Árvores do Rio de Janeiro e o verde na metrópole carioca

Típica rua no bairro de Laranjeiras com oitis

Aproveitando alguns dias na capital carioca, é inevitável a comparação com a arborização de São Paulo. Nesse artigo, e em outros quatro próximos, pretendo passar algumas impressões apanhadas por aqui quanto as árvores urbanas. O verde ainda está presente em toda parte que se olha – e não estou falando somente dos inúmeros morros ainda cobertos de densa mata atlântica – mas principalmente das ruas e praças, que formam em grande parte da metrópole verdadeiros “corredores florestados” com sombreamento eficaz das calçadas e casas no quente verão.

A qualidade de vida dependente do meio ambiente não é um problema aos cariocas, muito diferente de nós paulistanos, onde isso é uma questão emergencial para a nossa sobrevivência na metrópole. Os oitis (Licania tomentosa) junto com os chapéus-de-sol (Terminalia catappa) , parecem ser as árvores mais comuns e alcançam grande tamanho, formando coberturas realmente densas e eficazes na prestação de serviços ambientais urbanos.

Calçada convidativa sombreada por oitis no Centro

Outro aspecto importante é a benéfica ausência de fiação aérea em grande parte da cidade, deixando as calçadas para quem interessa: a população e as árvores, e estas, geralmente antigas e de grande porte, compõem extensas fileiras  a cada 5 e 10 metros, raramente faltando alguma. Mudas plantadas pela população também são abundantes, muitas vezes ao lado das plantas adultas e bem cuidadas. Infelizmente, também bem diferente de São Paulo.

Tudo bem que o clima tropical, a vegetação e o relevo foram generosos no Rio de Janeiro, mas ao meu ver, seja por esses fatores ou outros históricos e culturais,  tanto no cuidado com o verde da cidade quanto na qualidade de vida obtida por sua densa e ampla arborização nós temos muito a aprender com os cariocas.

palmeiras imperiais na rua Paissandú, no Flamengo

Ricardo Henrique Cardim

 

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em árvore urbana e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Árvores do Rio de Janeiro e o verde na metrópole carioca

  1. Leandro Macedo disse:

    Lindas e essenciais à qualquer paisagem urbana.

  2. Pierre disse:

    Tem lados positivos mas infelizmente ainda são poucas as ruas arborizadas em comparação com as capitais européias.

    Tem bairros da Zona Norte e do subúrbio onde se pode contar as arvores nos dedos de uma mão.

  3. Paulo disse:

    Bem, Ricardo… A arborização do Rio é bem bonita sim, mas assim como SP, o Rio tem o problema de má distribuição das árvores na área urbanizada. A Zona Norte carioca é mais ou menos como nossa Zona Leste, a mais populosa e curiosamente a mais árida. No Brasil, parece que verde é só para os ricos. Mas algumas capitais como Goiânia e Porto Alegre, são bons exemplos de arborização ampla e democrática.

  4. Caio disse:

    Oi Ricardo!
    Muito bom o seu blog!
    Sou do Rio e é muito bom ver um paulistano reconhecer uma de nossas qualidades! Hahaha! Mas voltando ao assunto: nós realmente temos bastante ruas com fiação subterrânea. A rede mais extensa do país, se não me engano. É verdade que ela se concentra mais no centro e na Zona Sul, mas há vários bairros da Zona Norte livres dos fios.

    Recentemente, começaram a ampliar e modernizar a rede subterrânea em Copacabana (que já tem quase todas as ruas sem fios), Leblon e acho que em Botafogo. Espero que continuem assim.

    Outra coisa que também ajuda o Rio (não sei se vcs tem semelhante em São Paulo) é o serviço de plantio de mudas da Fundação Parques e Jardins. Basta ligar e solicitar que eles plantem mudas. Demora um pouco é claro, ainda tem a qualidade dos serviços públicos brasileiros em geral, mas é de grande ajuda!

    • Ricardo Cardim disse:

      Valeu Caio! a gente tem que reconhecer o que é bom, mesmo no Rio ehehe. Mas a fiação carioca é um excelente exemplo pra o País, São Paulo é muito atrasado nesse quesito – as concessionárias tem arrepios só de pensar em enterrar – melhor podar as árvores ou plantar os inúteis arbustos. Quanto as mudas aqui em SP temos o tel. 156, que tb funciona, mas demoraaa.
      Abraços,
      Ricardo

  5. Marcelo disse:

    Uma pena que a Comlurb e a Anpla estajam matando as arvores com podas irregulares .

  6. Preciso saber nomes de arvores que a prefetura do rio tom conta tds

  7. Ricardo boa tarde sabe dizer o nome desta árvore?? no link pois não dá p se colocar imagem aqui…obrigado

    http://www.jardineiro.net/phpBB/viewtopic.php?f=24&t=10171&sid=6f3d3709deb26fa2d2ce2777c37f235d

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s