Enchentes em São Paulo x Árvores

 

O que tem a árvore em frente da sua casa a ver com você ter ficado horas parado no trânsito causado pelas enchentes da última quarta-feira? Nada, você pode pensar. Ainda mais se morar em um lugar alto.  O fato é que tem tudo a vê.

Nos últimos cem anos os paulistanos removeram toda a vegetação original da cidade e a cobriram por asfalto e concreto. As várzeas em volta dos rios e córregos viraram avenidas como as marginais, a dos Bandeirantes, Ricardo Jafet, do Estado… E em poucos bairros existem ruas bem arborizadas e com calçadas permeáveis.

Quando chove forte, a única opção da água é descer a toda a velocidade para a parte mais baixa do terreno impermeabilizado formando rios nas pistas como a foto acima. Se a cidade fosse bem arborizada, com ruas verdes, a água da chuva seria em grande parte  retida pelas copas das árvores (algumas retém até 70%) e lentamente encaminhada pelo tronco ao lençol freático, diminuindo a enxurrada e inundação.

Mas a árvore depende de mais um fator – o tamanho da área de terra em volta dela – e aí é um dos problemas que nem os bairros  mais verdes resolveram. A maioria desses locais, quando existem,  ou é ridiculamente pequeno ou tem muretas que impedem a água da calçada ser absorvida pelo solo. E lá vai a chuva para a boca de lobo que a direciona a um rio já cheio e alaga tudo ( como ocorreu no Ceagesp).

A arborização da cidade além de trazer qualidade de vida e bem-estar à todos, ainda pode melhorar e muito o problema das enchentes. Ainda mais se pensarmos em futuras (ou presentes) mudanças climáticas, com mais calor e chuvas.

Se já não fosse o espaço mínimo "enforcando" a árvore, a inútil mureta impede a entrada da água que corre pela calçada e poderia ser absorvida pela terra. Bairro da Saúde.

Aqui o morador de um bairro arborizado, o Alto de Pinheiros, resolveu concretar toda a área permeável planejada pela Cia. City, que fez o bairro-jardim. Depois não adianta reclamar da enchente.

 Ricardo Henrique Cardim

Anúncios

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em arborização urbana, árvores, São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Enchentes em São Paulo x Árvores

  1. dalva disse:

    Dessa vez a coisa foi feia… entretanto, isso é somente uma amostra grátis do que vai fatalmente acontecer no nosso planeta, caso o descaso continue sendo do jeito que é. Lembro das enxurradas da minha infância, que, ao passar, deixavam uma areiazinha branca onde a gente jogava bolinha de gude… Bons tempos!

  2. Gûyratinga disse:

    A ironia foi a Marginal do Tietê ter inundado na altura das obras que estão substituindo o canteiro e as árvores que haviam entre a pista expressa e a local por MAIS asfalto.

    Será que teremos abatimento no IPI de hovercrafts?

  3. Pingback: Chuvas em São Paulo – sem verde a tendência é piorar « Árvores de São Paulo

  4. Tereza KAwall disse:

    Oi Cardim
    Fiquei preocupada sim com o nº alto de árvores caídas. Com o fatoem si e cm o que ele pode trazer como um resultado negativo na mentalidade de pessoas que já não gostam muito de árvores, ou não dão valor.
    ” não vou plantar árvores, pois depois elas vão cair e amassar meu carro,” coisas do tipo.
    Será que não hÁ NA PREFEITURA alguem para cuidar das calçadas, e do espaço em volta das árvores, que precisam arrebentar o cimento para se desenvover? Aqui no Forum de Pinheiros reformaram as calçadas e deixaram esse espaço maior nelas para as árvores.
    Como mobilizar pessoas para esse fato?
    um beijo
    Tereza

    • Ricardo Cardim disse:

      Tereza,

      realmente o trabalho é de “formiguinha” convencendo os vizinhos e amigos da importância da árvore…essa fase foi mesmo dura para a imagem das árvores, mas não reflete a realidade com a insignificancia do n° de caidas perto das que habitam a cidade, além do fato que muitas cairam por não terem manutenção há décadas. No site, na parte “na midia” há um vídeo sobre o assunto.

      boa sorte!
      bjos
      Ricardo

  5. Paulo disse:

    Eu sinceramente acho que as CALÇADAS VERDES (com faixa de grama) deveriam ser implantadas na cidade toda (onde é possível, claro!). Pois além da permeabilização, também facilitam os plantio de árvores e não sufocam as raízes delas, fora que o aspecto visual melhora muito…
    Pelo benefício que trazem, o custo é baixíssimo. Não custa mais do que R$30,00 por casa. Tinha que ser LEI, pois diluido no IPTU não daria mais do que R$3,00 por mês. Qualquer morador pode pagar! e as subprefeituras ou frentes de trabalho poderiam fazer o serviço…

    Um abraço!!!

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá Paulo,

      valeu as considerações, todas com razão! temos que permear cada vez mais essas idéias a fim de mudar as coisas.

      abraços

  6. Paulo disse:

    Artigo muito interessante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s