As tipuanas de São Paulo e as calçadas amarelas

flores de tipuana por Ricardo Cardim Amigos das Árvores de SP

Ela é a árvore mais comum na arborização urbana paulistana e símbolo de alguns bairros da cidade. Trata-se da tipuana (Tipuana tipu – Família Leguminosae), que enfeita o começo da primavera com suas pequenas flores amarelo-ouro no topo de seus galhos.

Colorindo o concreto com um espesso tapete de pétalas, locais como os Jardins e a Cidade Universitária ganham uma paisagem diferente nessa época do ano, quebrando o persistente cinza do nosso cotidiano. 

As tipuanas de São Paulo estão em sua maioria no final da vida, já são “velhinhas”, foram plantadas antes dos anos 1950, principalmente pela Cia. City, que criou os bairros-jardins, como Pacaembú, Jardim Europa,  Alto de Pinheiros e outros. Originárias da Bolívia, alcançam grande porte e densa folhagem por aqui, formando as ruas mais verdes da Capital. Exemplos são a Avenida República do Líbano e Alameda Santos, com exemplares muito antigos.

O seu plantio hoje não é mais recomendado, devido ao seu grande porte, madeira frágil e susceptível à cupins, sendo substituída gradativamente por espécies nativas pela Prefeitura. Entretanto, não há como negar que ela já é uma das “caras” de São Paulo.

 

Tipuanas durante o inverno na Cidade Universitária da USP

Tipuanas no inverno ladeando avenida na Cidade Universitária da USP

Ricardo Henrique Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para As tipuanas de São Paulo e as calçadas amarelas

  1. Jofre disse:

    Concordo Ricardo! as tipuanas tem que continuar a ser plantadas nos lugares tradicionais…pena que na av cidade jardim “dona marta” resolveu extermina-las e fazer dali um deserto…alô alô Kassab e Eduardo Jorge, vamos plantar tipuanas na av cidade jardim!!!

    abraços

    Jofre

  2. poa resiste disse:

    A rua Gonçalo de Carvalho, aqui em Porto Alegre, é conhecida por seu belo túnel verde, composto em sua quase totalidade por Tipuanas.
    A rua foi tombada em 2006 como Patrimônio Histórico, Cultiral e AMBIENTAL da cidade depois da resistência de moradores e amigos da rua contra a construção de uma obra que ameaçava as árvores da rua.

    Aqui:
    http://poavive.wordpress.com/2008/03/07/as-ruas-mais-bonitas-do-mundo-as-arvores-fazem-amigos/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s