O telhado verde e a escolha da vegetação – plantas suculentas (sedum) x vegetação nativa

Qual a principal função ambiental de um telhado verde na cidade? Essa questão é simples – Antes de ser urbanizado e virar cidade, o terreno tinha uma vegetação original. No Brasil, fora raras exceções, de grande biodiversidade.

Para serem construídas as cidades, a destruição da vegetação local é necessária e o terreno passa a ficar impermeável, coberto por concreto e asfalto. Aí surgem diversos problemas, que vão da extinção da fauna nativa as ilhas de calor urbanas. Metrópoles como São Paulo são o exemplo disso.

Com um telhado verde na cobertura da edificação pode se devolver ao meio ambiente e redimir parcialmente o passivo gerado pela construção. Mas, para realmente suprirmos o efeito ambiental danoso e consequentemente qualidade de vida para a população, não basta ser qualquer vegetação, ter apenas um “verde”, ou as vezes nem isso.

Um exemplo clássico de adaptação impensada é o uso de plantas suculentas ou sedum – (espécies originárias de desertos estrangeiros) para cima de edifícios brasileiros. Nada mais errado em sustentabilidade ecológica, já que essas plantas tem uma fotossíntese de pouca liberação de água (tipo CAM) e escassos serviços ambientais, formando verdadeiros desertos nessas áreas.

No Brasil, trazer elementos da vegetação nativa regional para esses jardins aéreos é imprescindível para restaurar a destruição do ambiente para a construção de nossas cidades, e permitir mais equilíbrio e ambientes realmente sustentáveis.

No nosso trabalho dentro da tecnologia SkyGarden ENVEC de telhados verdes investimos muito em pesquisas para adaptar as plantas nativas e criar espaços verdes urbanos aproveitáveis para as pessoas e ainda sustentáveis ecologicamente.

Ricardo Henrique Cardim

www.skygarden.com.br

Manacá da serra, árvore típica da floresta paulistana, enraizada em 30 cm do solo SkyGarden ENVEC

Manacá da serra, árvore típica da floresta paulistana, testada e enraizada em 30 cm do solo SkyGarden ENVEC

Abaixo, alguns desenhos do sistema de telhado verde da SkyGarden:

 

PDF cobertura verde PDF Telhado ecológico PDF Telhado Verde PDF telhados verdes PDF teto verde

 

 

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em árvores, especificação telhado verde, pdf telhado verde, Skygarden, sustentabilidade urbana, telhados verdes e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s