A antiga casa da árvore do Bairro do Bexiga

São Paulo ainda conserva interessantes surpresas na sua parte mais antiga. Na rua dos Ingleses, uma pequena casa  espremida entre dois sobrados chama a atenção pela sua aparência, digamos, no mínimo, interessante. Podemos chamá-la de “casa da árvore” graças a floresta em alto-relevo que enfeita toda a fachada, isso sem mencionar o muro, de galhos em cimento pré-moldado.

Há cerca de um século era comum  imitar elementos da natureza em cimento para enfeitar áreas externas, como corrimãos de troncos e galhos de árvores em cimento, assim como pedras e bancos. Podemos ver exemplos desse modismo no Parque da Luz. Pela aparência da casa, parece ser uma residência do começo do século passado, onde os imigrantes italianos que dominavam o Bairro estabeleceram uma arquitetura marcada pelo ecletismo. Mas uma coisa deve ser verdade – o proprietário gostava de árvores e florestas.

 Não achei nenhum registro digno de nota sobre ela, e fica aqui aberto para quem tiver informações. Endereço – Rua dos Ingleses, 115, Bexiga.

Floresta de cimento

O melhor é que ela conseguiu sobreviver ao ímpeto constante de renovação de São Paulo - responsável pela destruição e descaracterização de muitas construções antigas paulistanas. Meus parabéns ao proprietário pela preservação!

Ricardo Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em amigos das árvores de São Paulo, História de São Paulo, São Paulo e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para A antiga casa da árvore do Bairro do Bexiga

  1. dalva disse:

    Surpresa mesmo, Ricardo.

  2. Amanda Pignataro disse:

    Lindaaa! Tem dono?

  3. Giovanni disse:

    ola meu nome giovanni sou artista plastico trabalho com escultura em cimento e o que eu faço e isto ai atualmente estou aqui em são paulo tatuapé fazendo um trabalho meu blog:
    http://www.artcimento.blogspot.com/

  4. Rodrigo Sampar disse:

    Olá Ricardo, me chamo Rodrigo, esta casa foi cenário de um filme nacional dos anos 90, se chama “O Corpo”, estrelado por Antônio Fagundes, Marieta Severo e Claudia Gimenez. A referida residencia era a casa do casal principal, e aparece algumas vezes no filme! Bom saber que este belo exemplar sobrevive as constantes demolições ou descaracterizações dos dias atuais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s