Pouca gente sabe, mas hoje a segunda maior causa de perda de biodiversidade no mundo é causada por um fenômeno que parece banal e sem importância, o hábito de se usar plantas estrangeiras – aquelas que não existiam originalmente no local – em atividades humanas como o paisagismo e arborização urbana, por exemplo. Só perde para a destruição dos habitats pelo homem.
Muitas destas plantas estrangeiras ou exóticas se tornam invasoras de ambientes nativos, competindo por recursos no ambiente com a vegetação ancestral – e ganhando a luta – o que significa a morte das nativas.
Embora grave a ponto de provocar ameaça de extinção às plantas nativas dentro dos poucos remanescentes de Mata Atlântica e cerrado na cidade de São Paulo, o assunto permanece ainda desconhecido pela maioria.
Dentro das pesquisas realizadas nos últimos três anos, estudando a regeneração e ameaças dos campos cerrados paulistanos e alguns trechos de Mata Atlântica no Município, elaborei uma lista com as 29 espécies invasoras mais comuns na metrópole e explicação da situação. Confira no link abaixo:
https://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/plantas-invasoras-lista/
Ricardo Cardim
Tirei umas fotos de uma arvore, localizada dentro da empresa que trabalho, fica na Avenida Atlantica, 748, e ninguem sabe o nome, gostaria de enviar essas fotos, e satisfazer minha curiosidade, é um fruto amarelo, azedo e amargo. do tamanho de uma laranja lima. tem um caroço preto no meio, e é bem carnudo o fruto.