, hoje estava passando por uma rua ali perto do elevado no centro de sao paulo . fiquei muito triste ao me deparar com duas arvores em frente a um restaurante , onde aplicaram a injeçao letal. estou chocado ate agora, como faço pra denucia-lo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s