Os ficus de São Paulo estão doentes e morrendo?

 

Vindo da Ásia e amplamente disseminado nas cidades brasileiras nas duas últimas décadas, o ficus (Ficus benjamina), é hoje considerado um problema urbano, graças ao seu intenso plantio por parte da população. Rústico, de crescimento rápido e raízes agressivas, ele causa danos aos encanamentos subterrâneos e estruturas de edificações, e também não ajuda a nossa rica biodiversidade nativa por ser exótico.

Considero ser a segunda árvore mais comum na cidade, principalmente nos bairros sem arborização oficial. E os problemas gerados pela planta são tão graves que participa da restrita lista de espécies exóticas invasoras da Prefeitura de São Paulo.

Mas parece que a sua rusticidade está sendo colocada à prova há alguns meses na metrópole paulistana. Por alguma razão, muitos deles amarelaram e perderam grande parte das folhas, comprometendo a densa e verdejante copa típica da espécie. Vale lembrar que o ficus é uma planta perenifólia – não perde as folhas – ainda mais em pleno verão quente e chuvoso.

Em bairros inteiros de São Paulo eles estão nessa situação. Alguns ainda mantém a saúde, como os da Avenida Paulista, mas são minoria. Nas raízes sobre o solo, casca e folhas não há sintomas aparentes de doenças. Quem ou o que está vencendo a suposta invencibilidade e rusticidade do Ficus benjamina?

 

Ficus benjamina saudável com sua copa densa e verde no bairro de Perdizes em 2008.

Ficus já com sinais de perdas de folhas e vigor - fevereiro de 2011.

Este ficus da Praça Buenos Aires no bairro de Higienópolis já quase não tem mais folhas. Fevereiro de 2011.

Nessa árvore no bairro de Santo Amaro percebe-se nitidamente o lado esquerdo da copa já afetado perante a parte sadia.

A grande quantidade de folhas sob a árvore mostra que a perda é rápida.

Cena comum das copas desfolhadas do Ficus benjamina de São Paulo neste verão.

Ricardo Cardim

Anúncios

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em arborização urbana, Árvores de São Paulo, árvores ornamentais, espécies invasoras, ficus e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

80 respostas para Os ficus de São Paulo estão doentes e morrendo?

  1. dalva disse:

    Estranho… e se vê que as outras árvores ao seu redor não foram afetadas, Apesar de ser um ente invasor, dá até pena de vê-lo assim doente.

    • Ricardo Cardim disse:

      é verdade… de qualquer forma é uma árvore que presta serviços ambientais para nós, como diminuição da temperatura, enchentes e filtragem do ar.

  2. Rita de Cassia Gomes de Oliveira disse:

    Realmente eu já havia percebido porém sem compreender….Em ruas próxima ao IBAMA, onde trabalho, estou vendo muitas folhas caidas. Na Alameda Lorena alguns exemplares estão realmente secos,MORTOS
    Rita de Cassia

  3. Guilherme Gaudereto disse:

    É sem dúvida um fato à ser pesquisado, pois também observei esse fenômeno em algumas cidades no litoral sul de São Paulo.

  4. Jonas disse:

    Olá

    eu também tenho reparado que eles começaram a ficar tristes uns tempos atrás e agora estão secando… que estranho! Será um tipo de fungo?
    parabéns por ser a “voz das árvores”
    abraços

    Jonas

  5. Jaílson disse:

    Tenho precebnido isso também na minha rua aqui em Itaquera, muito estranho e uma pena! eu plantei alguns deles…

  6. Guilherme Gaudereto disse:

    Ricardo, você sabe como é feita a produção das mudas de ficus?
    imagino que a diversidade genética seja bem baixa, o que talvez seja uma chave pra entender esse acontecimento.

    • Ricardo Cardim disse:

      através de estacas. realmente a diversidade genética deve ser minúscula – é algo a se considerar também, principalmente quanto a resitência a doenças.

  7. Leda disse:

    Oi, Cardim!

    Verdade. Há tempos venho desejando fazer esta foto para que um dia se
    possa mostrar que em 2011 havia no bairro do Butantã, próxima da Usp,
    uma chácara.
    Você percebeu bem a situação, pois em volta de todo este lugar estão a
    cada dia iniciando um novo empreendimento com prédios de apartamentos.
    Com relação à publicação das imagens no blog, fique à vontade para publicá-las.
    Vi seu blog hoje sobre o que está acontecendo com esta árvore. Eu já
    havia percebido e tinha me incomodado com isto. Você vai pesquisar
    para saber o que está havendo?
    Abraço.
    Leda

    • Ricardo Cardim disse:

      Pois é Leda, acredito que não será fácil sem pesquisas mais profundas e estudos em laboratório para saber o que está acontecendo… são várias as hipóteses possíveis. Vamos aguardar para ver como a situação se desenrola.

      abraços,
      Ricardo

  8. Nadia Siqueira disse:

    Aqui no Rio de Janeiro alguns também estão secando…

  9. Thais Beltrame disse:

    Boa noite Ricardo,

    A mesma coisa aconteceu com o ficus da Praça Santa Rita de Cássia, no bairro de Mirandópolis em São Paulo. Perdeu praticamente todas as folhas, e como muitas caíram na minha varanda notei manchas brancas (segue o link para a foto):

    Me pergunto se não pode ser alguma espécie de fungo?
    Algumas pessoas no meu bairro chegaram a dizer que a prefeitura envenenou a árvore para cortá-la pois a mesma está interferindo no encanamento do prédio. Acho difícil de acreditar, ainda mais vendo que é um problema recorrente na cidade.
    Agradeço pela informação, e vou ficar atenta ao que se segue.
    Grande abraço,
    Thais

    • Ricardo Cardim disse:

      Oi Thaís,

      também penso que seja algum tipo de fungo. Quanto ao “terrorismo verde” acho difícil, já que muitos que visitei nesse estado, estão dentro de quintais. Obrigado!

      abraços,
      Ricardo

  10. Grasi disse:

    Olá Ricardo, tdo bem? Trabalho no setor de paisagismo e arborização de uma prefeitura em MG, o ficus aqui também é um desafio, além de estar espalhado pelas calçadas em local inapropriado, estão infestados com tripes, um inseto sugador, que causa o enrolamento e posterior queda das folhas. Qdo cai nos olhos pode causar irritação tbém. Pode ser esse o problema de algumas dessas árvores.
    Parabéns pelo blog!

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá Grasi,

      Obrigado! O interessante é que nas folhas que avaliei, não existem marcar de insetos e nem seu enrolamento – essa praga que fala tem muito por aqui no Ficus microcarpa… mas interessante é observar que a espécie já se trata de um problema nacional. abraços

  11. Fernando disse:

    Morte aos malditos ficus! Viva o machado libertador desta praga!

  12. Fernando disse:

    Será que isso não é ação de um grupo terrorista?! Já pensaram nisto, um terrorista do bem!!

  13. David Kim disse:

    Também passei a alimentar um certo ódio por essa planta invasora e pelo modo como ela tem sido plantada indiscriminadamente Brasil afora. Tenho três vasos com essa planta (que pretendo cortar eventualmente, com muito esforço porque suas raízes invadem o resto do jardim) que ficaram infestados pelo tripes. Acredito que elas fiquem mais suscetíveis ao ataque de pragas quando não recebem os nutrientes necessários. Sendo originárias do sudeste asiático, provavelmente precisam de um solo rico em matéria vegetal e bem drenado, o que não têm ao ser plantadas nas calcadas. Quando passei a fertilizá-las com urina, seu vigor retornou e hoje já não sei mais como arrancá-las de seus vasos.

  14. Fernanda Maria disse:

    VÁRIOS FICUS MORRENDO NO JARDIM MARAJOARA (ZONA SUL)
    Depois da matéria que li no Jornal da Fôlha, comecei a entender o porque de tantas árvores como o Ficus estão caindo tantas fôlhas o que vem me preocupando muito. Comecei a prestar atenção: na volta do meu ficus da sacada esta cheio de mosquinhas brancas voando (como flocos minúsculo de neve) e acabam grudando nos vidros do apartamento. Também esta com aquele fungo (riscos pretos), o qual com o tempo acaba enrolando as fôlhas e deixando-as amareladas.
    Porém, as demais arvóres gigantes em volta do condomínio, apenas estão caindo as fôlhas (são várias, pois moro no 11o. andar e é notório a diferença de todas as árvores).
    Gostaria de saber o que poderíamos fazer, pois estão morrendo!!!

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá Fernanda,

      Infelizmente acredito que devemos aguardar. Aplicar pesticidas em locais densamente habitados penso ser temeroso. Pode ser que com o fim das chuvas de verão o fungo regrida…

  15. rosania disse:

    Estou com meu ficus ( de vaso) tb doente. apareceu um fungo que parece uns risquinhos pretos nas folhas.Eles fazem um enrolamento da folha, formando um casulo e ela começa a morrer. Nao sei o que fazer.

    • anonimo disse:

      Retire as folhas fechadas que encontrar e pulverize a folhagem remanescente com k-otrine diluido em água. Água com sabão também tem efeito, mas é muito mais trabalhoso, pois requer diversas aplicações.
      O efeito é quase instantâneo: em poucos dias já se percebe folhagem nova.

  16. Alberto Lopes disse:

    Não acredito em fatores genéticos devido a propagação clonal, pois, centenárias, aqui no Rio e em São Paulo já se foram, colegas da Prefeitura de São Paulo, Especialistas em Desenvolvimento Urbano -Eng. Agronomos constataram grande quantidade de mosca branca em algumas destas ficus, formando nuvem, ao balançarem, o que acha disso Ricardo?

    • Ricardo Cardim disse:

      Detectei também a presença dessas moscas brancas dessa forma como descreveu, mas na própria ficus aqui de casa elas estiveram presentes esporadicamente ao longo dos anos e nunca chegaram a fazer os estragos como o que está ocorrendo agora, acredito que deve haver a sinergia de um outro agente, como fungos associados possivelmente a coleobrocas. Aliás, o meu F. benjamina de casa pela primeira vez desde que o tenho (1991) está quase sem folhas.

  17. Alberto Lopes disse:

    Rosana , isso deve ser tripes… comum em ficus em determinada época do ano, sugam a seiva e com a morte dos tecidos ela se fecha, formando um “casulo”, compre inseticidas próprios, que não precisam de prescrição de Agrônomo e aplique conforme a orientação em bula, ou use produtos naturais como óleo de neem…

  18. Carla disse:

    Olá, tudo bem?

    Acabei de conhecer o blog de vocês, estava fazendo uma pesquisa para ver se entendo uma coisa que temos reparado. Em alto de pinheiros, onde moro, todas as figueiras estão morrendo. Vocês sabem me dizer se há alguma praga? o que podemos fazer para ajudar?
    Um abraço da
    Carla

    Carla Nieto VidalNúcleo de Memória, Cultura e Comunicação Institucional.

  19. elisabete disse:

    Acho uma pena o que esta acontecendo com as Ficus de Sao Paulo. Concordo que tenham sido plantadas indiscriminadamente porem varias paisagens se modificarao ( para pior ) assim que todos os exemplares estiverem secos e forem retirados. Em Moema o mesmo acontece…que pena !

    • Ricardo Cardim disse:

      é complicado, certamente refletirá na qualidade de vida urbana se não forem repostas por outras árvores de mesmo porte.

  20. Malu disse:

    Ricardo, bom dia, tenho 2 ficus em um vaso só, estão comigo há 25 anos, sempre dentro de casa em apartamento, são lindos e saudáveis, agora as folhas estão caindo e ao tocá-las parecem que tem uma “cola” e caem alguns respingos no chão ….
    Já perderam muitas folhas ! Troquei o vaso e a terra há pouco tempo, e eles ficaram ainda mais vistosos!
    Estou realmente preocupada, o que posso fazer ? Será que existe algum tratamento tipo ” natural” , para que eu possa utilizar? Já que pesticisdas, pelo o que li, nõa são indicados! Estou na Vila Madalena, zona oeste de Sp Capital. Aguardo seus comentários ! Obrigada Malu

    • Ricardo Cardim disse:

      Malu,

      é a mosquinha branca… no meu ficus está acontecendo parecido. de uma balançada nos galhos para ver como elas voam e as folhas caem amareladas…

      abs

  21. cristiane disse:

    Moro num condominio forest hills no Jdm Marajoara,que tem muitos ficus,enormes, de 20 anos…,todos estao morrendo, achei que alguem jogou veneno neles, pois ´só eles estao morrendo ao mesmo tempo,e as outras arvores grandes nao.detalhe:tenho um ficus enorme na minha sala,e ele esta intacto.será que alguem envenenou os outros? obrigada
    cris

    • Ricardo Cardim disse:

      não é enevenamento. O que está acontecendo é uma praga, a mosca branca, que suga a planta até sua morte, e infelizmente por enquanto não há solução fácil

  22. Rosi disse:

    Olá estava procurando onde reclamar sobre este problema, a perda das folhas dos ficus, plantamos a 10 anos atrás 4 pés na calçada da rua beirando a bandeirantes recentemente de uns 6 meses para cá seu vigor foi embora as 4 estão relutando em perder suas poucas folhas mas é triste ver arvores tão bonitas e cheias de vida morrerem. Há algum orgão realmente empenhado em verificar e alterar esse processo??

  23. Sergio disse:

    Tenho 5 vasos no meu jardim, aqui em São José dos Campos e está acontecendo o mesmo problema. Já perderam quase todas as folhas e parece que vão morrer. Que pena gosto tanto do seu verde.

  24. Grazi Pandolfo disse:

    Olá, Fiquei impressionada com todas estas postagens sobre ficus morrendo pois moro em Porto Alegre e tenho um ficus no meu terraço há dois anos e agora ele também está morrendo. Há alguns dias as folhas amarelaram e depois quase todas cairam. Estava procurando na internet informações sobre isso e alguma forma de recuperá-lo e acabem encontrando este site. Fiquei muito surpresa ao perceber que um problema que estou tendo aqui está ocorrendo em larga escala em São Paulo.

  25. João Roxo disse:

    Todos os Ficus benjamina do PostoAéreo Serra Azul na Via Bandeirantes morreram. Alguem tem resposta para esta doença ? O Ficus é uma árvore mt importante para a arborização no Brasil.

  26. marcia himeno disse:

    Olá Ricardo!
    Já encontraram alguma solução para o problema com as moscas brancas? Aqui na rua o Ficus está infestado, não é nada agradável a nuvem que elas formam e ainda não ficam só nas árvores. Gostaria de fazer alguma coisa, mas nem sei por onde começar… vc poderia me ajudar? Obrigada!

    • Ricardo Cardim disse:

      Márcia,

      Infelizmente não há tratamento simples e inofensivo nesse caso, acho melhor aguardar.

      att

  27. Ari Janei disse:

    Olá Ricardo, tenho uma ficus em minha chacara e venho notando que suas folhas ficam fechadas, não abrem devido um fungo meio esbranquiçado que se alojam nas folhas deixando com péssima aparencia. O que fazer ?

  28. Carlos Dias disse:

    Caro Ricardo,

    Tenho Três grandes exemplares de fícus com 15 anos e perto de 10 metros de altura. E alguns bonsais com a mesma idade com 40 cm, e outros exemplares em vasos. Estamos em área urbana em Sorocaba. Observamos a ocorrência do problema (queda de folhas) na região e minhas árvores estão começando a ter perda de folhagem acima do normal. Não conseguimos identificar a mosca branca ainda. A solução que me pareceu adequada e conveniente para situação é um produto da agricultura natural, e não tóxico para humanos e animais, que é produto a base de óleo de Neem ou Nim. Pela composição o produto é rico em substâncias que fortalecem a molécula de acesso a seiva, dificultando que a mosca branca consigam perfurar. Estamos inventando e improvisando um pulverizador que alcance a copa das árvores. Aceitamos sugestões e a confirmação de ser o produto adequado.

    Quando a agressividade das raízes do Fícus discordo. Embora se projetem para cima do solo, não costumam quebrar nada que esteja a 1 metro de distância do tronco principal. Considero as raízes do Fícus das mais dóceis, se falar na agressão a pisos e construções. Muitas outras plantas fazem estragos maiores.

  29. Antonio J. C. Neto disse:

    Olá, moro em São Caetano do Sul e percebi que os Ficus da cidade estão completamente sem folha. Eu estava muito chateado, pois faz mais de um ano que isso está acontecendo e até agora não há melhora. No Natal fui para Atibaia (interior de São Paulo) e comecei a perceber que dentro da propriedade onde estava, os Ficus também estavam doentes (nesta mesma situação tão desagradavel: doença da queda das folhas) decidi analisar melhor as folhas, porem não encontrei mancha alguma. O meu medo é: se for mesmo essa tal “mosca branca” ela pode ou não atingir outros tipos de arvores? Por exemplo: Arvores Frutiferas. Preciso desta resposta para poder tomar alguma atitude. Gostei muito do site. Abraços Neto

  30. Fran Lira disse:

    Moro em Recife e comprei um ficus em outubro/2011 em uma sementeira próximo à minha residência e de um tempo para cá a planta começou a perder as folhas. Embaixo das folhas tem umas manchas brancas, no entanto, estão nascendo folhas novas. Estou a mais de 15 dias pulverizando todos os dias óleo de neem da VITAPLAN é um repelente natural indicado pelo dono da sementeira, segundo ele essas manchas são fungos e esse óleo vai resolver o problema do ficus, mas até agora não estou vendo resultado e as folhas ainda estão caindo. Bom, espero que a planta resista e não seja necessário cortá-la como sugeriu o sementeiro.

  31. erli keiko nishio disse:

    Alguem ja contatou sub prefeituras e eles apresentarama alguma soluçao?em frente ao predio onde moro há duas arvores, com mais de 20 anos e uma já se foi.

  32. Jorge Abreu disse:

    Cheguei a esses comentários porque estava justamente tentando ter uma resposta para o que está acontecendo com minha árvore “ficus” que está com 4 anos , e até o mes de novembro estava muito verde e linda, agora dá tristeza em ver, as folhas foram caindo e parece que está secando seus galhos. Notei uma infinidade de pequeninas moscas brancas . Acho que perdi a árvore.

    Jorge Abreu
    Gov. Celso Ramos- SC

  33. André Novaes disse:

    Ricardo parabéns pelo site.

    Não trabalho com plantas profissionalmente, mas estudar a respeito delas está entre minhas paixões. Moro em São Paulo no bairro do Jaguaré e a algum tempo tenho percebido a morte de exemplares muito antigos de ficus microcarpa no bairro. Acredito que você está cerco com relação a mosca branca.

    Em diversas culturas agrícolas (como de tomates, pimentões, etc…) a mosca branca é vetora da transmissão de vírus do grupo do geminivírus, o qual bloquea o fluxo de seiva da planta e paraliza o crescimento vegetativo do exemplar. Infelizmente não há cura. Pior ainda, um exemplar infectado pode infectar moscas brancas não infectadas e estas passarão a infectar outras plantas sadias.

    Não encontrei nenhum estudo que confirme que os danos aos ficus estão sendo causados por geminivírus, mas os sintomas são muito semelhantes. Você acha que esta poderia ser a causa?

  34. Marlene Zannin disse:

    Olá, Ricardo.
    Procurando uma resposta para a doença do meu ficus benjamina, encontrei este espaço tão bacana e gostaria de saber se você pode me ajudar a cuidar melhor do meu exemplar, que tenho num vaso há uns 8 anos. Atualmente ele fica na sacada face norte onde acredito que apanhe sol suficiente e também toma as chuvas que caem onde moro. Sei que sua exuberância está diretamente relacionada com sua nutrição, mas não gostaria de mudar de vaso, pois me daria muito trabalho. De vez em quando retiro um pouco da terra e adiciono húmus de minhoca e rego constantemente com adubo orgânico líquido, pois tenho um minhocário em casa. Ocorre que de vez em quando surge uma infestação de insetos minúsculos que se alojam nas folhas novinhas que se engruvinham parecendo um cilindro para proteger a colônia. Sem motivo aparente, a infestação abranda e as folhas voltam a nascer normais. Só que desta vez ocorreu uma superinfestação após uma poda de forma (gosto da copa arredondada) que fiz no mês passado, como sempre faço, e todos os brotos e as folhas novas foram infestados e intensifiquei a rega com adubo líquido. Por incrível que pareça, estão nascendo folhinhas normais novamente. Que insetos são esses? Existe um inseticida natural para combate-los?

  35. João Roxo disse:

    Qual o Inseticida que elimina a MOSCA BRANCA ?

  36. Paulo Ricardo Forell disse:

    Olá para todos, tenho um ficus de 15 anos na minha calçada aqui em Contagem Minas Gerais e acho que sua vida está chegando ao fim. Eu mesmo podava ela e ficava como uma esfera terrestre… simplesmente linda, agora esta toda desfolhada com as folhas se enrolando ou caindo com cores queimadas avermelhadas. Simplesmente uma pena, oque poderemos fazer? Grande abraço!

  37. flavio disse:

    essas arvores tem que ser podadas de 8 em 8 meses se nao forem podadas elas secam as folhas e morrem falo por experiencia propia poi tenho muitas no meu sitio e fasso a poda regulamente

  38. Adriana disse:

    Ola, Ricardo,
    Tenho um ficus enorme em meu quintal que me da uma sombra sem igual, e de uns tempos para ca também apareceu uns bichinhos brancos e as folhas nao param de cair, acho que este problema é nacional, pois moro em Brasilia e os sintomas sao os mesmos do resto do país.

    Um abraco,
    Adriana, DF

  39. Pessoal, andei lendo todas as postagens, mas ainda não encontrei resposta para minha dúvida. Meu Ficus está com o problema de queda de folhas, mas ainda não identifiquei a praga da mosca branca. Em alguma epoca do ano, é comum a troca da folhagem ou mesmo queda? Aguardo retorno e muito obrigado. Rafael.

  40. Rafael disse:

    Ricardo, identifiquei as moscas-brancas… O que faço? ='(

  41. Martini disse:

    Já vi alguns aqui com cascas de cigarras. Talvez a natureza está se livrando dessa árvore muito prejudicial. Apesar da cobertura verde nada mais oferece ao nosso meio ambiente! Poderia acontecer com a Leucena e uva japonesa Abçs!

  42. Olá. Tenho um ficus plantado em vaso já há pelo menos 10 anos. Durante esse tempo, percebi a presença da cochonilha vírgula (alguns aqui pensam ser um fungo), difícil de ser erradicada e também a presença de um inseto que atinge principalmente as folhas novas fazendo com que se fechem totalmente. Existem vários inseticidas para esses dois problemas. Porém, todos são inseticidas de contato. Para as pessoas que têem o ficus plantado em vaso, basta fazer a aplicação desses inseticidas que o problema acaba. Infelizmente, por serem inseticidas de contato, a aplicação em árvores adultas fica praticamente impossível.
    Sugiro uma poda radical para a eliminação do problema lembrando que o inseto continuará vivo e deverá ser eliminado após a poda.

  43. matasnativas disse:

    Olá, Ricardo!

    Você saberia dizer o que a legislação municipal diz em relação ao Ficus? Há alguma orientação com relação à erradicação desta espécie?

  44. Rogato disse:

    Olá Pessoal, estou extremamente preocupado tenho 2 Ficus plantado em minha calçada, e após uma poda feita por uma pessoa desconhecida que ofereceu o serviço, um deles (ele só podou um e sumiu com a $) começou a secar e cair folhas, o outro seguia cheio e saudável, de uns tempos para cá, observei muitas destas mosquinhas brancas, hoje a que estava bem já esta indo para o mesmo caminho da outra que esta quase seca, estas arvores tem historia em minha vida, estão com 15 anos e mais de 7 metros de altura e estou as perdendo, caso alguém já sabe o que esta ocorrendo por favor compartilhe a informação com todos. Abraços e boa sorte.

  45. EDSON MATOS disse:

    Olá amigos, tenho um plantado em frente da minha casa e tem 19 anos eu mesmo plantei, esta caindo as folhas e muitas folhas.
    EDSON MATOS
    VILA INDUSTRIAL SP

  46. Pedro Testa disse:

    Olha! pensei que encontraria solução fácil para acabar com a praga do meu ficus, mas observo que o problema é mais grave que pensei uma solução mais ecológica que tenho encontrado é pulverizar as arvores com vinagre diluído em agua, numa proporção de quatro por um, as folhas doentes iram cair as moscas que parecem-me mais com vêspinhas não suportam o vinagre e se afastam das plantas, embora cause alguma danificação nas folhas especialmente com o sol forte de verão pareceu-me acabar com o problema até a próxima estação das chuvas. Acho o vinagre mais ecologicamente correto, não significa que eu esteja com razão e toda colaboração será bem vinda. Ainda é melhor plantar ficus do que seringueiras ou mangueiras em a sua casa e no seu jardim. Lembre-se como todos os seres as plantas são seres vivos e que criam os ninhos para os pássaros os quais muitas espécies se alimentam de tais mosquinhas. fazer sobreviver as arvores é acima de tudo a sobrevivência de outros seres vivos, como seres mais ou menos racionais talves possamos contribuir. que Deus Zeus os Pajés te protejam.

    Pedro Testa

  47. Ronald disse:

    Bom Dia Ricardo, Já temos alguma solução ou forma de combate a mosca branca na Ficus? Obrigado

  48. jozene loureno disse:

    eu tenho 3 arvores dessa ,mas tbem estao morrendo.moro em campo bom no rio grande do sul.

  49. Magali disse:

    Li que em BH existe uma infestação de moscas brancas que está adoecendo as ficus da cidade.Lá os agrônomos estão aplicando óleo de Nin,que está resolvendo o problema.Segundo as pesquisas é um produto que não causa nenhum mal à saúde da população.Alguém sabe onde posso encontrar esse óleo? Abs!

  50. Confio em Deus e na Ciência. Há de aparecer um remédio para combater essas mosquinhas tão nocivas ao Ficus benjamina. Eis um desafio para os homens de estudos botânicos. Nos anos 60 os ficus foram atacados por uma praga preta a qual o povo denominou “lacerdinha”, e com o tempo os lacerdinhas sumiram e o ficus voltou a enfeitar ruas e praças. Oxalá, aconteça o mesmo agora, não é?

  51. Adriana disse:

    Bom dia, também estou com problemas nos meus Ficus. Moro em Rondônia. Sou engenheira Florestal e também procuro saída para este problema de queda bruscas das folhas ainda verdes.
    Estou observando um tratamento com ferro, se tudo der certo eu aviso. Parabéns pelo Blog.

  52. Marcus Mello disse:

    Tenho sete Ficus em torno de minha casa. A poda no inverno mantém a copa “comportada” e evita o crescimento exagerado das raízes.
    Ultimamente tenho lutado contra a imensa queda de folhas.
    Percebi muitas formigas no solo, muitas saídas de formigueiros por perto e li que podem estar cultivando fungos nas raízes.
    Usando latinhas de MORTEIN em pó (NEOCID) nas saídas dos formigueiros, trilhas e nas juntas de galhos da árvore consegui salvá-la na primeira crise.
    Estou gastando uma latinha de NEOCID MORTEIN por mês para cada árvore.
    Essa providência, apesar de ter custos, está mantendo vivas minhas árvores.
    Experimentalmente também estou colocando pó de café misturado à terra na base de cada árvore para ver se o efeito da decomposição afeta de alguma forma os fungos ou as formigas.

  53. Marcus Mello disse:

    Matéria sobre o tratamento das formigas/fungos com CAL e ENXOFRE,
    além de gergelim, hortelã, coentro e mamona.

    http://todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=14560

  54. Marcus Mello disse:

    Quanto aos tratamentos com óleo de Neem, leiam esta matéria sobre os problemas com a árvore Neem(Nim)

    http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/ambientalistas-alertam-contra-cultivo-do-nim-1.243149

  55. Joice disse:

    Moro em Curitiba e tenho 2 ficus na frente da minha casa , estavam lindas e frondosas, e de uns tempos pra cá começou a cair e flutuar uns floquinhos brancos , e muitas folhas vem ao chão diariamente , estou intrigada com essa situação e vim às pesquisas , vejo que é uma situação nacional , fico triste parece que vou perder minhas árvores .

  56. Matheus disse:

    Ricardo,

    o meu ficus está tendo agora esse problema de queda de folhas (com chlorose das mesmas primeiro). Já que vi que este post é muito antigo, queria saber se acabaram identificando uma solução ao problema.
    É geminivirus mesmo (sem cura?), é para usar pesticidio, fertilizantes?

    Obrigado pela ayuda

    • Marcus Mello disse:

      Há vários meses luto com minhas sete Ficus para não morrerem…
      Aparentemente meu problema é com o fungo que as formigas produzem nas raízes e nas emendas do tronco.
      Estou usando uma latinha de NEOCID MORTEIN por mês em cada árvore.
      Procuro os ninhos nos troncos e as saídas perto das raízes e pulverizo o pó com a latinha mesmo.
      Minhas árvores estão mal, com metade das folhagens, mas estão vivas, lutando todos esses meses.
      Nem fiz a poda neste inverno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s