Agora até o terreno do Jockey Club será verticalizado

 

Enquanto houver espaços livres em São Paulo as construtoras não desistirão. O alvo atual é o Jockey Club, uma das últimas grandes áreas abertas na metrópole. Em uma cidade totalmente carente de áreas verdes e qualidade ambiental, e saturada de prédios e shoppings, a intenção é erguer em 100.000 m² duas torres comerciais, um shopping (mais um!) e 1.291 vagas de estacionamento. 

A justificativa é a enorme dívida do Clube com a prefeitura. Já que se deve ao erário público, o óbvio do bom senso seria converter a área em parque para o bem-estar da população, inclusive amortecendo a poluição da marginal pinheiros, assim como ocorreu no antigo terreno de invasões onde hoje é o Parque do Povo (que também teve projetos mas escapou de virar prédios e shopping).

 Se nada for feito, mais uma vez na cidade o interesse de poucos será atendido em detrimento da população, e teremos mais trânsito, ilhas de calor, poluição e impermeabilização naquela região ainda verde. É possível que surja também um parque-maquiagem entre as novas torres, como o Burle Marx, no Panamby, que parece um retalho de Mata Atlântica espremido no meio das torres. Até a década de 1990 era tudo floresta ali.

Uma velha história que a cidade de São Paulo assiste passivamente há mais de cem anos.

Ricardo Cardim

Sobre Ricardo Cardim

Paisagista e Botânico www.cardimpaisagismo.com.br www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em destruição do verde em São Paulo, meio ambiente urbano em São Paulo, verticalização de São Paulo e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Agora até o terreno do Jockey Club será verticalizado

  1. Felipe disse:

    Essas pessoas não tem limites, já não basta o que fizeram com São Paulo no passado e agora querem terminar o estrago que começaram, se permitirem isso será uma desgraça para a cidade com toda certeza.

  2. dalva disse:

    Imagino os imensos interesses econômicos envolvidos numa transação desse porte!!!

    • Ricardo Cardim disse:

      realmente o unico verde que interessa aí são os dólares…ehehe
      abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s