Passeio pelas árvores floridas de São Paulo

Esse ano, graças ao inverno seco e o mês de junho sem chuvas, tivemos uma intensa floração das árvores paulistanas. Os ipês-roxo foram os que mais chamaram a atenção, praticamente todos floriraram abundantemente e simultâneamente, um fato pouco usual.
Outras espécies nativas e exóticas também destacaram suas cores no céu limpo desse inverno. Abaixo algumas árvores observadas na Zona Oeste de São Paulo.

Ipê-roxo na portaria da Cidade Universitária da USP

Ipê-roxo em Pinheiros

Pata-de-vaca (Bauhinia blakeana), éspécie nativa de Hong Kong - Ásia - muito comum na arborização urbana paulistana. Cidade Universitária da USP.

Ipê-roxo no Jaguaré

Ipê-roxo na Avenida Rebouças

Ipê-roxo no Butantã

Louro (Cordia sp.) árvore nativa das matas paulistanas na USP. Gênero que poderia ser usado com sucesso na arborização urbana.

Ricardo Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em árvores floridas, fotografia árvores, guia de árvores em São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

19 respostas para Passeio pelas árvores floridas de São Paulo

  1. Arlete Nunes disse:

    Olá Ricardo,
    Adorei as postagens dos ipês, há muito eu venho admirando essa espécie de árvore, mas nunca com esse trabalho de fotografar, mas agora estou me animando a fazer isto, mesmo pq, ocorreu algo inusitado, pelo menos para mim, ano passado em julho um ipê floresceu branco, eu achei tão lindo pois nunca vira outro igual esxperei dar sementes e fui pegar, este ano fiquei atenta para floração e qual a minha surpresa ele era rosa, este ano eu fotografei, mas infelizmente no ano passado não e não sei se esse fenômeno vai ocorrer novamente.
    Vc já viu algo assim?
    Parabéns pelo trabalho
    Arlete Nunes – RJ

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá Arlete, obrigado!

      realmente nunca vi algo como o ipe mudar de cor de uma ano para o outro interessante! pena que não fotografou os dois seria otimo colocar essas imagens no blog…

      abraços,
      Ricardo

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá Arlete, obrigado! Realmente nunca presenciei esse fato…pena que não tenha as fotos, seria um prazer publica-las no blog.

      abraços

      Ricardo

  2. dalva disse:

    Uma festa para os nossos olhos, e também para a população das aves que vivem na cidade.

    • Ricardo Cardim disse:

      É verdade Dalva… eles me salvaram a visão em muitos momentos de transito nesse ultimo mes.

      abs

  3. tereza kawall disse:

    Oi Cardim,
    maravilhosas essas moçoilas, hein?
    Tudo em tons de rosa, ea s azaléias tb estão a mil!
    beijos floridos
    Tereza

    • Ricardo Cardim disse:

      Esse ano foi realmente significativo Tereza! Obrigado pelo comentário.

      bjos

      Ricardo

  4. Claudia Pires disse:

    Bom tarde Ricardo!

    Li alguns artigos seus na internet fiquei maravilhada com tanta informação sobre paisagismo, e achando seu e-mail tomei a liberdade de lhe escrever.
    Meu nome é Claudia, estou construindo uma casa em Americana – SP, com muita luta e tentando ao maximo fazer o melhor possivel, gostaria de lhe fazer uma pergunta.
    Tenho um muro que em sua extensão tem 25 m, aqui na minha cidade vi podocarpos plantados achei bonito.. mas vi q vc diz q devemos usar mais a flora nativa brasileira. Gostaria de uma dica entao. Esse muro tem 25 m por 3.20 de altura ele tem um corredor q liga a frente da casa ao quintal, um corredor de 3 metros, esse muro é muito importante para mim, porque a sala de estar, de jantar e a da cozinha terão vista para ele, e grande parte dele terá pergolados de concreto. Gostaria de tentar deixar esse muro um oasis verde, um quadro da natureza. Você poderia me dar alguma dica?
    Eu ficaria muito grata.

    Um grande abraço

    Claudia Pires
    e-mail: caking7@gmail.com

    • Ricardo Cardim disse:

      Sim Claudia, uma boa dica é plantar a cabeludinha ou jabuticaba-amarela, uma frutifera da mata atlantica que é do tamanho e formato do podocarpo, vende em várias lojas de mudas e gardens. Seus frutos são deliciosos e agradam os passarinhos.

      abraços

      Ricardo

  5. Tatiana Meyer disse:

    Ricardo
    Como vai?

    Me fale mais sobre o louro… Ao saber que é nativa e própria para a arborização urbana, vou colocá-la em meus projetos. Sempre gostei dela, acho uma árvore linda!

    Grande abraço,
    Tatiana

    • Ricardo Cardim disse:

      Tatiana, um bom local para vê-la é na matinha da USP, temos exemplres de bom porte… e é uma árvore excelente para paisagismo e arborização!

      abraços

      Ricardo

  6. Olá Ricardo eu tenho uma muda de ipê-branco plantado em minha casa ,mas ele demora tanto para brotar o que devo fazer para ele brotar mais ligeiro?obrigado pela atenção.

    • Ricardo Cardim disse:

      Edemar, recomendo adubar a planta e arejar o solo em volta. Ela tb precisa de um pouco de sol para crescer.

  7. Olá Ricardo gostaria de saber se a erythrina dominguesii é nativa do Brasil?.obrigado pela atenção.

  8. Ricardo qualquer pessoa que está pesquisando em vários lugares pode colocar um nome cientifico numa planta se esta planta tem várias espécies do mesmo gênero?

    • Ricardo Cardim disse:

      Não, essa planta tem que ser estudada por um Taxionomista especialista na Família e ou Gênero, e levantar os sinônimos botânicos ou se a espécie é realmente nova.

      abraços

  9. Giséle Silveira disse:

    Desde sempre eu tenho um grande fascínio por árvores…procurando imagens de árvores e no meio de tantas encontradas vejo uma foto tua.tal foto me chamou a atenção e clicando a imagem me deparei com uma pessoa preocupada e apaixonada pelas belas árvores de nosso planeta.Moro bem longe de ti,mas a distância nunca impediu que as pessoas tivessem ideais parecidos.Tenho minha forma de protegê-las que é reciclando papel com meus alunos especiais.Transformamos o velho no novo e assim ecologicamente corretos vamos juntos contigo,mesmo longe,do teu lado cuidando do nosso planeta.Somos teus seguidores: plantando ,reciclando e protegendo.Abraços fraternos. Professora Giséle

    • Ricardo Cardim disse:

      Profa. Gisele, muito obrigado por suas considerações! Vamos juntos trabalhando para mudar as coisas e melhorarmos a vida por aqui!
      abraços
      Ricardo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s