O cambuci e seus frutos desconhecidos

Fruto do cambuci aberto ao meio - muito suculento e com cerca de oito pequenas sementes esféricas achatadas no seu interior. Intensamente perfumado quando maduro, seu sabor é levemente adstringente (pega na boca) e refrescante.

Esse ano a frutificação das raras árvores de cambuci (Campomanesia phaea Família Myrtaceae) viventes na cidade de São Paulo foi abundante, talvez pelo excesso de chuvas que tivemos. Hoje, poucos são os lugares que abrigam essa árvore de porte médio e folhas brilhantes por aqui. Há menos de um século ela era comum nas matas e beiras dos rios e presença certa nos pomares e mesas paulistanas. No Parque da Luz, na região central, o Biólogo André Dias relatou que um exemplar que ele acompanha desde 2005 frutificou também esse ano (foto abaixo).

Nos quintais da São  Paulo antiga há relatos na literatura de terreiros forrados de cambucis maduros que caiam das árvores após as chuvas de verão e eram coletados para confecção de geléias, sucos e tempero de aguardente. O consumo dessa fruta se perdeu junto com o sumiço desses quintais e a ida da população para apartamentos e casas cada vez menores, além da falta de áreas verdes nativas. Uma pena.

Leia também como identificar a árvore – clique aqui

Foto de André Dias

 Ricardo Henrique Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, árvores, árvores frutíferas e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

15 respostas para O cambuci e seus frutos desconhecidos

  1. dalva disse:

    Realmente, uma pena.

  2. Mirtes disse:

    Oi,Caren!
    No ultimo fim de semana, na praça aqui do lado de casa(no Cambuci), teve inicio a II Rota Gastronomica do Cambuci!
    Foram plantadas mudas de cambuci e parece que teremos esse evento aqui todo ano!
    Pelo menos estão tentando recuperar o que foi perdido nos quintais!!
    Tinha stands das cidades que ainda produzem o fruto, como Rio Grande da Serra,Paranapiacaba, e outras, com sucos, geleias,sorvetes, cachaça..foi bem interessante!

  3. glenn makuta disse:

    ricardo,
    vi em algum foto a legenda de que tem um cambuci pelas proximidades do ICB, v. poderia me dizer com maior precisão em que parte? outro dia dei uma olhada por lá mas não achei.
    pretendo colher uns frutos e fazer umas mudas qdo der

    abs

    • Ricardo Cardim disse:

      Oi Glenn,

      fica perto da guarita de saída do campus em frente ao iCB, mas com relação as mudas será dificil, fiquei tentando conseguir as frutas maduras, porem todas forma colhidas por outros fãs, e hoje não tem mais nada, também gostaria das sementes para germinar.

      abs

  4. Gustavo Hs Queiroz disse:

    Vocês conhecem o trabalho da Eliana Peixe no bairro do Cambuci?

    Agora em Julho devo visitá-la finalmente para conhecer o trabalho.

    http://catracalivre.folha.uol.com.br/2009/12/40913/

    E-mail dela para contato: elianapeixe@PREFEITURA.SP.GOV.BR

  5. eu conheci esse fruto faz um ano, e muito bom com leite fica um yugurt ,com agua e gelo,e uma delicia! minha neta estava com dores nos rins e tomou bastante suco e ate ficou bem ,estou vendo se consigo mais frutos pois e dificil encontrar,tambem quero comprar mudas do mesmo.

  6. EU TENHO ESSA ARVORE MARAVILHOSA E O SEGUNDO ANO QUE COLHO.PRESENTE DE MEU IRMAO A MUDA.

    • Cleber David disse:

      Vc, assim como eu, tem sorte em conhecer e ter cambucis. Meu problema é que não consigo fazer mudas, nem por semente ou estacas em mais de 10 anos de produção. Já perguntei muito por aí como se fazem mudas. Parece que ninguém sabe ou quer me ajudar. Aproveite bem os deliciosos frutos. Eu os prefiro como caipirinha.

    • sim, caipirinha é uma boa com cambuci! eu consegui mudas com sementes em areia e vermculita em ambiente bem umido, mas depois de 5 meses do plantio. boa sorte!

  7. Cleber David disse:

    Tenho em minha casa de praia em Caraguatatuba, uma árvore de cambuci com frutas bem graúdas. A árvore tem cerca de quinze anos e jamais consegui uma muda por semente ou ainda por estaca. Qual seria a melhor maneira de conseguir mudas? Há muitos anos consumo essa fruta e nunca vi frutas tão grandes quanto as minhas, por isso gostaria de reproduzi-las. Se alguém souber como se faz, peço ajuda. Grato

    Cleber David

    • Liliaqm Enid Rezzara disse:

      Estou tentando fazer mudas de cambuci por estacas com ramos floridos ou com frutinhas, me parece que há um SOS da estaca que quer salvar a espécie produzindo raízes !
      e com os cuidados necessários, boa terra, sombra e água fresca…

  8. Regis Tavares disse:

    Sou agrônomo e gostaria de adquirir em torno de 100 mudas para plantio em consorcio com café catuaí e quem sabe futuramente vender os frutos e /ou derivados em Fortaleza-Ce.
    Gostaria que alguém me ajudasse na aquisição das mudas sadias e produtivas
    Obrigado!!
    Feliz dia das mães.

  9. claudio disse:

    Muito legal mas gostaria de saber se preciso colher o fruto maduro e deixar as sementes secarem ou posso plantar direto abraços a todos

  10. RIVALDO DE AZEVEDO SANTOS SILVA disse:

    Pessoal, pelo amor de Deus. Aquí na Bahia não se vê mais desta fruta nem no vento. Já tentei fazer de tudo para recuperar mas, nem semente a venda em “Site” eu consigo. Tento entrar em contato com tudo quanto é clube de sementes de frutas da nossa fauna mas, não encontro quem fornece para venda. Se alguem conhece, por favor, entre em contato comigo via e-mail que eu estarei a disposição para compra.

    Mui grato,
    RIVALDO DE AZEVEDO
    RAZEVEDO98@GMAIL.COM

Deixe uma resposta

