Os “ficus-cotonetes” exemplo de como NÃO arborizar uma rua

ficus podado foto de Ricardo Cardim árvores de são paulo

Mais um exemplo típico de arborização inútil em São Paulo. Cenas como a acima, infelizmente, estão cada vez mais comuns nas nossas calçadas. Nos locais onde a Prefeitura não implantou árvores adequadas, a população em um gesto de boa-vontade, acaba plantando o popular ficus (Ficus benjamina – família Moraceae – origem Ásia) totalmente inadequado para calçadas e o equilíbrio ambiental e, para piorar, ainda faz podas horripilantes e desnecessárias como essas acima, formando as “árvores-cotonetes” que não trazem nenhum serviço ambiental para os pedestres e a metrópole.

Na Zona Leste de São Paulo, a região menos arborizada da cidade e onde a foto foi tirada, em frente a igreja do Cambuci (ironicamente) o ficus já é tranquilamente a árvore mais presente nos passeios. 

Quando essas plantas estiverem adultas, não vão faltar encanamentos, pisos, asfalto e fundações arrebentados. Quem dera se tivéssemos cambucis no lugar dos ” ficus cotonetes”.

Ricardo Henrique Cardim

Anúncios

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em árvore urbana, árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Os “ficus-cotonetes” exemplo de como NÃO arborizar uma rua

  1. Jorge disse:

    É REALMENTE FODA! CANSEI DE VER ESSES ARBUSTOS REDONDOS ENFEIANDO E SÓ SEVINDO PARA ATRAPALHAR PEDESTRES. ÁRVORES DE VERDADE JÁ!!!

  2. Rodrigo disse:

    Pois eu discordo.
    Deixe as arvores lá.
    Já é um milagre quando uma muda plantada resiste ao vandalismo, à prefeitura e seu corte de grama que provoca anelamento.
    Plante a nativa, mas não deixe de plantar o ficus se é uma opção!

    • Ricardo Cardim disse:

      Rodrigo,

      mas porque a ficus TEM que ser uma opção, com tantas outras espécies disponíveis? E a principal ressalva é com relação a essa poda ridícula que não tem justificativa!

  3. dalva disse:

    Abaixo o ficus! (ele dá cada mandrová horrível…)

  4. Julio César disse:

    Quando plantada na cidade tem que ser podada. Assim ela não quebra as calçadas e nem ataca agresivamente os encanamentos em busca de umidade, pois a sua raíz é proporcional a copa, mantendo sempre a espessura do caule e a altura padrão. Ja em relação ao formato da poda, é uma questão de gosto pessoal. Podo 9 ficus um pouco mais alto que esse, já fazem 28 anos que eles estão no mesmo local. Sem alcançar os fios e sem quebrar calçadas, evitando a chegada dos “grandes mestres” da prefeitura com a poda no formato de forquilha, alguma vezes ocasionando um contra peso, derrubando-a no futuro.

    Saudações.

    • Ricardo Cardim disse:

      Sim, mas porque plantá-la na cidade com tantas espécies adequadas para isso disponíveis? O problema é que devido a essas questões de gosto pessoal, a calçada deixa de ser sombreada e a cidade e população não recebem os serviços ambientais da arborização urbana, que depende principalmente da biomassa disponível. Quanto às raízes, já vi vários casos de figueiras que mesmo podadas na copa mantinham um aumento contínuo de suas raízes para “prospectar” mais umidade e nutrientes a fim de crescer e repor os galhos podados, que constituem-se, para a planta uma contínua agressão.

  5. Claudio Hess disse:

    pronto!!
    eis aqui os dois maiores problemas : os defensores das desgraças – os que acham que ficus podado vai ficar comportado, e os plantam, e os que gostam dos cortes embelezadores, e os elogiam.

    e inda reclamam que “gosto não se discute”. ai ai ai !!!

    não discuto com gente que diz “gosto não se discute”…
    kkkkkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s