Árvores do Horto Florestal em São Paulo

Situado nas colinas dos contrafortes da Serra da Cantareira, o Horto Florestal é um dos passeios preferidos na zona norte da metrópole paulistana. Criado em 1898 pelo Botânico Albert Loefgren como local para estudos econômico e científico da flora paulista, em 1917  foi transformado em Horto.

Apresenta uma arborização interessante e diversa, com muitos  exemplares centenários rodeando os amplos lagos. A ressalva fica por conta dos carrapatos, comuns por lá, um bichinho que quem pega não esquece tão cedo, graças a intensa coceira por dias seguidos. Mas os locais onde ele aparece são bem sinalizados, e quando não há avisos pode-se andar sem problemas.

Raridade em São Paulo, o horto conserva uma floresta de araucárias adultas e de grande porte, em meio a árvores da Mata Atlântica e com trilhas que permitem fácil acesso. À esquerda um palmito jussara (Euterpe edulis) palmeira nativa que já foi comum nessas formações. As araucárias foram plantadas por volta de 1930.

 

Paisagem muito semelhante a vegetação original da cidade de São Paulo na sua fundação, no século XVI. Eram comuns os "bosquetes" ou capões de mata com araucárias entre os campos naturais, e quem estivesse em um deles e olhasse para cima veria algo como a foto. No atual bairro de Pinheiros, essa vista deve ter sido comum no passado.

 

Os saborosos pinhões das araucárias. Petisco que já foi muito apreciado na São Paulo antiga, onde quituteiras os vendiam quentes pela então vila. Os índios também os apreciavam muito, sendo parte importante do cardápio. Na foto, vemos vários com marcas do seu consumo pela fauna silvestre.

 
 

Na entrada do horto, uma bela representação da araucária (Araucaria angustifolia).

 
 

Imponente grupo de jatobás (Hymenaeae courbaril) apresentando idade. Árvore nativa que produz frutos comestíveis, mas do tipo "ame ou odeie".

 

Pinheiros-do-brejo (Taxodium distichum) originário dos EUA, tem mais de um século de vida. São muito comuns no horto, e apresentam um aspecto interessante - a presença de raízes que afloram do solo para auxiliar na respiração da árvore (pneumatóforos) já que vivem em ambientes alagados.

 

O pau-incenso (Pittosporum undulatum Vent.) é uma árvore nativa da Austrália que por aqui se comporta como invasora, ocupando o espaço da vegetação nativa. Em várias matas do horto sua presença é maciça, empobrecendo a biodiversidade original. Deve ter sido trazida a fim de ornamentar o local no começo do séc. XX.

 

 Para conhecer:

Rua do Horto, 931, Zona Norte, São Paulo – SP. Tel. 11 6231-8555

Aberto todos os dias das 6 às 18 hs, entrada franca.

Ricardo Cardim

Anúncios

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em amigos das árvores de São Paulo, Árvores de São Paulo, Árvores históricas de São Paulo, árvores nativas, bairro de Pinheiros, espécies invasoras e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para Árvores do Horto Florestal em São Paulo

  1. Ótimo Post Cardim. Ontem estive no Horto, mas prefiro a calmaria da trilha da Pedra Grande que tem a entrada pela rua ao lado. Você está sabendo algo a respeito do RodoAnel Norte? O traçado dele corta boa parte da Cantareira… É um absurdo.

    Segue uma matéria a respeito:

    http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-rodoanel-norte-e-necessario

    Um abraço,

  2. (Acho que deu erro no outro comentário) Ótimo Post Cardim. Ontem estive no Horto, mas prefiro a calmaria da trilha da Pedra Grande que tem a entrada pela rua ao lado. Você está sabendo algo a respeito do RodoAnel Norte? O traçado dele corta boa parte da Cantareira… É um absurdo.

    Segue uma matéria a respeito:

    http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-rodoanel-norte-e-necessario

    Um abraço,

    • Ricardo Cardim disse:

      Sim, infelizmente estou… Pode ser uma sentença de morte para a sustentabilidade do parque… abraços

  3. Fernanda disse:

    Olá,

    Obrigada Ricardo por dividir conosco e gratuitamente informações tão valiosas e com fotos belíssimas! Com certeza, somente por esse trabalho – que vejo é feito sem patrocínio – você tem um lugar garantido no céu…rs.
    E fico triste de ver tantas ONGs com tantos recursos de petrobrás, vale, etc, etc, e fazendo muito pouco, na verdade um “poço” de burocracia e desamor profissional…

    bj
    Fernanda

  4. fatec disse:

    Prezados
    Solicitamos a todos que ajudem a divulgar o Vestibular da FATEC Capão Bonito, curso de tecnologia em Silvicultura (cuidado e plantio de florestas).
    Inscrições de 2/05 até as 15 horas do dia 08/06; pelo site http://www.vestibularfatec.com.br
    Informações: (15) 3542-2654 – http://www.fateccb.edu.br
    Atenciosamente

  5. Ju disse:

    São Paulo tinha araucárias?? que legal! pensei que só existissem em curitiba para baixo. pena que nada sobrou, né?

    Ju

    • Ricardo Cardim disse:

      Sim, e eram muitas… pena que quase nada sobrou para contar a história. é uma boa arvore para plantarmos nas grandes praças de SP.
      abs
      Ricardo

  6. Miguel A rcanjelo disse:

    Ricardo! como é bom, a gente ver que ainda há muitas pessoas que se preocupam com as árvores. Miguel A Alves (clik mata da forquilha. ou , estancia3m)

  7. Legal este página com fotos de árvores do Horto.

    Estou escrevendo para deixar o endere do site oficial do parque que é http://www.iflorestal.sp.gov.br/hortoflorestal/

    O telefone do parque se encontra nessa mesma página: (11)2232-3117

  8. Antonio José disse:

    Olá Ricardo,
    Você sabe me informar se existe algum exemplar de aroeira no horto?
    Agradeço e parabéns pelo trabalho!

    Antonio

  9. luna1966 disse:

    Republicou isso em suautoestimae comentado:
    eu moro aqui.. honra!

  10. Obrigada! Salvou meu trabalho da universidade rsrsrs
    Abç Deus te abençõe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s