Hoje mais apreciadas pelos pássaros, essas “goiabinhas” espalhadas nas calçadas e parques da cidade já fizeram mais sucesso com os humanos. Infelizmente. O sabor dessas frutas nativas é bastante interessante e poderia ser aplicado inclusive na culinária.
Abaixo, uma galeria com algumas árvores da família Myrtaceae que encontrei na cidade frutificando esse mês de fevereiro –

Araçá (Psidium sp.) maduro. Árvore nativa na cidade de São Paulo e que era muito comum em nossas matas , cerrados e campos a ponto de nomear o "caminho do araça" onde foi construído o "cemitério do araça". Ótima para ser plantada nas calçadas com fios acima, devido ao pequeno porte e como promotora do equilíbrio ambiental urbano.

Essa acima, a conhecida goiaba-vermelha (Psidium guajava), uma nativa do Brasil que tem origem incerta, já que foi melhorada pelos índios e em um passado mais recente por agricultores japoneses, que "criaram" a goiaba encontrada nos supermercados e hoje espalhada pela cidade graças aos pássaros.
Essa matéria foi apresentada também no Blog do Planeta, da Revista Época. Clique aqui para ver.
Ricardo Henrique Cardim
Que legal, Ricardo, perceber que alguém nota essas árvores além da gente. Que continuem proporcionando frutas docinhas para os pássaros da cidade, que comem alegremente – inclusive os bichos!
Não que não devem, mas as pessoas olham tanto para a Amazônia e esquecem da rica e biodiversa Mata Atlântica.
Eu adoro araçá. tanto a planta como a fruta. Onde você achou estes daí? Quero uma muda ou espalhar sementes!!!
Lindas as imagens.
Abraço.
Leda
Leda, esses estão na cidade universitária perto do ICB, na rotatória em frente. Ainda dá para comer alguns… Abraços
Ricardo
Outra ótima postagem,
Gostaria de saber se há risco de se confundir o araça com outra fruta. Creio que o medo e o risco reprimam a mim e a várias pessoas de experimentar várias frutas nativas “desconhecidas”.
Novamente, parabéns pelo blog.
Guilherme,
Obrigado! Dificilmente dá para se confundir com alguma fruta não-comestível, é só olhar no topo dela, se parecer uma goiaba em miniatura, pode comer sossegado, é uma frutífera da família Myrtaceae,
Abs
Oi Ricardo, td bem?
Faz tempo q não venho aqui.
Estou passando para parabenizar pela matéria na REVISTA ÉPOCA SP!!
Abs,
ÉRICA SENA/ bLOG PENSAR ECO
Olá Érica, tudo bem e você?
Muito obrigado!
abraços
Ricardo
Lendo estes comentarios sobre frutas silvestres e arvores nativas eu começei uma coleçao de plantas em vasos em dezembro do ano passado e já tenho em uma área de 4×4 mtrs algumas delas. Gabiroba,Goiaba,Pitanga,Cabeludinha,Uvaia,Jabuticaba,Pitaya,Cereja do Rio Grande,Araçá Vermelho,Araçá Amarelo,Amora Silvestre,Romã,Jabuticaba. Tudo em vasos.Na hora que elas começarem a dar dar frutos eu nao sei como vou fazer mas vou ficar feliz da vida.
Que bom Darci! Ótima iniciativa, se quiser mandar uma foto delas quando frutificarem para nosso site terei prazer em publicar como exemplo!
boas colheitas…
abraços
Ricardo
oi gato
Olá , tenho uma dessas em casa, meu filho é viciado….. Você sabe onde encontro Jambo amarelo na cidade, adoro essa fruta que era comum nos anos 70 e 80 mas que não encontro mais…
Eu tenho no meu quintal, e agora esta a dar é tão bom…….
Por favor, esse araçá roxo é apenas uma variação roxa do araçá ou é outra espécie?
Obrigado