A nova ala do shopping Pátio Higienópolis resolveu pregar uma peça em seus usuários. No agradável jardim externo, com muito verde e bancos confortáveis, o estabelecimento quis promover a educação ambiental e conectar as pessoas com as árvores existentes no local. Até aí, excelente idéia – educar leva a valorizarmos aquilo que passamos a conhecer.
A pegadinha ficou por conta da total falta de cuidado na identificação das árvores e o texto sobre elas. Identificações completamente erradas, textos com palavras técnicas que só cientistas entendem e outras barbaridades fizeram a ação ser mais um “marketing verde” ou “green washing”. Importante notar que eram somente umas 10 espécies. Triste foi ver vários pais e filhos lendo aquelas inúmeras placas repletas de absurdos debaixo das plantas.
São propostas assim que levam a questão ambiental ao descrédito, prestando um completo desserviço para a comunidade e o planeta.

Esta palmeira, um pati (Syagrus psedococos), foi identificada como uma figueira de Goa - Ficus retusa (!?). Além disso, todas palmeiras do jardim são nomeadas jerivás (Syagrus romanzoffiana), quando várias delas são patis, uma planta nativa de São Paulo do mesmo gênero, mas de espécie diferente.

Aqui, uma pitangueira foi identificada como um jatobá, outro desastre! E no texto ainda fala-se em "panículas corimbosas terminais" com certeza um palavrão para os leigos que ali frequentam.

E estranhamente, as duas maiores e chamativas árvores do local não tinham sequer a "tentativa" de identificação...
Ricardo Cardim
Eita! Essa foi bem feinha… A iniciativa era bem boa. Aqui no meu condomínio temos várias árvores identificadas, mas algumas outras carecem de identificação. Tenho falado para a nossa síndica, vamos ver que bicho dá.
é verdade Dalva! A intenção é excelente, mas…
Só a fachada não se sustenta… Querem dar uma de verdes e bonzinhos, mas olha lá, vai alguém que conhece e a casa cai! bem-feito, quem sabe agora arrumam e fazem direito.
Ju Vieira
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ricardo,
alguém escreveu (ou telefonou, ou falou) com algum responsável do shopping, relatando esse equívoco? houve resposta?
pq erros acontecem, mas com um pouco de boa-vontade, são reparados…
muitas empresas, hoje em dia, ouvem seus clientes e procuram corrigir seus “enganos”, sob o risco de perder credibilidade caso não o faça.
eu acho que faz parte de exercer [bem] nossa cidadania reclamar quando percebemos um “desserviço” ou uma desinformação… vc não acha?
abs
Olá Ana, concordo, tanto que junto com a publicação do artigo enviei uma mensagem no SAC do Shopping avisando sobre o erro e necessidade de correção. Mas também penso que tem que haver mais cuidado em ações de grande visibilidade como essa – um especialista na área tem que ser consultado – quantas pessoas não aprenderam errado ao visitar aquele espaço até agora? E não foram um ou dois erros…
Infelizmente, muitas ações bem-intencionadas na questão ambiental sofrem do mesmo problema, mas em trabalhos de empresas renomadas e de grande capacidade de investimento não se pode alegar simples ” distração”. Existe uma responsabilidade e também recursos, tanto humanos como financeiros, para isso.
Abs,
Ricardo
O Brasil é complicado. E isso que o local fica em um dos bairros mais “intelectualizados” da cidade. Me supreende a cara-de-pau.
Ponto para os Amigos das Árvores.
Waldomiro
Esse shopping é bacana, apesar de lugares assim serem bons, tem arquitetura discreta e essas alamedas charmosas, mas o erro foi vergonhoso, parabéns pela observação no blog, Ricardo.
Obrigado pelas considerações Gustavo,
abraços
Ricardo
é isso ai Sr. Cardim, sempre atento! legal te-los alertado qto ao equivoco, vc pelo menos prestou um bom serviço, ao contrario da pessoa ou empresa contratada que erroneamente classificou as especies.
Obrigado Adelina!
abraços
Ricardo
Alô Pátio Higienópolis, vamos desfazer a besteira!
Ana
Olá
A idéia do shopping foi bem legal, parabéns. Pena que faltou investimento na informação.só plaquinhas bonitas não resolvem.
Fernanda Tuma