O incrível cerrado do Parque do Juquery

Participando do Grupo de Trabalho da Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo (SVMA) para o Parque de Campos Cerrados Alfred Usteri no Bairro do Jaguaré, fomos visitar os cerrados do Parque Estadual do Juquery em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo. Aproveito para agradecer a SVMA pela oportunidade.
 
Reserva natural impressionante ao lado da metrópole paulistana, o Juquery apresenta um rico mosaico de vegetações como campos cerrados e Mata Atlântica, paisagem semelhante ao que deve ter sido o território original da cidade de São Paulo no século XVI.
 

Vista geral dos campos cerrados do Parque do Juqueri. Ao fundo o Pico do Jaraguá, comprovando a proximidade com a metrópole paulistana.

Assim como nos remanescentes de campos cerrados na USP e no Jaguaré, a língua-de-tucano (Eryngium paniculatum) aparece em profusão.

Orelha-de-onça (Tibouchina sp.) outra planta típica, também comum nos campos cerrados da USP e Jaguaré na cidade de São Paulo

Frutos ainda verdes do murici-do-campo (Byrsonima intermedia). Os exemplares do Juqueri são bem menores que os presentes no campo cerrado da caixa de água do ICB - USP, talvez devido a ocorrência de incêndios no Parque do Juqueri.

 Conhecendo a vegetação, observamos espécies comuns aos dois trechos de campos cerrados remanescentes na malha urbana paulistana, sugerindo que junto com o Juquery faziam parte de um todo no passado, os “Campos de Piratininga” que Anchieta e os primeiros povoadores relatavam.

Gabiroba (Eugenia sp.) florida nos campos.

A urbanização avança nas fronteiras do parque.

 
O fragmento de cerrado do Juquery, de tão bela paisagem, parece não fazer parte do meio urbano atual, que já cerca o Parque em vários locais. Os reflexos disso são muitos, como incêndios em maior número do que a vegetação suporta e a invasão biológica por plantas exóticas.
 

Campo cerrado florido, de grande beleza. Em primeiro plano com flores roxas, uma caroba (Jacaranda sp.).

Pau-santo (Kielmeyera sp.), uma árvore de formato bizarro e típica do cerrado.

Outra bela flor dos campos cerrados, da família Iridaceae.

Assim como nos remanecentes urbanos de campos cerrados na cidade de São Paulo (USP e Jaguaré) a invasão biológica por espécies estranhas ao bioma ocorrem e levam a importante perda de biodiversidade. Na foto em primeiro plano um Pinus (originário do Caribe e América do Norte) e ao fundo, os agaves, plantas mexicanas que são usadas no paisagismo e muito agressivas na colonização de novos ambientes.

O Parque do Juqueri visto do satélite (parte superior à esquerda). A reserva florestal da Serra da Cantareira fica perto e os animais utilizam esse corredor constantemente, até onça-parda já foi avistada. O problema é que essa área de ligação entre as reservas não é protegida, e pode brevemente ser urbanizada, trazendo uma perda incalculável para a biodiversidade e sustentabilidade do parque.

 

O paulistano apreciador de belas paisagens e natureza precisa conhecer o Parque do Juquery, que fica muito próximo à Cidade.

Local:

Fundação Florestal

End.: Rua Miguel Segundo Lerussi, s/n, Parque Industrial. Entrada em frente ao Corpo de Bombeiros.

Franco da Rocha-SP

Fone: (11) 4449-5545

pe.juquery@fflorestal.sp.gov.br

www.fflorestal.sp.gov.br

 

Mais agradecimentos à Equipe do Parque Juquery, especialmente a Aparecida Descio e o Agno, do Instituto Florestal.

Ricardo Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em amigos das árvores de São Paulo, Árvores de São Paulo, Biodiversidade paulistana, campos cerrados em São Paulo, cerrado em São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para O incrível cerrado do Parque do Juquery

  1. Joseli disse:

    Ricardo,

    não conhecia essa maravilha!! que encanto de lugar, pretendo levar a minha família para visitar, e espero que esteja um dia lindo como nas fotos.

    obrigado

    Joseli

  2. larissa disse:

    EU AMEI PARQUE DO JUQUERI,EU ACHEI BEM LEGAL E DIVERTIDO.QUALQUER DIA EU VOU VOLTAR LÁ!E VOU LEVAR MEUS PAIS E O MEU IRMAO..BJS

  3. Marcia disse:

    Ricardo, o parque é valiosíssimo pela sua riqueza e, por ser tão valioso, o descaso com o mesmo é inadmissível. Como podemos colaborar efetivamente para transformar o parque do Juquery em uma UC verdadeira?

    • Ricardo Cardim disse:

      Márcia, quando estive no parque pude conhecer a atual administradora, a Aparecida Descio, uma pessoa que me pareceu bastante empenhada na preservação e manutenção do Juqueri, combatendo intensamente os incêndios criminosos. O problema é o descaso histórico e das autoridades, que poderiam por exemplo interligar o Juqueri a Serra da Cantareira e criar um corredor biológico apenas desapropriando a última área ainda verde que conecta os dois fragmentos.
      Mas uma ajuda que podemos efetivamente fazer é divulgar esse patrimônio para todos e sua importância, aumentando sua visitação.
      Ricardo

    • David Kim disse:

      Visitei o parque hoje por dica sua. Fiquei maravilhado com a variedade de espécies do Cerrado (meus amigos, nem tanto) tão pertinho de São Paulo. Pena que não sabia o nome da maioria das espécies. Há algum bom livro que trate do Cerrado (como o de Warren Dean trata da Mata Atlântica) e de suas espécies?
      Existe alguma possibilidade de reintrodução do lobo-guará nesse ambiente?

    • Ricardo Cardim disse:

      Muito bom saber que também gostou David. Com relação aos amigos, é assim mesmo, mas vamos procurando mostrar as belezas de nossa natureza! Um livro excelente é o do Instituto Florestal – Cerrado paulista-imagens de uma paisagem ameaçada.
      Quanto ao lobo, o difícil é que a área é muito pequena e os entornos, excessivamente urbanizados…

      abraços

  4. muito lindo mesmo quen nao conhece por favor faça uma visita tenho certeza que voce vai adorar leve seu amigos parentes vizinho para conhecer bjs

  5. caroline disse:

    O parque do juquery esta aperto de domingo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s