Sobrevivente na urbanização acelerada dos últimos 40 anos na cidade de São Paulo, o Parque Alfredo Volpi ou do Morumbi, é uma das poucas reservas de Mata Atlântica dentro da malha urbana. Quando aquelas terras na beira do Rio Pinheiros foram loteadas, essa floresta foi poupada devido ao terreno ser muito inclinado, onde brotam diversos riachos. Sorte da cidade. Inaugurado em 1971, o parque possuiu uma área de 142.432 m² e muitas árvores atualmente raras, como jequitibás-brancos, perobas, embiruçus, jerivás, camboatãs, cedros, passuarés e araças.
Uma rua contorna todos os limites da área verde, e alguns terrenos loteados ainda não construídos mantém trechos de florestas e grupos de árvores importantes. Na última década, diversos lançamentos de edifícios e novas casas vem infelizmente destruindo esses remanescentes e toda a impressionante e bela biodiversidade da floresta original paulistana.
No seu lugar, jardins e paisagismo artificiais, que devem considerar o patrimônio natural “um matagal feio e inútil”. Onde existiam perobas e angicos, entram pinheirinhos-tuia e palmeiras-triângulo – ambas de origem estrangeira – e que afastam e extinguem os nossos pássaros e outros animais silvestres.
Esses poucos terrenos florestados remanescentes deveriam ser considerados patrimônio de todos os paulistanos, e preservados assim como o parque.
Endereço
Rua Eng. Oscar Americano, 480, Morumbi – CEP: 05673-050 – Tel. (0xx11) 3031-7052
Horário de funcionamento: das 7h às 19h

Grande trecho de floresta particular à venda do lado do parque - o que será dela daqui há alguns anos?
Ricardo Henrique Cardim
pelo menos sobrou essa matinha! já devemos dar graças aos céus
agora esses terrenos se tivesse $ comprava e fazia uma continuação da matinha…