Uma árvore frutífera típica das formações de cerrado e que habitava a área onde hoje está a cidade de São Paulo, o tarumã-do-cerrado (Vitex polygama) sumiu com a ocupação de seu habitat natural pela urbanização. Da sua população natural, selecionada por eras nas condições paulistanas, sobreviveram somente dois exemplares conhecidos dentro da malha urbana, ambos no Parque de Campo Cerrado Alfred Usteri – Jaguaré (Zona Oeste).
Desde o final de 2009, quando os encontrei, venho acompanhando-os e não ocorreu frutificação em 2010. Porém, em dezembro passado a árvore cobriu-se de milhares de flores lilazes, e agora em março está carregada de frutos pretos, parecidos com azeitonas e comestíveis. De sabor doce e que lembra a uma ameixa, já foram muito queridos pelos antigos índios habitantes da região, assim como ainda são pelos pássaros.
A reprodução desses remanescentes que conservam a genética desta antiga população é urgente, assim como sua reintrodução na cidade. Pretendo agora estudar a germinação e formar suas mudas em nosso viveiro “informal”, assim como já conseguido com o araçá-do-campo (Psidium guineense), língua-de-tucano (Eryngium horridum) e o barba-de-bode (Aristida sp.) – todos quase extintos em estado nativo na metrópole.
Se tudo der certo, depois serão plantados pela cidade e poderão voltar a ocupar sua “casa” original, ajudando a resgatar nossa biodiversidade nativa e história. E ainda é uma árvore ótima para calçadas estreitas e fiação aérea graças ao seu pequeno porte.
Ricardo Cardim
Eba! Vamos torcer para o tarumã-do cerrado.
Vamos torcer Dalva! quem sabe elas não germinam todas?
abraços
Sucesso!
Muito obrigado Adelina! vou comunicando o desenrolar da história.
abs
POR FAVOR SR. RICARDO ….. QUERO URGENTE SUGESTÃO DE ÁRVORE PARA COLOCAR NA CALÇADA , EM FRENTE MINHA CASA …… HÁ FIAÇÃO E UM POSTE PERTO DO ÚNICO LUGAR ONDE DÁ PARA EU PLANTAR ….. PRECISO SABER TAMBÉM ONDE POSSO ADQUERIR A MUDA …. AGUARDO RESPOSTA VIA EMAIL …… GRATA , Mª JOSÉ .
Maria José,
recomendo pedir a subprefeitura do seu bairro ou ligar 156. Se quiser plantar, a sugestão são espécies como o cambuci, pitangueira, jabuticabeira e araçá – são excelentes para o meio ambiente e não vão prejudicar a calçada e fios. Para comprar recomendo o Ceagesp ou a natus verde:http://www.natusverde.com.br/
att, Ricardo
Oi, Ricardo! Parabéns pelo trabalho! Só queria comentar que Vitex polygama também ocorre (ou ocorria) na Reserva da Cidade Universitária. Dá uma olhada na minha tese: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41134/tde-23012006-225920/pt-br.php
Abs
Olá Ricardo!
Muito obrigado! Boa informação… Quando andei pela matinha não a vi por lá. Vou procurar mais, se ainda estiver lá, com certeza será útil para fazer mudas, já que devem ser de populações ancestrais semelhantes.
Abs
Olá Ricardo, tenho um sítio em Magé-RJ e lá existe algumas àrvores de tarumas e que produz frutos, só não sabia o nome e se é comestível.
Abçs
Olá Ricardo! O Hélton é um colecionador de frutas, que produz mudas e sementes. No site dele, há informações sobre o tarumã, incluindo a origem e etimologia do nome, além de informações básicas sobre cultivo: http://www.colecionandofrutas.org/vitexpolygama.htm. espero que seja útil.
Abraço, Cassio
Boa tarde Ricardo! Você teria umas duas mudas para me vender ou sementes? Preciso urgente para reflorestar um bosque. eliasbds2008@yahoo.com.br ou brandaoelias@hotmail.com. Obrigado
sou da cidade de tiros e temos um pe de taruma conhecemos po azeitona do cerrado e outra fruta chamada de candeia ja procurei na internet sobre e nao vejo nada dessa fruta e muito gostosa tamben
E de sabor muito interessante outra que temos chamamos de pau ferro e uma delicia