Depois de 3 anos de pesquisas – NOVA página “Lista de plantas invasoras” da cidade de São Paulo

Pouca gente sabe, mas hoje a segunda maior causa de perda de biodiversidade no mundo é causada por um fenômeno que parece banal e sem importância, o hábito de se usar plantas estrangeiras – aquelas que não existiam originalmente no local – em atividades humanas como o paisagismo e arborização urbana, por exemplo. Só perde para a destruição dos habitats pelo homem.

Muitas destas plantas estrangeiras ou exóticas se tornam invasoras de ambientes nativos, competindo por recursos no ambiente com a vegetação  ancestral – e ganhando a luta – o que significa a morte das nativas.

Embora grave a ponto de provocar ameaça de extinção às plantas nativas dentro dos poucos remanescentes de Mata Atlântica e cerrado na cidade de São Paulo, o assunto permanece ainda desconhecido pela maioria.

Dentro das pesquisas realizadas nos últimos três anos, estudando a regeneração e ameaças dos campos cerrados paulistanos e alguns trechos de Mata Atlântica no Município, elaborei uma lista com as 29 espécies invasoras mais comuns na metrópole e explicação da situação. Confira no link abaixo:

 https://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/plantas-invasoras-lista/

 

Ricardo Cardim

Anúncios

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em árvores, Biodiversidade paulistana, Botânica, campos cerrados em São Paulo, cerrado em São Paulo, espécies invasoras, História de São Paulo, meio ambiente urbano em São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Depois de 3 anos de pesquisas – NOVA página “Lista de plantas invasoras” da cidade de São Paulo

  1. AIRTON MEDINA FLORESTA disse:

    Tirei umas fotos de uma arvore, localizada dentro da empresa que trabalho, fica na Avenida Atlantica, 748, e ninguem sabe o nome, gostaria de enviar essas fotos, e satisfazer minha curiosidade, é um fruto amarelo, azedo e amargo. do tamanho de uma laranja lima. tem um caroço preto no meio, e é bem carnudo o fruto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s