Quem repara em plantas e já passeou em remanescentes bem preservados da Mata Atlântica paulistana deve ter se supreendido com uma pequena árvore de folhas enormes. Geralmente com muitos furos causados pelos insetos, ela traz um aspecto bem tropical para a vegetação abaixo das grandes árvores – o cauassú (Bathysa meridionalis).
Planta amiga da sombra e umidade, apresenta uma estética muito interessante e chamativa, e deveria ser usada para decoração de ambientes internos, onde suas largas folhas seriam protegidas de predadores e apresentariam ainda maior beleza.
Na cidade de São Paulo ela é muito comum no Parque Volpi e margens da represa de Guarapiranga (Zona Sul), Pico do Jaraguá (Zona Oeste) e na Serra da Cantareira ( Zona Norte).

Caso raro: cauassú de grande porte (cerca de 8 metros de altura) e em pleno sol. Serra da Cantareira.
Ricardo Cardim
Sempre admirei o tamanho dessa árvore(folha)comum na mata atlântica e agora encontrei essa informação,muito legal,pois os moradores da região não sabiam me informar.
fico muito grato pela informação achei essa arvore tão linda, que onde meu pai tinha um sitio que tive que trazer uma muda pra casa e ela esta com dez centímetro e a cultivo no meu orquidário
Hoje mesmo fui ao Parque Alfredo Volpi eu vi esta planta fiquei me questionando qual seria seu nome e se a mesma era nativa, gostei muito de conhecer tais informações