Últimos tarumãs-do-cerrado na metrópole frutificam

 

Uma árvore frutífera típica das formações de cerrado e que habitava a área onde hoje está a cidade de São Paulo, o tarumã-do-cerrado  (Vitex polygama) sumiu com a ocupação de seu habitat natural pela urbanização. Da sua população natural, selecionada por eras nas condições paulistanas, sobreviveram somente dois exemplares conhecidos dentro da malha urbana, ambos no Parque de Campo Cerrado Alfred Usteri – Jaguaré (Zona Oeste).

Desde o final de 2009, quando os encontrei, venho acompanhando-os e não ocorreu frutificação em 2010. Porém, em dezembro passado a árvore cobriu-se de milhares de flores lilazes, e agora em março está carregada de frutos pretos, parecidos com azeitonas e comestíveis. De sabor doce e que lembra a uma ameixa, já foram muito queridos pelos antigos índios habitantes da região, assim como ainda são pelos pássaros.

Bela floração em dezembro de 2010

Frutos

Frutos de tamanho e cor semelhantes a azeitonas portuguesas

Com polpa úmida e de sabor que lembra ameixa-preta, o caroço é pequeno.

A reprodução desses remanescentes que conservam a genética desta antiga população é urgente, assim como sua reintrodução na cidade. Pretendo agora estudar a germinação e formar suas mudas em nosso viveiro “informal”, assim como já conseguido com o araçá-do-campo (Psidium guineense), língua-de-tucano (Eryngium horridum) e o barba-de-bode (Aristida sp.) – todos quase extintos em estado nativo na metrópole.

Se tudo der certo, depois serão plantados pela cidade e poderão voltar a ocupar sua “casa” original, ajudando a resgatar nossa biodiversidade nativa e história. E ainda é uma árvore ótima para calçadas estreitas e fiação aérea graças ao seu pequeno porte.

 

Ricardo Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em amigos das árvores de São Paulo, Árvores históricas de São Paulo, árvores frutíferas, árvores nativas, Biodiversidade paulistana, campos cerrados em São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para Últimos tarumãs-do-cerrado na metrópole frutificam

  1. dalva disse:

    Eba! Vamos torcer para o tarumã-do cerrado.

    • Ricardo Cardim disse:

      Vamos torcer Dalva! quem sabe elas não germinam todas?

      abraços

  2. Adelina disse:

    Sucesso!

    • Ricardo Cardim disse:

      Muito obrigado Adelina! vou comunicando o desenrolar da história.
      abs

  3. MARIA JOSÉ S. GONÇALVES disse:

    POR FAVOR SR. RICARDO ….. QUERO URGENTE SUGESTÃO DE ÁRVORE PARA COLOCAR NA CALÇADA , EM FRENTE MINHA CASA …… HÁ FIAÇÃO E UM POSTE PERTO DO ÚNICO LUGAR ONDE DÁ PARA EU PLANTAR ….. PRECISO SABER TAMBÉM ONDE POSSO ADQUERIR A MUDA …. AGUARDO RESPOSTA VIA EMAIL …… GRATA , Mª JOSÉ .

    • Ricardo Cardim disse:

      Maria José,

      recomendo pedir a subprefeitura do seu bairro ou ligar 156. Se quiser plantar, a sugestão são espécies como o cambuci, pitangueira, jabuticabeira e araçá – são excelentes para o meio ambiente e não vão prejudicar a calçada e fios. Para comprar recomendo o Ceagesp ou a natus verde:http://www.natusverde.com.br/

      att, Ricardo

  4. Ricardo Dislich disse:

    Oi, Ricardo! Parabéns pelo trabalho! Só queria comentar que Vitex polygama também ocorre (ou ocorria) na Reserva da Cidade Universitária. Dá uma olhada na minha tese: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41134/tde-23012006-225920/pt-br.php
    Abs

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá Ricardo!

      Muito obrigado! Boa informação… Quando andei pela matinha não a vi por lá. Vou procurar mais, se ainda estiver lá, com certeza será útil para fazer mudas, já que devem ser de populações ancestrais semelhantes.

      Abs

  5. JOSUE GOMES disse:

    Olá Ricardo, tenho um sítio em Magé-RJ e lá existe algumas àrvores de tarumas e que produz frutos, só não sabia o nome e se é comestível.
    Abçs

  6. brstarship disse:

    Olá Ricardo! O Hélton é um colecionador de frutas, que produz mudas e sementes. No site dele, há informações sobre o tarumã, incluindo a origem e etimologia do nome, além de informações básicas sobre cultivo: http://www.colecionandofrutas.org/vitexpolygama.htm. espero que seja útil.
    Abraço, Cassio

  7. Elias disse:

    Boa tarde Ricardo! Você teria umas duas mudas para me vender ou sementes? Preciso urgente para reflorestar um bosque. eliasbds2008@yahoo.com.br ou brandaoelias@hotmail.com. Obrigado

  8. Borba disse:

    sou da cidade de tiros e temos um pe de taruma conhecemos po azeitona do cerrado e outra fruta chamada de candeia ja procurei na internet sobre e nao vejo nada dessa fruta e muito gostosa tamben

    • Borba disse:

      E de sabor muito interessante outra que temos chamamos de pau ferro e uma delicia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s