Coisa rara no clima paulistano, as inúmeras árvores de pau-brasil (Caesalipinia echinata) plantadas pela cidade estão frutificando abundantemente. Isso deve ter sido ocasionado pelo clima excepcionalmente chuvoso de 2009, já que ele é nativo de locais bem mais úmidos, como a Mata Atlântica litorânea do Rio de Janeiro para o norte.
Na útima década a produção de suas mudas e consequente popularização foram nítidas. Lembro até de ver mudas sendo vendidas em postos de gasolina de estradas perto da capital. Hoje, São Paulo apresenta milhares dessas árvores espalhadas em suas ruas e praças, mas poucos são os exemplares de grande porte por aqui, com mais de 10 metros de altura.
Sua adaptação ao nosso clima não é das melhores, e até sua madeira, conhecida pelo cerne vermelho cor de brasa fica amarelada aqui. Locais onde observei árvores frutificando – Praça do Relógio na USP e Jardim Botânico de São Paulo.
Ricardo Henrique Cardim
Olá Ricardo!
muito legal sua página. Pergunta – como plantar a semente de pau-brasil? Dica: também achei uma árvore na rua Pedroso de Morais frutificada.
abraço
Afonso
tenho uma pequena muda aqui em santos, mas parece que ela nao esta muito forte… tava pensando em transplantar para um jardim urbano…
em Santos acredito que ela irá bem. acho uma boa idéia.
att.
nos seres humanos habitante do planeta terra devemos preservar as árvores para que ela nos de mais oxigênio para sobrevivemos no nosso querido planeta terra.
E isso aí Amanda, obrigado!
Esta pagina me deu mas um motivo para continuar a produzindo mudas desta fabulosa arvore que é um simbolo para todos nos brasileiros
Ass= Papyrus Ambiental-PAM na pessoa do Srº Sebastião Evangelista da silva
Faina/Go